APOIO
segunda-feira, 21 de maio de 2018
Abille lança novo filme para Sportingbet.tv

Marco Luque entra novamente em campo. Desta vez, o personagem Jackson Faive é a estrela e Mustafary, o figurante. Vale lembrar que o humorista e apresentador é o protagonista de três filmes da campanha desenvolvida pela Abille para o site de estatísticas e livescore, Sportingbet.tv.

“A campanha ‘Todo mundo tem uma chance. Sportingbet.tv, aproveite a sua’ contará com seis filmes e várias peças online. Dois filmes protagonizados pelo jogador da Seleção Brasileira e craque do Bracelona, Paulinho, três filmes com o humorista Marco Luque, dois deles com a participação do lutador de MMA Fabrício Werdum, e um filme em que Werdum aparece como protagonista. “Em época de Copa, para conquistar a torcida, procuramos dosar a forte emoção presente no filme do Paulinho com o humor irreverente do Marco Luque, o carisma e a simpatia do Werdum”, explica Rodrigo Giordano, CCO da agência.

Segundo Giordano, por ser um ano de mundial e com um maior investimento por parte da Sportingbet.tv, esta campanha veio para fortalecer a marca no Brasil e se posicionar como referência de entretenimento através de estatísticas esportivas.

sexta-feira, 18 de maio de 2018
1_oUVHfpwmk04-mcY091HXeg

A Aurora, uma blockchain pública, realizou uma conferência à imprensa no Four Seasons Hotel em Seul, marcando o lançamento global da blockchain. Durante o evento, Aqua Zhao, fundador da Aurora, anunciou que a rede de blockchain Aurora está programada para entrar em operação hoje. Centenas de jornalistas da China, Coreia do Sul, Reino Unido, EUA e muitos outros países estiveram na conferência.

Ele compartilhou ainda mais sua visão para a Aurora, uma cadeia pública que liderará a tecnologia e aplicação da blockchain da próxima geração. “Nós buscamos ir além do blockchain para trazer valor real ao mundo”, declarou Zhao.

A equipe empenha muito esforço em tecnologia, inovação e adaptação para melhor se adequar aos requisitos do setor de videogames, Big data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e inúmeros outros. De acordo com Zhao, a Aurora vai edificar um mundo de blockchain capacitado para o Dapp (Aplicativo descentralizado).

As soluções que a Aurora fornece são mais do que simplesmente suporte técnico. A equipe da Aurora cooperará com os desenvolvedores de Dapp a fim de explorar novos modelos de negócio e trazer ativos e regras do mundo real para o blockchain. Um exemplo dado pela Zhao é que os ativos digitais e a mecânica de jogos pode ser representada ou, até mesmo, substituída por contratos ou símbolos (tokens) inteligentes.

A Aurora é desenvolvida com consenso DPOS+BFT a fim de evitar uma divisão indesejada e não intencionada. Trata-se de uma rede estéreo P2P que apoia o lançamento de multi-ativos. Outra inovação digna de nota é o “Isolamento inteligente de aplicações” que cria uma zona pendente mais inteligente para facilitar solicitações de transação de entrada. Arthur Qiang, diretor de tecnologia da Aurora, declarou: “Essas tecnologias impulsionam grandemente a velocidade de transação da Aurora”.

“A Aurora é o produto de meses de desenvolvimento por parte de nossa equipe de tecnologia com muito tempo e energia gastos nisso. Temos muitas inovações, como a operação paralela multicadeia, blockchain atualizável e grupamento em cluster”, declarou Qiang. Todas essas inovações, em teoria, podem garantir a velocidade de processamento ilimitado da Aurora.

Após o discurso, também foi anunciado que a Aurora se uniu ao Concílio Mundial de Blockchain (WBC) e assinou contratos de cooperação com BIT.GAME, XFurure e Light Second. A cooperação entre essas organizações e a Aurora inicia após o anúncio de hoje. Em junho, a Aurora espera 5-10 jogos baseados em blockchain, 1-2 dapps de gerenciamento e 12 apps descentralizados de mídia/informação.

Além do lançamento, a Aurora convidou vários oradores programáticos para o evento. Oradores notáveis como David Song, fundador da WBC e Muhd Amrullah, CEO e fundador da Facerecog. Discussões sobre a cadeia pública, blockchain, além de interrupção de jogos e blockchain em diferentes setores também foram organizadas. Os oradores possuem alta consideração pela tecnologia e potencial da Aurora.

quinta-feira, 17 de maio de 2018
NBS transforma inalação em diversão

Cerca de metade da população brasileira sofre com problemas respiratórios. Com a chegada do outono e a época de estiagem, o ar tende a ficar mais seco. Quem mais sofre com isso são as crianças, que precisam fazer inalação. Mas quem disse que elas querem? Foi pensando nessa situação que a NBS criou o projeto “Histórias de Inalar” para a clínica de pediatria Clin Kids, de São Paulo. O objetivo é transformar o drama da inalação em diversão.

Para o projeto foram criados kits compostos por uma máscara de personagem que se encaixa no inalador e um fone de ouvido. Através de um site, a criança ouve a história de um dos 4 personagens: raposa, porquinho, coelho e galinha, que vivem aventuras e passam por problemas respiratórios parecidos com o da criança, – como constipação, falta de ar e tosse -, ao mesmo tempo em que a criança faz o tratamento.

Cada áudio dura, aproximadamente, 12 minutos, – o tempo médio de uma inalação, e traz histórias distintas, redigidas pela escritora infantil Noemi Loureiro e com supervisão dos médicos especialistas da Clin Kids. Veja aqui como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=9HEQziWneQY

MullenLowe aposta em criatividade e inovação para Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, a MullenLowe Brasil lançou o projeto “Minutos para Mães” – uma ação que busca dar às mamães da agência um descanso de verdade, uma vez que o Dia das Mães sempre cai no domingo. O site desenvolvido permite que cada colaborador doe minutos de trabalho para as mães tirarem um day off. É uma forma de agradecer e premiar as mamães com um feriado legítimo.

No total foram doadas mais de 130 horas. Ou melhor, 16 day offs.

quarta-feira, 16 de maio de 2018
Casamento real inspira brilhante ação digital

Para comemorar a dedicação do casal real à luta contra o uso de garrafas plásticas de utilização única, a SodaStream, maior marca de água gaseificada do mundo, vestiu as garrafas de uma edição limitada que serão leiloadas para doação à organização de caridade Surfers Against Sewage, que combate o uso do plástico. A SodaStream é uma grande promotora da eliminação do plástico de uso único no mundo e está entusiasmada em poder chamar a atenção para esse problema mundial doando a receita arrecadada no leilão para a Surfers Against Sewage, organização de caridade escolhida pelo casal real.

Os chapéus em miniatura foram criados utilizando-se impressão de 3D com tecnologia de ponta e são 100% recicláveis. Cada um dos cinco designs exclusivos dos chapéus é inspirado em um modelo icônico que já foi utilizado por mulheres da realeza. O conceito foi criado pela Gefen Team, agência de inovação israelense, e foi desenvolvido em colaboração com a equipe de marketing global da SodaStream.

Os chapéus da edição real limitada serão leiloados pela internet e os fãs do casal real em todo o mundo poderão fazer suas ofertas.

“Enfrentar a poluição do plástico nos mares deveria ser uma prioridade para os governos, marcas e pessoas”, disse Hugo Tagholm, diretor executivo da Surfers Against Sewage. “O compromisso da SodaStream em eliminar o plástico e promover as garrafas reutilizáveis é um grande passo na direção certa para termos costas livres do plástico e representa uma mensagem forte para o setor de bebidas. Esse projeto diferente e extravagante para celebrar o casamento real destaca ainda mais a importância de erradicar a epidemia do plástico de uso único.”

“Tiro o meu chapéu para o casal real e desejo-lhes tudo de bom no seu casamento”, disse Daniel Birnbaum, diretor executivo da SodaStream. “Eu lhes dou os parabéns por defenderem a criação de um mundo sem garrafas plásticas e por escolherem a Surfers Against Sewage como uma das suas organizações de caridade oficiais. Espero que outras pessoas se sintam inspiradas e defendam essa causa.”

ogilvy

Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ao completar 50 anos, o conceito criativo que permeia a comunicação do principal evento literário do País não poderia ser mais contemporâneo. Criado pela Ogilvy, agência responsável pela comunicação integrada da Bienal do Livro, a campanha tem como proposta valorizar e destacar o protagonismo do livro em meio à nova percepção dos brasileiros diante do turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje propicia. A ideia é mostrar que, apesar dessas mudanças culturais no País, o livro é a fonte de informação mais profunda e confiável sobre qualquer assunto dos nossos tempos, seja ficção ou realidade.

Com a assinatura “Venha fazer esse download de conhecimento”, a campanha traz elementos que humanizam o livro ao utilizar pessoas reais nas peças de comunicação. Além disso, o conceito enfatiza a importância do diálogo, da abertura de perspectivas e busca de novos conceitos, sempre levando em consideração as necessidades e interesses de todos os elos da cadeia do consumo de informação e cultura.

“Desenvolvemos um conceito bastante líquido, destacando o livro como agente essencial para aprofundamento diante desse processo de dispersão e excesso de informação que vivemos atualmente. Não importa o assunto em destaque ou a grande discussão no momento – sempre haverá um livro (ou vários) que fale sobre esse tema”, comenta o diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil, Guiga Giacomo.

“O conceito é muito feliz porque reforça a Bienal do Livro como uma plataforma multicultural, de forma inovadora, ao enfatizar o livro, em todos os seus formatos, como agente essencial do processo de conexão entre o conhecimento e o universo digital, no qual vivemos hoje. Destaca também o livro e a leitura como ponte para o pensamento, além de serem geradores de conhecimento”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em – encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados importantes autores internacionais: Victoria Aveyard (11/08), autora da série “A Rainha Vermelha”; Soman Chainani (10/08), autor da série “A escola do bem e do mal”; Yoav Blum (07/08), autor de “Os criadores de coincidências”; Lauren Blakely (05/08), autora “Mister O”; e, Anna Todd, autora da série “After”.

O evento reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras brasileiras, além de players internacionais.

Publicis Brasil cria nova campanha para Carrefour

O Rivaldo (Guimarães) é o craque em variedade, já o Tafarel (Bueno) bate um bolão em economia e o Denílson (Brito) é o mestre da agilidade. Esses clientes reais são os protagonistas da nova campanha do Carrefour lançada nesta terça-feira (15) em todo o país. Com o slogan “Quem é craque faz Carrefour”, a campanha destaca as ações promocionais da rede ao longo dos meses de maio, junho e julho.

