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quarta-feira, 11 de abril de 2018
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A IMS Internet Media Services (IMS) e a Snap Inc., criadora do Snapchat, anunciam hoje os resultados extremamente positivos das primeiras lentes nacionais e do estudo de brand lift do McDonald’s no Brasil, que incluiu medidas para a percepção de seu novo produto: o sanduíche Cheddar McMelt. A lente do Cheddar McMelt do McDonald’s teve alto impacto sobre os Snapchatters, pois os visualizadores da lente identificaram o anúncio (ad awareness) 30% mais que os usuários no grupo de controle. A a campanha levou a aumentos significativos nas métricas de funil superior/médio, pois a percepção do sanduíche Cheddar McMelt aumentou para 70% do público geral, e o ‘FESTIVAL O CHEDDAR VOLTOU’ foi associado com sucesso ao McDonald’s.
O Snapchat é um aplicativo criado pela Snap Inc. Mais de 180 milhões de pessoas usam o Snapchat todos os dias para enviar fotos e vídeos para familiares e amigos, assistir a histórias e explorar o conteúdo dos principais editores e de todo o mundo. O Snapchat se abre na câmera – para convidar as pessoas a serem criativas e “conversar com fotos” – e os seus usuários são altamente ativos:

Em média, os usuários gastam mais de 30 minutos no aplicativo todos os dias.
Em média, criam mais de 20 snaps por dia.
Em média, mais de 60% dos usuários diários criam Snaps por dia.
Mais de 3,5 bilhões de Snaps são criados por dia.

O McDonald’s fez uma parceria com o Snapchat no Brasil para criar essas lentes totalmente personalizadas para gerar percepção sobre o relançamento do item localmente favorito, o Cheddar McMelt, que também impulsionou naturalmente o engajamento com a marca por meio das lentes inerentemente lúdicas e interativas.
A Lente que foi veiculada a nível nacional destacou a marca e o produto (Cheddar McMelt) de forma engraçada e divertida, que repercutiu positivamente entre os Snapchatters. A campanha gerou percepção e associação significativas em comparação com a média. A percepção do produto, o reconhecimento de anúncios e os ganhos de associação de mensagem superaram as médias do Snap, destacando o poder de impacto da campanha.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados gerados por esta campanha. O McDonald’s tem sido um parceiro global chave para o Snapchat, e a inclusão de mais histórias de sucesso em novos mercados ajuda a plataforma a conduzir sua história global com o McDonald’s. Regionalmente, ele foi um dos primeiros anunciantes a testar a plataforma em 2016, e essa campanha com o aumento da marca mostra sua confiança contínua no Snapchat para entregar suas comunicações com eficiência. Agora ele é um cliente consistente no Brasil”, disse Gastón Taratuta, CEO e fundador da IMS.
Por fim, como principais aprendizados dessa campanha, é importante ressaltar que a lente do Snapchat veiculada nacionalmente pode gerar métricas de negócios de funil superior; o poder da diversão para conduzir associações de mensagens e endossos de marca; e o grande alcance orgânico/viral provam a influência dos amigos sobre a favorabilidade da marca.