APOIO
Captura de pantalla 2017-10-17 a la(s) 09.57.19

Airstrip analisou 560 milhões de posts nos últimos noventa dias, com foco nas mudanças no comportamento das redes sociais, estratégia com micro influenciadores e o impacto de posts patrocinados

Uma vez que redes sociais se tornaram referência na busca de conteúdos e informações, grandes empresas passaram a se associar com influenciadores digitais, mas compreender qual a melhor estratégia para isso se tornou um desafio constante. Pensando nisso, a Airstrip Group, empresa de tecnologia e mineração de dados provenientes das redes sociais e detentores da plataforma Airfluencers, realizou um estudo a partir de sua base de mais de 1.1 milhão de perfis monitorados, que explica como posts contribuem para o marketing de influência.

Nos últimos 90 dias, essa mesma base gerou 560 milhões de post, o quais foram analisados pela empresa, sob três pilares: mudanças no comportamento das redes sociais, estratégia com micro influenciadores e o impacto de posts patrocinados.
Para sócio, Luis Otávio Cambraia, entender exatamente quem são os micros e macroinfluenciadores e como eles são relevantes na estratégia de comunicação das empresas é o diferencial para o sucesso das marcas. “O primeiro passo é fazer uma seleção de perfis de acordo com a relevância do influenciador dentro das categorias desejadas. Ele deve ter ao menos 30% de relação com o tema desejado. Em seguida, filtramos aqueles de acordo com a qualidade de engajamento a partir da pontuação na nossa ferramenta e, para finalizar, fazemos a distribuição de perfis entre os diferentes tamanhos de base”, explica.

O levantamento mostra que perfis com base de seguidores de até 20k são os que mais geram conteúdo, sendo responsáveis 66% dos mesmos. Outros 24% estão nas mãos de quem tem entre 20k e 100k seguidores. Ou seja, 86% do conteúdo analisado foi gerado por perfis com base de audiência menor de 100k. Influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores geram apenas 2% dos posts.
Além de analisar o volume de posts, o estudo identificou queda de interesse do público em postagens pagas. No Instagram, por exemplo, perfis com mais de um milhão de seguidores tiveram uma queda de 47,3% de engajamento em publicações identificadas como patrocinadas por marcas através do uso de hashtags como #ad, #publi #publipost, entre outras. Já nos perfis entre 20k e 100k, os posts tiveram 24,7% a menos de comentários e curtidas. No Facebook, essa queda se deu em 35,8% e 21,6% para os mesmos grupos.
Para explicar esses números, uma vez que nota-se que os influenciadores estão gerando conteúdos relevantes para as marcas, Luís Cambraia ressalta que “os seguidores são sensíveis aos conteúdos patrocinados. Além de um olhar criterioso para o perfil do influenciador versus o contexto onde a marca está inserida, há ainda a necessidade de autenticidade na criação do conteúdo, uma vez que ele determina a taxa de engajamento e garante maior ROI para as marcas”.

A Airstrip analisou ainda o crescimento das redes sociais e os assuntos mais comentados em cada rede. No último ano, o Youtube foi a rede social que mais gerou alcance para seus usuários, totalizando 108,2% de crescimento das bases. Em seguida, vêm o Instagram com 63,3%, o Facebook com 44,8% e, por último, o Twitter com crescimento de apenas 30,5%. Dos assuntos mais comentados, futebol e política saem à frente no Facebook, já no Instagram, o assunto preferido dos usuários varia entre moda e fitness.
Dentro dessa análise de comportamento das plataformas, alguns perfis foram destacados, mostrando que as redes sociais estão conectadas ao offline, como um termômetro realtime ou agente de disseminação espontânea:

Entre 100k e 300k:
1. @paratudoo cresceu %762%
2. @crispimicheli cresceu 302%
3. @mandycandyreal cresceu 102%

Entre 300k e 1M:
1. @lorraynemavromatis cresceu 1.473%
2. @negblack cresceu 268%
3. @silveropereira cresceu 127%