Criada pela Publicis, a campanha reforça os atributos da marca Carrefour, que permite ao cliente fazer do jeito dele, sempre com a melhor opção de compra. “Buscamos clientes que possuem nomes que são identificados com a paixão nacional e que fazem as suas compras de um jeito único e exclusivo, algo que apenas o Carrefour permite”, destaca Domenico Massareto, CCO da Publicis.

O plano de mídia inclui filmes institucional e de ofertas, mídia digital e ativação no ponto de venda. A criação da campanha é de Eugenio Lima, Vitor Hildebrand e Rodolfo Monteiro sob direção de criação de Domênico Massareto, Henrique Mattos e Luís Figueiredo.

africa

A agência Africa anuncia que, após processo de concorrência, conquista Vale e volta a ser responsável pela comunicação de uma das maiores multinacionais do Brasil. Essa não é a primeira vez que as empresas trabalham juntas, entre 2004 e 2011 Africa foi a agência de publicidade da Vale, responsável pela comunicação internacional da mineradora. Dessa vez, a Africa é responsável pela comunicação on e off da marca. “Estamos muito felizes e honrados em trabalhar novamente com essa marca e empresa que tanto admiramos. Depois de um longo processo de concorrência, estamos orgulhosos da Vale voltar para a casa”, comenta Marcio Santoro, copresidente e CEO da Africa.

segunda-feira, 14 de maio de 2018
Ellen Roche

Considerada como uma das maiores instituições financeiras do Brasil, com presença em todos os estados e Distrito Federal, a Crefisa lança sua nova campanha publicitária, denominada “Facilidades”, recheada de novidades. Entre os pontos de destaque, a empresa apresenta seu novo slogan: “Crefisa, sempre ao seu lado”, e a atriz Ellen Roche surge como nova garota propaganda.

Com forte apelo popular, a atriz Global estará nos próximos filmes publicitários da marca – criados e assinados pela Agência Panda Publicidade e Propaganda, uma das maiores anunciantes do país –, que refletem o novo posicionamento e a ampliação da linha de produtos e serviços com foco em abertura de conta digital, empréstimo on-line e solicitação de cartões.

Os clientes da Crefisa poderão ampliar seu relacionamento com a empresa por meio da abertura de uma conta digital, para isso, já está disponível o aplicativo para Android e iOS, no qual os clientes fazem o download gratuito e, em poucos minutos, abrem sua conta digital. Outra facilidade é o Cartão Crefisa, que pode ser adquirido em todos os Pontos de Atendimento e traz a comodidade e a garantia de dinheiro na mão sempre que o cliente precisar.

Leila Pereira, Presidente da Crefisa, reforça: “A nova campanha da Crefisa reflete o novo momento da marca. Pensando em nossos clientes, ampliamos nossos produtos e os canais transacionais visando facilidade, rapidez e segurança a todos os nossos clientes”.

Tal ação faz parte do planejamento de marketing anual da Crefisa, com o objetivo de potencializar e maximizar as receitas da empresa. Até o fim de 2018, mais novidades serão apresentadas ao mercado.

terça-feira, 8 de maio de 2018
CuboCC cria para o Dia das Mães da C&A

A C&A, empresa que oferece produtos e experiências para conectar as pessoas à moda, apresenta campanha em homenagem à relação de parceria e humor que existe entre mães e filhos. A marca convidou três famílias reais para estrelar uma sessão de fotos que mostram momentos da maternidade com muita intimidade e diversão.

Como mote da campanha, a C&A traz o slogan #FalaPraEla. A hashtag incentiva os filhos a declararem seu amor por suas mães assim como elas fazem por eles: por meio da expressão das preocupações típicas, das frases de efeito que toda mãe usa e, principalmente, por meio do carinho e cuidado que completam o pacote. As mensagens leves e bem-humoradas vêm acompanhadas de cores vibrantes e muitos produtos para os mais diversos estilos de mães. A campanha será veiculada nos perfis oficiais das redes sociais da C&A.

Considerado como o segundo Natal para o varejo de moda, o Dia das Mães traz outras novidades para a C&A. Além das fotos, a marca também lança coleção dedicada às mães, investindo em um mix de produtos especialmente para a data. A linha completa já está disponível nas lojas físicas da C&A e no site.

segunda-feira, 7 de maio de 2018
Banco do Brasil cria campanha #SuperMãe

Quais superpoderes as mães brasileiras possuem? É o que a nova campanha do Banco do Brasil vai desvendar neste próximo Dia das Mães. Composta por filme, que ocupará os canais digitais do Banco, e ação no portal Vix, a comunicação criada pela agência Master traz depoimentos de filhos e maridos sobre o dia a dia de suas heroínas e quais habilidades elas têm para dar conta de tudo o que envolve suas rotinas.

Sensível, delicado e ao mesmo tempo divertido, o vídeo intercala momentos em que os familiares descrevem todas as particularidades e singularidades que tornam a mãe especial, enquanto um desenhista cria uma personagem para cada uma delas. O resultado é uma coleção de capas de HQ de “Super Mães”.

As contempladas, assim como todas as mães brasileiras, possuem algo de especial em suas personalidades, no modo de agir e de levar a vida. São elas a influenciadora digital Julyana Mendes, do canal Mãe de Sete, que, como o próprio nome anuncia, possui sete filhos, e três funcionárias do Banco do Brasil: Carla Nesi, mãe de um menino de 12 anos, Claudiane Guimarães, mãe de dois filhos (6 e 12 anos) e, atualmente, grávida de oito meses, e Sheila Greik, mãe de dois filhos adotivos (13 e 15 anos).

