APOIO
Foto21-Vik-Muniz-

Começa amanhã, 3 de abril, a exposição coletiva Edições Jacaranda no novo espaço expositivo da 55SP no bairro de Santa Cecília, a partir das 19 horas. A 55SP nasceu em março de 2015 com a missão de democratizar o acesso às obras de grandes artistas brasileiros e internacionais. Além de lançar e comercializar as obras, a 55SP realizou diversas exposições em espaços de arte independentes, como a Plataforma91, Cartel011, Pair e Emma Thomas. Em seu novo espaço, ao lado da galeria Pilar, a 55SP terá apresentações musicais, lançamentos de livros de arte, cursos e talks com artistas e convidados. “Continuaremos com a plataforma online com todo o acervo da 55SP, o espaço físico vem da vontade de agregar, trazer ao espaço projetos especiais, parcerias de edições, performances de arte sonora, cursos e também conversas entre artistas”, finaliza Julia Morelli.

Na exposição coletiva Edições Jacaranda são obras assinadas por 25 artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Pernambuco, em parceria com a Plataforma Jacarandá.
O público pode conhecer a exposição até o dia 27 de abril (veja horários abaixo).
A mostra apresenta obras seriadas a preços acessíveis realizadas nos últimos dois anos pelos artistas Afonso Tostes, Arjan Martins, Cadu, Caio Reisewitz, Carlos Vergara, Carlito Carvalhosa, Chiara Banfi, Daniel Senise, Ding Musa, Emmanuel Nasser, Janaina Tschape, José Bechara, Lenora de Barros, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Marcone Moreira, Marcos Chaves, Maria Laet, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, Raul Mourão, Vicente de Melo e Vik Muniz. Duas obras tridimensionais dos artistas Marcelo Cidade e Marcius Galan também serão expostas.

São peças criadas especialmente para garantir a continuidade das atividades da Plataforma Jacaranda, que divulga obras e artistas brasileiros no exterior, além de editar uma revista trimestral de circulação gratuita e promover exposições.
“A Plataforma Jacarandá publica uma revista gratuita e organiza exposições desde 2015 com o objetivo de criar novas conexões entre a produção atual brasileira e o circuito internacional de arte. Nossa existência não seria possível sem a colaboração e intensa participação dos artistas” afirma Raul Mourão, artista plástico e um dos criadores da Plataforma Jacaranda.
“Essa parceria vem ao encontro às nossas premissas. É uma oportunidade ao novo colecionador e ao interessado nesse mercado, além de contribuir com a divulgação da arte brasileira no cenário mundial ao apoiar a Plataforma Jacaranda”, avalia Julia Morelli, criadora da 55SP. É a primeira vez que peças da Plataforma estarão expostas em um espaço exclusivo de São Paulo, fora do circuito de feiras de arte.