Acima de 1M
1. @pabllovittar cresceu 92%
2. @paulinhop8 cresceu 46%
3. @rafaeluccman cresceu 36%

segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-16 a la(s) 09.54.23

Só mesmo o “homão” mais eficiente do Brasil poderia assumir as funções do famoso mordomo de Neve. O ator, apresentador, cozinheiro, bordadeiro, marceneiro…Rodrigo Hilbert, agora é também o novo Alfredo, personagem ícone da marca líder de papéis higiênicos da multinacional Kimberly-Clark. O filme vem para celebrar o lançamento do novo portfólio de produtos da marca, que passa a contar com a tecnologia exclusiva Dermacare, com pré-bio dermatológico que ajuda a preservar o pH natural da pele.

Com criação da DPZ&T, o filme traz Hilbert estrelando as atividades do mordomo, para apresentar aos consumidores o novo Neve Dermacare. “O Alfredo está conosco há quase 40 anos e, ao longo desse tempo, se tornou o cúmplice das nossas consumidoras. Ele não podia deixar de participar desse momento tão importante para a história de Neve”, comenta Fernanda Hermanny, diretora de marketing da categoria.
O comercial, que estreou no último domingo, 15 de outubro, no intervalo do Fantástico, na Rede Globo, foi gravado em São Paulo e produzido pela Trator Filmes. “Rodrigo Hilbert é o cara que cuida da família, cuida da casa, cuida da carreira. Neve também é e sempre foi sobre cuidar, e com a tecnologia Dermacare cuida até do pH da pele. Um tem tudo a ver com o outro.”, comenta Marcello Barcelos, diretor executivo de Criação da DPZ&T.
Ao longo das últimas décadas, o personagem Alfredo já foi interpretado por diversos atores e grandes celebridades brasileiras, como Reinaldo Gianecchini e Dan Stulbach. Segundo Fernanda Hermanny, “Rodrigo Hilbert representa hoje o homem que de fato tem um papel ativo na casa e na família, um companheiro para todas as horas. Além de uma pessoa inovadora, que está sempre se reinventando e descobrindo coisas novas, em consonância com os valores de Neve”.
A campanha será veiculada durante os meses de outubro, novembro e dezembro, na TV aberta e canais digitais da marca (Facebook e Youtube), nas versões de 30” e 15”, em várias cidades do país.

Para compor a campanha, o novo Alfredo estará ainda em peças de mobiliário urbano, como pontos de ônibus, relógios de rua digitais e estáticos na cidade de São Paulo.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-11 a la(s) 10.44.12

A Associação dos Profissionais de Propaganda, entidade que estimula atividades e congrega publicitários para o fortalecimento da indústria da comunicação realizará, no próximo dia 21 de outubro, na sede da associação, a primeira edição do Galo na Cuca, com o tema Pluralidade. Uma iniciativa que reunirá profissionais para discutir como será nosso mercado até 2030. O evento acontece das 9h às 17h30, com palestras na parte da manhã e workshop à tarde.

A iniciativa se divide em duas etapas. Pela manhã, será realizado o primeiro Galo na Cuca, um momento de inspiração que proporcionará um circuito de palestras para empresas, profissionais e interessados em construir um mercado mais igualitário.

Para promover as discussões, as palestras se iniciam com Ana Cortat, sócia fundadora da Hybrid Colab, abordando o tema “O que esperar do amanhã?”, discutindo se marcas com propósito e valores claros são as indicativas para o futuro. Em seguida, Thor Matsusaki e Juliana Patera, diretores de Criação da Publicis, falam sobre criatividade plural e como romper com a voz única no processo criativo, trazendo em pauta a importância da produção a partir de um olhar variado.

Tiago Lara, vice-presidente de planejamento da Leo Burnet, ficará responsável por levantar a discussão sobre pluralidade como pilar estratégico e como as marcas estão construindo este discurso. Encerrando a manhã de palestras, Patrícia Santos, do EmpregaAfro, levanta a questão “Ad-Diversidade: discurso ou prática?”, mostrando a importância de trazer para si a responsabilidade da mudança.

O workshop será realizado no período da tarde facilitado por Diego Gervaes, Head Of Planning & Shopper Insights na Future Group do Brasil. A ideia é provocar discussões baseadas nas opiniões dos profissionais que colaboraram com o desafio disponível no site da APP, expondo quais medidas gostariam de ver para tornar o mercado mais diversificado.

As propostas recebidas serão analisadas e, a partir desta contribuição digital, será desenhado um plano com ações viáveis para um mercado mais igualitário. Com base nesta analise, o comitê de diversidade da APP fechará ações, estabelecendo compromissos com os profissionais para que todas as medidas sejam colocadas em prática a partir de 2018.

As inscrições já estão disponíveis no site da entidade. Associados da APP já podem adquirir sua participação por R$ 80 e não associados por R$ 120. A conscientização e a atuação são os primeiro passos para garantir um futuro múltiplo para nosso mercado

Honda lança vídeo comemorativo para marcar 20 anos de produção

A Honda trouxe a música clássica para dentro de sua fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, no vídeo que marca seus 20 anos de produção de automóveis no Brasil.

No filme “O som da produção”, os sons dos maquinários e processos fabris dialogam com a melodia erudita e embalam as principais etapas de produção de um automóvel Honda.

O vídeo tem início com o maestro João Carlos Martins, uma das personalidades de maior expressão na música clássica nacional, ao piano. Às notas iniciais da composição se sobrepõem elementos sonoros da fábrica, transformando, harmonicamente, os ruídos em música.

O filme também é envolvente por suas imagens. A sequência das cenas apresenta as etapas produtivas e, assim como em uma orquestra, é possível perceber a sintonia que permeia os processos na criação de produtos que excedem as expectativas dos clientes.

À medida que mais processos se somam, o ritmo da música cresce e a batida traz energia e dinamicidade ao vídeo.

“Na Honda, produzimos automóveis com a mesma paixão, dedicação e perfeccionismo que um artista reproduz sua obra de arte. Mostramos essa relação com um vídeo que retrata o processo de produção de automóveis embalados pelos sons que nascem da própria fábrica”, afirma Carlos Eigi, vice-presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil.

Há exatos 20 anos, a Honda iniciava um novo capítulo em sua história e expandia suas operações no país com a inauguração de uma fábrica de automóveis na cidade de Sumaré, interior de São Paulo. Atualmente, 550 veículos são produzidos diariamente entre os modelos Civic, Fit, City, HR-V e WR-V e a produção acumulada se aproxima de 1.700.000 unidades.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Land Rover cria projeto de com Jamie Oliver

A Jaguar Land Rover, junto com Jamie Oliver utilizaram uma unidade do novo Discovery para criar uma cozinha perfeita sobre quatro rodas. A ação destaca a versatilidade do SUV da Land Rover, que chegou ao mercado brasileiro em meados deste ano. O Discovery personalizado de Jamie Oliver traz uma série de acessórios de culinária, incluindo um fogão elétrico, churrasqueira, máquina de fazer sorvete, dosador de azeite de oliva e até mesmo uma batedeira acoplada às rodas, que funciona enquanto o veículo está em movimento.

A divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) trabalhou ao lado de Jamie, fã e cliente de longa data da Land Rover, para dar vida à suas ideias. O resultado é verdadeiramente único: juntos eles criaram o único Discovery no mundo que traz uma torradeira no console central e um pequeno forno que utiliza a energia gerada pelo motor de arranque do veículo.
Outras características engenhosas incluem um fogão elétrico que fica ao lado do motor, uma máquina de macarrão, um fogão a gás e uma mesa de jantar com bancadas dobráveis. Há também um jardim de ervas e uma prateleira de especiarias colocados nas janelas traseiras.

