APOIO
BBH Singapore cria projeto mobile para Nike

Poucos mercados no mundo crescem tanto quanto aqueles ligados aos setores de entretenimento e esportes. Em dois anos o Brasil bateu recorde no número de grandes shows internacionais, a Sociedade Esportiva Palmeiras passou de uma média de 9 mil espectadores para 31 mil após a abertura da sua nova Arena e o Sport Club Corinthians Paulista se tornou líder de público no Campeonato Brasileiro, com média de 34 mil pessoas por partida. Apenas a Copa do Mundo, que este ano será realizada na Rússia, envolve bilhões entre direitos de transmissão, vendas de ingresso e patrocínios.
Aprofundar os conhecimentos sobre os negócios ligados à mídia, ao entretenimento e aos esportes é o objetivo de um novo curso de extensão da ESPM, principal referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Consumo, Administração, Marketing e Economia Criativa. Com início em 5 de maio, a programação envolverá estudos de casos, análise do modelo de negócio de grandes eventos e as estratégias de marketing de toda a cadeia — de desenvolvedores e promotores de eventos a patrocinadores.
As aulas serão ministradas por um grupo de profissionais que trabalham em várias frentes desse mercado e que vão compartilhar suas experiências, além de se dedicar às mais recentes teorias sobre esse tipo de negócio. Durante o curso os alunos terão um dia de aula prática com cada professor, que será ministrada na empresa que o docente trabalha e relacionada a vida dele. Entre os profissionais que farão parte do grupo de docentes estão Rodrigo Vicentini, diretor de alianças estratégicas e parcerias da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, Luiz Gonzaga de Luca, CEO da rede de salas de cinemas Cinépolis, Felipe Kozlowski, principal executivo de esportes do Facebook, e Roberto Siviero e Ricardo Trade, membros do comitê organizador da Copa do Mundo 2014.
“O profissional de marketing nunca teve tantas opções como se tem hoje, da emissora de TV até o post patrocinado no perfil da blogueira. Neste mercado tão concorrido, quem vende precisa ser bem preparado e quem compra quer ver o resultado”, diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM e CEO da Flix Media. “selecionamos sempre os melhores profissionais do mercado para ministrar aulas na ESPM para levar histórias reais e atuais, além de proporcionar um ótimo networking, afirma.
O curso Negócio de Mídia, Entretenimento e Esportes no Mundo Digital terá duração de 108 horas – num total de 36 encontros – e será ministrado no campus ESPM TECH, na Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo.