APOIO
bernardo_mosqueira

A 8º Mostra 3M de Arte anuncia a abertura das inscrições para a participação de artistas com projetos de instalação pública em sua exposição, que será realizada entre os meses de setembro e outubro, no Largo da Batata, em São Paulo. As
inscrições podem ser feitas entre os dias 17 de abril e 25 de maio, no site da mostra. Como requisitos, os artistas deverão ser
residentes no Brasil, maiores de 18 anos e terem até 15 anos de produção artística, contados a partir da primeira exposição em espaços institucionais.

O Edital para Seleção de Trabalho da 8º Mostra 3M de Arte irá oferecer até R$ 30.000,00 para a execução do projeto no espaço público e mais R$ 5.000,00 como remuneração direta ao artista ou coletivo. A seleção do trabalho escolhido será feita pelo curador Bernardo Mosqueira e apoio técnico da Elo3, idealizadora e realizadora da Mostra desde sua primeira edição. O vencedor do edital exibirá a obra ao lado dos demais participantes.

Além de receber o investimento financeiro para a execução do projeto, que após a exposição ficará em posse do artista, a oportunidade de ter uma obra exposta na Mostra 3M de Arte consiste ainda na valorização artística do trabalho pertencente a um projeto já estabelecido que é realizado há oito anos, e que já apresentou renomados nomes de artistas nacionais e internacionais, como Guto Lacaz, Giselle Beiguelman, Paulo Bruscky, Nicola Constantino e Bill Viola.

Em um momento de transformações urbanas e digitais dentro da sociedade, a Mostra 3M compreende a importância de estar em espaços democráticos para a exibição e interação do público com a arte como um agente de diversidade e modificação do espaço social. Por ser um edital destinado ao espaço público espera-se que o artista apresente um trabalho voltado para a estrutura urbana com caráter cultural, social e político do Largo da Batata. A seleção terá ainda como critérios a garantia da exequibilidade; a singularidade e a força da proposta; e a adequação ao contexto espacial e temporal da mostra.

Para Fernanda Del Guerra, diretora da Elo3 e responsável pela curadoria da exposição desde a 7a edição, “o Edital é um amadurecimento de todas as ações de valorização de novos talentos realizadas desde a primeira edição, e que impactará de forma efetiva a carreira do artista selecionado, tanto para a crítica artística quanto para o conhecimento do grande público”.