Jamie Oliver disse: “Eu dei à Land Rover um enorme desafio para criar a melhor cozinha sobre rodas de todos os tempos. Eu sonhei grande e pedi muito, e o que eles fizeram foi além do que imaginei. Eu não achei que eles realmente poderiam colocar um fogão elétrico ao lado do motor e um dosador de azeite de oliva no porta-malas, mas eles fizeram. O resultado é um Discovery surpreendente, adaptado perfeitamente para mim e para a família. Nós adoramos! Esta criação única significa que podemos levar nossas aventuras culinárias a um patamar mais elevado”.
O time da SVO orgulha-se por fazer o impossível acontecer, por isso foi uma grande alegria ajudar a trazer as idéias de Jamie à vida.
David Fairbairn, chefe de personalização da SVO, disse: “Como uma equipe, nunca imaginamos que seríamos convidados a produzir rodas que batam manteiga, por isso foi muito divertido trabalhar ao lado de Jamie para trazer sua visão à vida. Ele realmente queria expandir os limites do que era possível com este veículo completamente versátil e a equipe encarou totalmente o desafio.”
“O Discovery ajuda nossos clientes a fazer de cada dia uma aventura, e este veículo especial dará a Jamie e sua família a chance de cozinhar refeições incríveis em qualquer lugar que desejem. A equipe de personalização da SVO trabalha de forma a realmente entender as necessidades dos nossos clientes mais exigentes, para que possamos adaptar os veículos de acordo com seu estilo de vida”, complementa David.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-04 a la(s) 11.16.42

O Clube de Criação do Rio de Janeiro está lançando nova marca que traduz o novo posicionamento da entidade. Criado em 1975, originalmente para reunir todos profissionais relacionados com o setor de criação das agências de publicidade carioca, o CCRJ agora quer olhar para as diferenças e dar voz a todos os criativos, não só dos criativos de agências, mas também de produtoras de imagem e áudio, estúdios de design, fotografia, 3D, manipulação, digital, entre outros.

“A antiga marca do CCRJ representava o que nós, criativos do Rio de Janeiro, tivemos no passado: uma cabeça aberta. Isso deixou de ser um diferencial. O momento é outro. Estar aberto ao novo e respeitar diferenças passou a ser uma obrigação. Isso é fundamental para garantir o futuro do mercado publicitário em geral.”, explica Pedro Portugal, presidente do CCRJ e diretor de Criação da Wide, revelando que seu primeiro projeto é colocar em pauta questões como o espaço da mulher na propaganda e o preconceito no ambiente criativo.

A nova marca, com assinatura da Camisa 10, traz como símbolo uma bandeira que não está ali por acaso. “O conceito ‘Democracia Criativa’ transmite este momento do CCRJ. Hoje temos um mercado mais fragmentado, com menos agências de grande porte e muitas agências menores fazendo um trabalho bacana, além de várias empresas criativas de expressão nacional em diversos segmentos: design, moda, digital, conteúdo. Nada melhor do que uma bandeira despojada para representar este pensamento”, enfatiza Bruno Richter, sócio e diretor de Criação da Camisa 10.

O CCRJ pretender ser mais atuante no mercado para marcar um território democrático, onde todos têm representatividade, independente do seu tamanho. “O Rio é território da democracia criativa. E a democracia é sempre o melhor caminho”, conclui Portugal.

foto3

Começa a ser veiculada no início de outubro nas TVs, jornais, mídia exterior e redes sociais a campanha com o 1º garoto-propaganda da rede de supermercados carioca Prezunic, lançando o conceito “Economia que vale super a pena”.
O Oferteiro incorpora o novo momento da marca que mira no aumento da percepção de bons preços, uma vez que o Prezunic já é reconhecido pelo seu conforto e qualidade.
O personagem é interpretado pelo humorista Marcelo Marrom, como um irreverente funcionário do supermercado, responsável por colar os ‘splashes’ de descontos e ofertas.
Entre outros bordões, o Oferteiro repete: “Onde eu ponho a mão, tem promoção!”.
A campanha também conta com um forte apelo de endomarketing, na qual Marcelo Marrom incentiva todos os colaboradores a serem Oferteiros como ele.
O trabalho foi desenvolvido pelo departamento de marketing do Prezunic, em parceria com a agência Leiaute Rio.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017
BBDO/NY cria filme “JOHNSON’S® Hora do Banho”

Criada pela BBDO/NY, agência global da marca, a campanha “Eu vou despertar seus sentidos mamãe e você vai perceber todos os meus detalhes” estreia hoje no dia 29 de setembro, em TV aberta, no canal do Youtube e também terá ativações nas plataformas digitais.

Em tom emocional, o filme LANÇA a nova linha de produtos DA MARCA, Hidratação Intensa composta por Loção Hidratante e Sabonete Líquido, além de reforçar a importância do toque da pele entre mães e filhos, estimulando os sentidos do bebê no momento do banho e pós banho. O vídeo MOSTRA a mãe dando banho no bebê e massageando-o ao aplicar a loção hidratante e finaliza exibindo as demonstrações de afeto e carinho entre os dois, sempre com a voz do pequeno narrando as cenas.

“JOHNSON’S® é parceira de mães, pais e cuidadores e acredita que é essencial inovar com produtos que atendam às necessidades dos bebês e crianças. A marca mostra que momentos simples como o banho garantem a manutenção da pele saudável do bebê, além de serem essenciais para criar vínculos afetivos que irão ajudar em todo o desenvolvimento dos pequenos”, afirma José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil. A nova linha JOHNSON’S® Hidratação Intensa foi pensada para a pele delicada dos bebês e crianças que perde hidratação até 2x mais rápido que a pele do adulto. A linha garante hidratação delicada por 24h e já está disponível nos pontos de venda de todo o Brasil.

Captura de pantalla 2017-09-29 a las 12.33.04

A agência carioca Wide tem novos nomes na equipe liderada pelos diretores de Bruno Almeida e Pedro Portugal. Chegam para fortalecer o time os Diretores de arte Durval Filho (ex-Prole e Agência 3), Moa Marques (ex-Artplan e DM9), Ulysses Moraes (ex-3A Worldwide e Percepttiva), Kissyla Clarkson (ex-Dia Comunicação e Casa da Criação) e Pedro Henrique Souza (ex-H1 e X-Tudo).

O tempo ainda aumenta com o redator Bruno Buhr (ex-R / GA e Camisa 10) e o Estagiário Dário Assis que foi promovido Diretor de Arte Jr. Os criativos responde a um Almeida e Portugal, que está sob o comando geral de Beto Werneck, vice-presidente de criação da agência. Beto explica que o crescimento da agência deve-se a uma expectativa positiva para o próximo ano. Segundo ele, existe uma boa possibilidade de Reaquecimento do mercado em 2018.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Master lança campanha com releitura de música dos Menudos

Paródia da canção “Não se reprima” reforça conceito do aplicativo Menor Preço – ferramenta desenvolvida pelo Governo do Paraná para consulta de valores em tempo real de produtos comercializados no estado.

O famoso grupo musical dos anos 80 foi escolhido para ajudar a estimular o consumidor paranaense a usar o aplicativo Menor Preço, do Governo do Paraná. A campanha criada pela Master Comunicação aposta em uma das músicas mais conhecidas do grupo para atrair a população e relembrar da importância de pesquisar sempre antes de consumir.

“Temos certeza do caráter inovador do app e como ele pode ajudar as pessoas a economizarem grandes quantias no dia a dia. Além disso, é uma ferramenta gratuita que traz uma função social muito forte”, explica Felippe Motta, diretor de criação da agência.

O aplicativo é uma extensão do Programa Nota Paraná, que tem como objetivo reduzir a sonegação fiscal no estado. Cada uma das mais de 4,5 milhões de notas emitidas todos os dias alimenta um banco de dados que é atualizado em tempo real, a cada venda realizada.

“Precisávamos gerar recall para o produto e nada melhor que uma música com alto potencial de viralizar e gerar engajamento emocional. Não há quem não se lembre da canção e do ritmo que marcou época”, complementa Cícero Rohr, diretor de atendimento da agência.

A campanha conta com filmes de 60” e 30” e um jingle de 60”, com a música completa.