“Muitas vezes, no dia a dia, nos esquecemos de quão importante é a presença da mãe em nossas rotinas. Parece que tudo está tão no automático que não prestamos atenção em todas as coisas que elas fazem e nem em como sempre dão conta de tudo: são amigas, companheiras, chefs, conectadas, trabalhadoras, e muitas outras coisas. A campanha vem para mostrar que são mesmo super-heroínas e colocá-las num lugar de protagonismo”, explica Alexandre Alves, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.

O filme mostra as mães chegando a uma unidade do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para participar de um evento. No local, entram em uma sala onde começam a ouvir o áudio dos filhos falando sobre elas. Neste momento, as capas de HQ em tamanho gigante são reveladas e elas se emocionam ao se verem retratadas como verdadeiras super-heroínas.

Além do filme, a campanha conta com ação no portal Vix, em que os internautas poderão responder a um quiz e descobrir qual o perfil de heroína de suas mães: super biônica, super fã, super vidente, super amiga, super zen ou super lacradora.

O questionário do quiz traz 10 perguntas sobre o perfil das mães, abordando características e atitudes de forma divertida e bem-humorada. O resultado é a ilustração de uma super mãe, que pode ser compartilhado em redes sociais.

“Sempre ouvimos dizer que as mães são super-heroínas, então, decidimos fazer uma ação para que elas se sentissem como tal. E que isso ficasse registrado para sempre. O filme é sobre isso. Tem emoção, surpresa, declaração de amor e, no final, um presente. E para que todos os filhos pudessem homenagear as suas heroínas, criamos também o quiz”, finaliza Vinicius Miike, diretor de criação da agência Master.

A comunicação conta também com ação da agência Isobar para as redes sociais e para o público interno do Banco. No dia 09 de maio, ilustradores farão desenhos de mães dos usuários do Facebook. Haverá um post para convidar as pessoas a interagirem e falarem como veem ou imaginam as suas mães. Para captar os traços da figura materna, os ilustradores irão interpretar as informações dadas pelos seus filhos na página de perfil do Banco, irão ilustrá-las como super-heroínas e elas serão postadas na própria rede. No dia 13 de maio, Dia das Mães, haverá um vídeo do compilado da ação no Facebook, levando o conceito de super-heroína como homenagem do Banco do Brasil para este dia.

No sábado (12), véspera do Dia das Mães, nos CCBBs Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo ilustradores atenderão os visitantes que quiserem homenagear suas mães com uma imagem que a transformará em uma personagem de super-heroína, conforme a descrição do visitante.

loew

A agência MullenLowe conquistou a marca Targifor, que compõe o portfólio da divisão Consumer Health Care do laboratório Sanofi. A agência será responsável pela campanha de reposicionamento da marca.

“Este ano, a marca Targifor terá um desafio estratégico grande e, para isso, precisamos nos cercar de parceiros competentes, experientes e que tragam uma boa dose de inovação para construir essa jornada. Estamos confiantes no trabalho que vamos desenvolver junto à MullenLowe”, afirma Cinthia Ribeiro, gerente de marketing para a categoria de Nutrição.

Para André Gomes, CEO da MullenLowe Brasil, essa conquista endossa a confiança da Sanofi pela agência. “Temos o maior carinho por esse projeto. Ele é corajoso e inovador. Estamos sempre à procura de algo que nos desafie e não há dúvidas de que encontramos em Targifor. É uma responsabilidade imensa, mas é exatamente isso o que nos motiva.”

sexta-feira, 4 de maio de 2018
Artplan cria para Cruz Vermelha

Nesta semana, a Cruz Vermelha Brasileira apresenta a segunda fase da comunicação para o projeto Transição de Roupas, assinado pela Artplan, e que se destaca por ser a 1ª campanha de doação de roupas no mundo voltada para pessoas transexuais.

Na primeira fase, foram arrecadadas mais de uma tonelada de roupas, beneficiando não só o público transgênero, mas também refugiados e pessoas em situação de rua. A partir do conteúdo captado durante esta primeira etapa, um mini-documentário chamado Transparentes, que retrata a história de quatro pessoas transexuais – Jordhan Lessa, Kauã Gabriel, Wanessa Borges e Maria Eduarda -, foi produzido e transformado em um registro poético que mostra ao mundo a realidade desse público, muitas vezes ignorado pela sociedade. Os personagens contam as dificuldades que tiveram no decorrer da vida, relações com os pais, falta de apoio e como nasceram novamente em um outro gênero.

“Após o sucesso de arrecadação da primeira fase, continuamos mostrando a realidade, vida e história dessas pessoas – que ainda muitas vezes continuam invisíveis aos olhos da sociedade – de forma inédita. Queremos dar voz e visibilidade a este tema por meio de conteúdos exclusivos e impactantes”, afirma Ricardo Weitsman, Diretor de Criação da Artplan.

O filme conta com cocriação da Cruz Vermelha, Artplan e Square Pixel Filmes. A produção contou ainda com a parceria da Sonido, que compôs uma música exclusiva para o documentário chamada “There Goes My Heart”. A atriz Carolina Dickmann foi a locutora do trailer, além de usar suas redes para divulgação da ação.

