APOIO
Captura de pantalla 2017-10-25 a la(s) 10.46.39

No dia 31 de outubro, às 19h30, a JAPAN HOUSE São Paulo promove palestra sobre saquê com o sommelier Celso Ishiy. Na ocasião, o especialista falará sobre a história e as lendas que envolvem a bebida, uma das mais belas expressões da cultura japonesa. O evento possui vagas limitadas e os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da palestra.

Com origem na Ásia, o saquê é uma bebida milenar e cheia de mistérios. Há cerca de 2000 anos, um camponês teria deixado um tonel de arroz destampado, o que estragou o alimento. Para evitar o desperdício e como punição pelo ocorrido, o fazendeiro informou ao seu funcionário de que aquele arroz seria o seu pagamento do mês.

Sem alternativa, o camponês levou o mingau para casa e, depois de algumas colheradas, percebeu algo diferente e alcoólico. Com o tempo, os produtores foram aprimorando o processo de fabricação da bebida, atingindo o alto nível de qualidade como conhecemos hoje. O saquê se tornou uma bebida típica do Japão, porque foi o país que sempre acolheu, desenvolveu, estudou e aprimorou as técnicas ao longo dos anos.

Formado no Japão, Celso Ishiy tem especialização no curso Sake Professional Course, ministrado por John Gauntner, reconhecido como o principal especialista estrangeiro de saquê. Sua experiencia foi enriquecida com o trabalho desenvolvido em diversas fábricas japonesas de saquê. No Japão, Ishiy viajou por várias províncias, onde conheceu pequenos fabricantes a convite da Jetro (Japan External Trade Organization), órgão do Governo Japonês, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do comércio entre os países.