APOIO
tumblr_mdqgu4XDog1qam7wso1_1280

No dia 21 de setembro, quinta-feira, o Cine Joia recebe a banda americana Vapors of Morphine. A Morphine, nome originário da primeira formação da banda que nasceu nos Estados Unidos nos anos 90, é precursora do estilo “low rock” e já contava, à época, com instrumentos incomuns para o gênero; saxofone e baixo de duas cordas acompanhado de bateria. Com rápida ascensão, a banda sofreu um golpe com o falecimento de seu líder, o vocalista Mark Sandam, em 1999.

Do luto, surge uma nova formação, já com o nome atual; Vapors of Morphine. Na nova fase, os membros originais Dana Colley (sax) e Jerome Deupree (bateria), se uniram ao guitarrista Jeremy Lyons que, após participações cada vez mais constantes com o duo e o claro entrosamento de ambos, viu na VOM sua nova morada. Juntos, produziram arranjos inventivos e únicos a partir do saxofone elétrico – que lembra o som produzido pelas guitarras de Jimi Hendrix. As músicas do Vapors of Morphine unem melodias psicodélicas da África Ocidental ao noise rock e delta blues.

Formada oficialmente em 2009 após tocar no show de tributo a Mark, que aconteceu em Palestrina, Itália, onde o mesmo faleceu, a banda lançou o álbum “The Ever Expanding Elastic Waste Band” ainda como Mosphine & Jeremy Lyons. Nos últimos anos, a VOM tem feito apresentações pontuais como no Festival Maquinaria (Chile, 2011); The New Orleans Jazz & Heritage Festival (USA, 2012) e no Mês da Cultura Independente (São Paulo, 2014), e também lançou seu segundo álbum, o “A New Low”, em 2016. Atualmente, a Vapors of Morphine está trabalhando em seu terceiro disco, ainda sem nome divulgado.