APOIO
ima

A Bossa Nova Sotheby’s International Realty realiza, no dia 18/06, a partir das 19h30, o 2° evento do projeto Viva Arte, que tem o objetivo de fomentar a produção artística, com a organização de eventos, na sede da marca em São Paulo, sejam exposições de artes plásticas ou encontros sobre temas contemporâneos.
Sob o título As Cores, Formas e o Design Interior, a 2º edição do Viva Arte apresenta uma roda de conversa inspirada na artista sueca, Hilma af Klint (1862-1944), que, em sua obra, incorpora arte, espiritualidade e ciência. Serão reunidos especialistas para o bate-papo, que envolve a arte como forma contemplativa, meditação e bem-estar.
Participam da conversa Luciana Pinheiro, estudiosa da artista, Charlie Barnett, diretor do YogaFlow, e Rui Afonso, pesquisador em Neurociência. A mediação será feita por Renata Veneri, jornalista, apresentadora e colunista do programa de rádio BandNews – Em Forma, sobre saúde e bem-estar.
De acordo com a curadora do projeto, Elisabeth Leone, a obra de Hilma af Klint revela mistérios que vão além da linguagem estética, são imagens de culto elaboradas para unir o mundo terrestre com o celeste. Ela cria uma cosmologia particular e para percorrer sua obra e decifrar suas mensagens precisamos de um guia! Em seus trabalhos há crucifixos e, ao mesmo tempo, representações de códigos de DNA, ondas de rádio e revelações de um mundo invisível.
“Em muitas telas Hilma é, literalmente, guiada – como ela mesma escreve – por mestres do plano espiritual, Amaliel, é um deles, indiano e citado várias vezes por ela. As imagens pintadas em grandes formatos, como as do Templo, conduzem à prática de meditação contemplativa, autoconhecimento e uma subida energética.”, explica a curadora.
Hilma apresenta imagens que cumprem, além da estética, a função de ponte para outro mundo possível. Ela frequentou grupos filosóficos que trouxeram o conhecimento ancestral da Índia para a Europa, como a Teosofia e a Antroposofia. O mesmo ocorre nas últimas décadas, com o enorme interesse pelo estudo dos sistemas de medicina tradicionais do Oriente e pela yoga. O profundo conhecimento das relações entre mente, energia vital e corpo, acumulado no Oriente, por milênios, desperta interesse e pesquisas.
“O yoga une o “eu pequeno” (meu corpo, minha mente) com o “Eu Maior” (também denominado como: Deus, amor, consciência pura, fluxo de energia). “No yoga existem vários caminhos a serem seguidos, como Bhakti (devoção), Karma (serviço, ação) e Jnana (conhecimento)”, afirma Charlie Barnett. Ele propõe para o encontro uma breve prática meditativa e amplia o tema do “design interior”.
Mas, que benefícios trazem as imagens de Hilma e ou a prática do yoga para a saúde física, mental e espiritual?
Para responder a essa e outras questões, o Professor Rui Afonso, com uma visão sobre as práticas contemplativas e seus benefícios. Em sua pesquisa de doutorado em Neurociência, resultados sugerem que o yoga pode ser uma maneira de proteger o cérebro contra o declínio cognitivo que ocorre no envelhecimento.

Sobre os convidados da roda de conversa do 2º Viva Arte:

Luciana Pinheiro, autora do primeiro livro em língua portuguesa sobre Hilma af Klint, As Cores da Alma, após 10 anos de pesquisa. É também artista plástica, terapeuta biográfica e arte educadora, que na roda de conversa é chamada para ser a “guia”, para decifrar algumas imagens sutis transpostas para o mundo no plano físico, repletas de símbolos, letras e formas geométricas, que exigem um esforço para sua compreensão.

Charlie Barnett, idealizador e diretor do YogaFlow, que inaugurou, em 2006. Nascido em Nova York, vive há mais de 10 anos em São Paulo e começou a praticar Yoga em 1989, quando trabalhava no mercado financeiro, em Nova York. Foi estudar meditação em 1995, com Rudrani Farbman, no World Yoga Center e morou 6 meses na Índia, onde estudou Ashtanga com Srik Pattabhi Jois e Pranayama com BNS Iyengar, em Mysore.

Rui Afonso, professor e pesquisador, doutorando em Neurociência do Hospital Israelita Albert Einstein, é um dos autores de um estudo sobre a ‘prática de yoga para ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento’, feito por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Einstein, em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Renata Veneri, jornalista, apresentadora e colunista do programa de rádio BandNews Em Forma, sobre saúde e bem-estar. Experiência de mais de 20 anos em redação cobrindo hardnews. Foi editora-chefe e editora-executiva do Café com Jornal, chefe da pauta geral do jornalismo da Band, diretora da Rádio Bradesco Esportes FM e chefe de produção e criação da Rádio BandNews FM. Passou pelas redações dos portais Terra e UOL, atuando como apresentadora, editora e produtora na equipe da jornalista Lillian Witte Fibe.

Serviço: