APOIO
Prêmio Mapping Challenge acontecerá sábado na Costa Rica

O Prêmio Mapping Challenge, evento latino-americano que realiza projeções audiovisuais em fachadas de edifícios icônicos, terá sua próxima edição no sábado, 9 de dezembro, na Costa Rica. A apresentação ao ar livre, aberta ao público, acontecerá no Edifício Metálico da Escola Buenaventura Corrales Bermúdez, construído em 1896 em frente ao Parque Morazán, na capital San José.

O artista desta edição é o VJ brasileiro Eletroiman, do Estúdio Darklight. Sua obra foi escolhida, ao lado de outras que serão apresentadas na América Latina, nos meses de junho e julho por um júri composto por Lars Sandlund, CEO da Dataton, Yasunori Ogawa, Diretor da Divisão de Operações de Produtos Visuais da Epson, e três grandes representantes das artes audiovisuais, Bart Kresa, Refik Anadol e VJ Spetto.
“O Prêmio Mapping Challenge América Latina combina arquitetura e tecnologia para enaltecer nossa cidade. Os costarriquenhos poderão desfrutar de um show audiovisual de alto nível que terá edições em várias cidades da América Latina. Música, cor e uma atmosfera familiar marcarão o tom este 9 de dezembro”, comenta Lidia Monge, Gerente Regional de Comunicação e Marketing da Epson.
“A riqueza de culturas, paisagens e cores da América Latina fazem dela o lugar ideal para uma iniciativa como o Prêmio Mapping Challenge da Epson. Artistas novos e estabelecidos irão celebrar a riqueza e a beleza da região usando tecnologia de ponta de 3D mapping, propiciando ao público um espetáculo cheio de energia, sensibilidade e criatividade”, explica o brasileiro VJ Spetto – que, além de jurado do prêmio, é um dos maiores nomes em Video Mapping do continente e fez parte da equipe que criou a apresentação audiovisual da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
O tema do show, “O meio ambiente e tecnologias limpas”, mostrará a diversidade da flora e fauna do país e a importância das iniciativas que impulsionam o cuidado com o ecossistema. Além disso, será parte do “Avenidazo”, projeto promovido pelo governo local para comemorar a chegada das festas de Natal e final de ano.

Autor da obra vencedora, VJ Eletroiman comemora mais uma consagração em sua premiada carreira: “Me sinto muito honrado em poder representar o Brasil na Costa Rica, unindo elementos da nossa cultura à cultura latino-americana, nesse impressionante espetáculo para o público. Espero que ele se encante com a projeção mapeada tanto quanto eu me encantei em criá-la”, afirma o artista, conhecido por mesclar diversas técnicas – como vídeo, fotos, desenhos, 3D e animações 2D – em suas obras.
Seu Video Mapping foi inspirado na relação do homem com a natureza. Diversas metáforas foram utilizadas para recriar este conceito, que transforma o homem em planta e traz, em sua narrativa, elementos da cultura local e sobre a história da Costa Rica.
“Queremos trazer a todas as famílias costarriquenhas um show de primeiro nível e classe mundial, nunca antes visto no país e carregado de luz e música. A Epson desenvolveu o primeiro projetor 3LCD de painéis inorgânicos e fonte de luz laser, que é a melhor combinação para obter imagens de alta qualidade e dar à Costa Rica o show que merece”, diz Diego Rosero, Gerente Geral da Epson para América Central.
O Prêmio Mapping Challenge América Latina busca transmitir por meio das projeções artísticas em espaços públicos a riqueza cultural de oito lugares na América Latina. Chile, México, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Brasil e Argentina foram os países escolhidos para se juntar à tecnologia de ponta em projetores de vídeo laser Epson, com o talento e a história local em um show inovador de alto impacto.