O documentário completo e diversas informações estão no site transparentes.com.br, bem como o clipe da música exclusiva que conta com cenas do trabalho, interpretada delicadamente pelas irmãs Clarissa Lopes, Juliana Lopes e Rae Lopes.

destaque-493593-dani-calabresa

O Buscapé, líder global em comparação de preços, estreia no dia 02 de maio a campanha institucional “Buscapé Nas Ruas”. Assinada pela Jotacom, a campanha apresenta a atriz e comediante Dani Calabresa como garota propaganda da marca e traz também o ator Leandro Ramos, que dá vida ao personagem Julinho da Van, do Choque de Cultura, um dos canais de humor de mais sucesso no Youtube.

O vice-presidente de Marketing e Produto, Fabio Sakae, explica que o Buscapé foi às ruas para mostrar a diversidade do povo brasileiro e, com isso fazer um paralelo com a principal característica do site de busca. “O Buscapé tem de tudo e é para todos. Independentemente do que o consumidor quer comprar, é no Buscapé que ele vai encontrar o menor preço e fazer a melhor compra “, explica.

Sakae explica que a diversidade é um pilar estratégico do Buscapé, tanto no que tange ao sortimento de produtos oferecidos ao consumidor, quanto ao DNA da marca, e por isso a escolha de Dani Calabresa para dar rosto à marca está totalmente alinhada ao momento da companhia. “É a primeira vez que temos uma mulher como garota propaganda e isso é um motivo de muito orgulho para o Buscapé. O humor da Dani Calabresa conversa com todos os públicos e é justamente isso que queremos nesse momento”, ressalta.

A comediante vai estrelar as ações on e offline da marca nesta campanha institucional e em todas as ações pontuais voltadas para as principais datas do varejo (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, saldão de verão e Dia do Consumidor).

Além de Dani Calabresa, o Buscapé também contará com um reforço de peso para as ações online: o ator Leandro Ramos, que interpreta o personagem Julinho da Van, do canal Choque de Cultura. “Trouxemos um dos personagens mais queridos da internet justamente para conectar o Buscapé com esse público que utiliza a internet como o principal canal de informação e entretenimento. Mais uma vez apostamos no humor, porque nada une mais o povo brasileiro do que uma boa piada”, afirma.

BBH Singapore cria projeto mobile para Nike

Poucos mercados no mundo crescem tanto quanto aqueles ligados aos setores de entretenimento e esportes. Em dois anos o Brasil bateu recorde no número de grandes shows internacionais, a Sociedade Esportiva Palmeiras passou de uma média de 9 mil espectadores para 31 mil após a abertura da sua nova Arena e o Sport Club Corinthians Paulista se tornou líder de público no Campeonato Brasileiro, com média de 34 mil pessoas por partida. Apenas a Copa do Mundo, que este ano será realizada na Rússia, envolve bilhões entre direitos de transmissão, vendas de ingresso e patrocínios.
Aprofundar os conhecimentos sobre os negócios ligados à mídia, ao entretenimento e aos esportes é o objetivo de um novo curso de extensão da ESPM, principal referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Consumo, Administração, Marketing e Economia Criativa. Com início em 5 de maio, a programação envolverá estudos de casos, análise do modelo de negócio de grandes eventos e as estratégias de marketing de toda a cadeia — de desenvolvedores e promotores de eventos a patrocinadores.
As aulas serão ministradas por um grupo de profissionais que trabalham em várias frentes desse mercado e que vão compartilhar suas experiências, além de se dedicar às mais recentes teorias sobre esse tipo de negócio. Durante o curso os alunos terão um dia de aula prática com cada professor, que será ministrada na empresa que o docente trabalha e relacionada a vida dele. Entre os profissionais que farão parte do grupo de docentes estão Rodrigo Vicentini, diretor de alianças estratégicas e parcerias da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, Luiz Gonzaga de Luca, CEO da rede de salas de cinemas Cinépolis, Felipe Kozlowski, principal executivo de esportes do Facebook, e Roberto Siviero e Ricardo Trade, membros do comitê organizador da Copa do Mundo 2014.
“O profissional de marketing nunca teve tantas opções como se tem hoje, da emissora de TV até o post patrocinado no perfil da blogueira. Neste mercado tão concorrido, quem vende precisa ser bem preparado e quem compra quer ver o resultado”, diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM e CEO da Flix Media. “selecionamos sempre os melhores profissionais do mercado para ministrar aulas na ESPM para levar histórias reais e atuais, além de proporcionar um ótimo networking, afirma.
O curso Negócio de Mídia, Entretenimento e Esportes no Mundo Digital terá duração de 108 horas – num total de 36 encontros – e será ministrado no campus ESPM TECH, na Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo.

jose

A Maybelline New York, a principal marca de cosméticos do mundo, tem a satisfação de anunciar Josephine Skriver como garota-propaganda global. Modelo famosa internacionalmente e com fãs fiéis, Josephine chegou ao ápice do seu segmento após anos de dedicação, muito trabalho e agitação na Big Apple e ao redor do mundo. Ela é reconhecida pelo trabalho filantrópico, por ter os pés no chão e pelo imenso sucesso na carreira como modelo nas passarelas e em campanhas que fizeram história.

Josephine faz parte de um seleto grupo de garotas-propaganda globais que ajudaram a dar forma à identidade da icônica marca de beleza que é a Maybelline New York. Entre elas estão Adriana Lima, Gigi Hadid, Herieth Paul, Jourdan Dunn, Cris Urena, I-Hua Wu, Emily DiDonato e Christy Turlington. Em parceria com a Maybelline New York, Josephine participará de atividades da marca em âmbito global.

“Fazer parte da família Maybelline New York é um sonho que se torna realidade”, disse Josephine. “Uso a Maybelline desde pequena. É uma honra representar não só a Maybelline, mas todas as meninas que estão usando Maybelline, pois essas jovens são o futuro. Elas são poderosas e lindas, e é isso que a Maybelline significa na minha opinião. Eu não poderia estar mais orgulhosa de representá-las e fazer isso acontecer.”

Josephine cresceu na Dinamarca. Ainda adolescente, em visita a Nova York, recebeu o primeiro convite para trabalhar como modelo. Anos depois, em fevereiro de 2011, a relação de Josephine com a maior metrópole americana se completou quando ela estreou na Semana de Moda de Nova York, desfilando para designers como Calvin Klein e Rag & Bone. No mesmo ano, ela participou de desfiles em Milão e Paris, trabalhando para as grifes Balenciaga, Chanel, Dolce & Gabbana, Valentino, Yves Saint Laurent e, principalmente, em um desfile fechado da marca Prada.

Desde aquele bem-sucedido início de carreira, Josephine já participou de campanhas para marcas como Bulgari, Gucci, Max Mara, Michael Kors e Tom Ford. Também trabalhou com importantes fotógrafos, como Steven Meisel e Mikael Jansson. Entre os destaques na área editorial estão as versões americana, italiana e alemã da revista Vogue, além das publicações V, Dazed, W e Interview. Em 2013, Josephine participou pela primeira vez do Victoria’s Secret Fashion Show. Desde então, sempre esteve presente no desfile anual da marca. Ela recebeu o cobiçado título de Victoria’s Secret Angel em 2016.

“Estamos felizes demais por termos a Josephine na nossa família Maybelline”, disse Leonardo Chavez, que é presidente de marca global da Maybelline New York. “Uma parceria com a Josephine foi algo completamente orgânico, pois ela tem um efeito sobre os nossos clientes globais e é um acréscimo dinâmico e inovador ao nosso grupo de talentos. Ela incorpora determinação, coragem, energia e garra, tendo também uma verdadeira conexão com Nova York e com o sonho de fazer acontecer nesta cidade.”

Além de atuar como modelo, Josephine é conhecida por defender direitos LGBTQ em todo o mundo e está envolvida com organizações como Family Equality Council e COLAGE, além da instituição Keep A Child Alive, que tem foco em crianças com HIV. Criada por pais LGBTQ, a modelo deseja compartilhar a própria jornada a fim de servir de inspiração para crianças e para todas as gerações futuras de famílias LGBTQ.

Josephine está muito animada por continuar trabalhando com a Maybelline New York nesta estação. Ela participará da sua primeira campanha com a marca para o lançamento do Super Cushion 2-in-1 em maio de 2018.

NBS assina nova campanha para Oi Livre

Um dos maiores sucessos do cinema, “O Guarda-Costas” foi a inspiração da NBS para criar a nova campanha de divulgação do Oi Livre, o pré-pago da Oi. Rápido como o personagem do filme, o youtuber Whindersson Nunes salva clientes que ficaram sem internet no celular. O comercial é embalado pelo hit “I will Always love you”, trilha do longa.

O filme “Praia” mostra duas amigas na praia que precisam localizar seus amigos. Ao perceberem que seu pacote de internet terminou, Whindersson Nunes aparece, heroicamente, lembrando que com Oi livre o cliente da Oi não tem problemas quando sua Internet acaba. Basta trocar minutos por mais internet no app Minha Oi, que ele está a salvo e pode continuar usando seu pré normalmente.

Em “Praça”, dois amigos caminham e resolvem comprar ingressos para um show, até um deles descobrir que seu pacote de internet acabou. Whindersson, mais uma vez, surge como um herói e mostra a funcionalidade do produto que troca minutos por Internet rapidinho, resolvendo o problema dos personagens.

“Nessa campanha de Oi Livre a ideia era passar que com a troca de minutos por internet, exclusiva da Oi, você não fica na mão. Esse é um recurso que salva o dia, daí a paródia ao Guarda-Costas protagonizado pelo Whindersson que já virou um símbolo do produto e da marca”, explica Marcello Noronha, diretor de Criação da NBS Rio.

A nova campanha terá veiculação em TV aberta , mídia ooh, digital, além de conteúdo diferenciado para web nos canais digitais da operador.

segunda-feira, 23 de abril de 2018
Tiago Leifert em ação da Talent Marcel

Em nova campanha criada pela Talent Marcel e protagonizada por Tiago Leifert, a Claro promove o “Claro Troca”, programa que aceita o smartphone usado do cliente como parte do pagamento para aquisição de um modelo novo. No filme, que estreia dia 20 de abril, o apresentador ressalta a troca que fez e mostra seu mais novo modelo de smartphone, o Galaxy S9. Na mesma data, iniciam as vendas do mais recente lançamento da Samsung, em todas as lojas da operadora. O plano de mídia contempla a veiculação em 30 segundos na TV aberta, paytv e no meio digital, além de mídia regional com mídia impressa, OOH e rádio.

“Nesta campanha queremos mostrar de uma maneira bem direta e divertida que o “Claro Troca” é tão bom que vai deixar todo mundo mal-acostumado”, ilustra Rodrigo Lugato, Diretor de Criação da Talent Marcel.

sexta-feira, 20 de abril de 2018
BETC/Havas cria ação com Simone e Simaria

Vanish, a marca que é sinônimo de tira manchas no Brasil, torna-se Vanish Gold e apresenta uma fórmula ainda melhor a partir de abril. Para a campanha, foi convocada a dupla do momento, Simone e Simaria, que promete mostrar ao consumidor como utilizar o produto para remover na primeira lavagem as manchas mais difíceis, incluindo as mais recorrentes, como de suor com desodorante. No filme, caracterizadas como Pink Ladies – as experts de Vanish – elas ensinam ao público de maneira divertida a remover as manchas tidas como impossíveis. A campanha é criada pela BETC/Havas e mostrará a nova fórmula em ação, que traz um coquetel de enzimas que penetram fundo na fibra dos tecidos.

“Estamos extremamente felizes com essa nova parceria. Acreditamos que as meninas irão representar muito bem a marca, trazendo modernidade para as Pink Ladies que os nossos consumidores já estão acostumados a ver. Para nós é importante mostrar que a lavagem de roupas não precisa ser um processo moroso”, comenta Mônica Nascimento, Diretora de marketing de Vanish. “Queremos sempre facilitar a rotina dos brasileiros, e agora, com Vanish Gold, trazer uma solução que antes era impossível, contra manchas de suor com desodorante entre outras, removendo na primeira lavagem”, completa.
A campanha, que estreia em TV aberta e fechada com filmes de 30” e 60”, contempla mídia Out of Home e digital. A estratégia de comunicação, assinada pela agência, traz para os canais digitais de Vanish diversos vídeos no formato Talk Show, nos quais a dupla Simone e Simaria responde a perguntas enviadas pelos fãs. A ação conta ainda com a criação de memes exclusivos, que trazem as cantoras em cenas engraçadas e divertidas durante as filmagens da campanha.

Wunderman

A Shell Lubrificantes terá, mais uma vez, grandes inovações em sua mais nova campanha criada pela Wunderman, que traz o lado afetivo do relacionamento entre os carros e seus donos. A agência passa a atender todos os canais da nova fase da ação de Shell Helix – linha para veículos leves – que traz algo inédito para o mercado a partir de uma estratégia segmentada de mídia: criar interações que impactam de maneira direta a vida real dos veículos e seus apaixonados motoristas.

“O brasileiro é apaixonado por carros e, ao desenvolvermos campanhas como essa, buscamos reforçar a relação afetiva que existe entre os veículos e seus proprietários. O objetivo dessa ação, que poderá ser vista pela cidade de São Paulo, é fortalecer a presença e o posicionamento de Shell Helix no mercado, intensificando o engajamento com os consumidores por meio de interações que gerem impacto no dia a dia dos motoristas”, comenta Raquel Sampaio, gerente de marca e comunicação da Shell Lubrificantes.

Com o conceito “Seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix”, a Wunderman personalizou a campanha para rádio, revista, social, out of home, entre outros tipos de mídia da capital paulista, em peças que dialogam com situações específicas do cotidiano, interagindo com o público em “real time”. “Os carros fazem muito pelos seus donos, mas muitas vezes eles não percebem. Pensando nisso, decidimos fazer uma campanha totalmente personalizada, que gerasse uma conversa com o consumidor e que mostrasse a real importância de cuidar bem do seu carro”, conta Fernando Tomeu, diretor de criação da Wunderman.

O resultado de todo esse trabalho criativo são peças com interações reais com os motoristas e seus veículos. No horário de pico de trânsito paulistano, a mensagem exibida nos relógios de rua é “Seu carro não reclama do anda e para. Retribua com Shell Helix”. Já outra interação chama a atenção na famosa Rua São Caetano, conhecida em São Paulo como “Rua das Noivas”: “Seu carro não liga se você chegar na igreja de limusine. Retribua com Shell Helix”.
Em plataformas como o aplicativo Waze, a interação é também focada para as situações do cotidiano de São Paulo com a mensagem “Seu carro também madruga para fugir do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para antes do rodízio paulistano; e “Seu carro esperou pacientemente o fim do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para depois do rodízio. Essa lógica do digital ainda chegará às rádios com os boletins de trânsito ao vivo, dependendo das condições reais, lidas pelos repórteres do alto dos helicópteros que sobrevoam a cidade. “Assim como as informações do engarrafamento ou das condições de tempo variam, a mensagem seguirá a mesma lógica e será adaptada”, detalha Tomeu.

Para os materiais impressos, foram criados encartes personalizados para alguns bairros de São Paulo, que serão entregues junto da revista Veja São Paulo, nos quais se busca destacar o que os carros fazem por seus donos, seja no ‘sobe e desce das ladeiras de Perdizes com a mensagem “Seu carro não desiste quando vê uma pirambeira. Retribua com Shell Helix”; ou nas compras do movimentado bairro de Pinheiros: “Seu carro não reclama de voltar cheio de amigos da Rua dos Pinheiros. Retribua com Shell Helix”.
Ao todo, são mais de 100 mensagens personalizadas em peças para as diversas mídias on e off e canais out of home como relógios, cancelas, carrinhos de aeroportos e supermercados e outros capazes de atingir os donos de veículos em várias ocasiões do dia a dia. “Essa campanha é mais um capítulo dessa história que Shell Helix vem contando com a ajuda da Wunderman, entre os carros e seus donos, dando o recado de que ‘quem ama cuida’, como diz o ditado”, finaliza Sampaio.

segunda-feira, 16 de abril de 2018
martinsorrel-tito_

Depois do início de investigações diante de alegações de má conduta pessoal, Martin Sorrel, fundador da WPP, renunciou ao cargo de diretor-executivo da empresa.

Sorrell tranformou a WPP em uma marca global durante os 33 anos que ficou sob seu comando, mas foi acusado de abusar dos ativos da empresa, fatos negados pelo empresário. O profissional anunciou a saída após a notícia de que a investigação sobre o assunto havia sido concluída. De acordo com a empresa, “a alegação não envolveu quantias significativas”.

“Quando olho para frente, vejo que a atual interrupção está simplesmente exercendo muita pressão desnecessária sobre o negócio”, disse Sorrell em um comunicado à equipe da WPP. “É por isso que decidi que, no seu interesse, no interesse de nossos clientes, no interesse de todos os acionistas, grandes e pequenos, e no interesse de todos os outros interessados, é melhor eu me afastar. ” O presidente Roberto Quarta liderará a empresa até que um novo executivo chefe seja escolhido.

quinta-feira, 12 de abril de 2018
sparte2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo é patrocinadora da SP Arte, e proporcionará aos visitantes do seu espaço uma experiência de arte multimídia. A instalação #MinhaÓtica, assinada pelo diretor criativo Pazetto e pelo arquiteto e vídeo artista Giuliano Scandiuzzi, propõe uma reflexão sobre as mais diversas conexões do dia a dia, de forma interativa e real, em um painel multi-imagem. A Vivo também promoverá as visitas guiadas da 14ª edição do evento, que acontece entre os dias 12 e 15 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
A instalação interativa terá a função de capturar a atenção de quem passa por ali: um conjunto de diferentes telas (tablets, notebooks, televisões e até circuitos de monitoramento) vai reproduzir a ótica das pessoas sobre a arte. Quem usar a #VIVONASPARTE2018 em postagens relacionadas ao evento terá sua imagem reproduzida na instalação criada pelo Banco de Eventos.

quarta-feira, 11 de abril de 2018
ber

A NBS em São Paulo anuncia a chegada de Bernardo Kirschner como diretor de planejamento. Bernardo chega para integrar o time NBS.Genius que cuida de contas como Panasonic, Iguatemi, entre outras. Cientista social de formação e com 2 prêmios Effie na bagagem, Bernardo soma passagens pelas agências Ogilvy, JWT, Publicis, Isobar, VML e Z+/Havas. Com 20 anos de carreira, atuou para marcas como Netflix, TIM, Fiat, Colgate e P&G.
“A visão da NBS sobre planejamento casou muito com o que eu acredito. E o momento da agência é muito bacana para crescer, redefinir modelos de pensamento e principalmente aprofundar o processo de integração do planejamento com as demais áreas”, comenta Bernardo.
O NBS.Genius é uma plataforma de inteligência da NBS que reúne Data Intelligence, Planejamebto Estratégico e Monitoramento.

segunda-feira, 9 de abril de 2018
E/OU-MRM anuncia novo posicionamento

A E/OU-MRM comemora 15 anos de atuação num mercado no qual os dados se tornaram matéria-prima valiosíssima. Liderada por Fábio Souza (CEO), em sociedade com Eduardo Soutello (CSO – Chief Strategy Officer) e Eduardo Rodrigues (CCO – Chief Creative Officer), a agência digital, que teve sua origem no CRM e preserva o conhecimento e a relevância da área, lança agora uma campanha institucional, que destaca seu novo posicionamento.
Fundada em 2003 como e|ou, a agência manteve em seu discurso o foco de criar um relacionamento baseado em valor real entre o consumidor e as marcas, sempre pautada por estratégia, criatividade, tecnologia e performance. Em 2018, sai de cena a assinatura “Boa de Briga”, que acompanhava a agência desde 2009 e que veio da percepção dos próprios clientes a respeito da garra e da entrega da equipe, e chega a premissa reformulada “Meaningful Connections”, que quer dizer “conexões significativas” ou “conexões que tem significado”.

De acordo com Eduardo Rodrigues, CCO da agência, a mensagem contida na assinatura – expressa o manifesto que permeará a nova campanha institucional – diz respeito à necessidade de criar vínculos verdadeiros em uma realidade que multiplicou as possibilidades de escolha das pessoas. “O mundo está cada vez menos óbvio, o que é ótimo, e nesse oceano de possiblidades é preciso surpreender e trazer significado para conquistar alguém, ainda mais quando se trata de uma marca que quer interagir com uma pessoa”, explica.

A agência reescreve seu posicionamento aceitando que, mesmo sendo a hora de pendurar as luvas (de boxe, símbolo da empresa), não é preciso abandonar a hipótese inicial. “Acreditamos que é o momento de dar visibilidade a mais aspectos do trabalho da agência. Sempre seremos bons de briga. Neste momento, é importante mostrar que ajudamos as marcas a estabelecer conexões com os consumidores, de forma fluída e identificada com seu dia a dia”, diz o CEO, Fábio Souza. “Fazemos isso estudando o comportamento das pessoas, desenhando estratégias de comunicação que as mobilizem, traçando e implantando planos que integrem todos os pontos de conexão com o público. No fim, entregamos resultados que mexem com os objetivos do negócio, impactando de forma positiva a fidelidade das pessoas e a rentabilidade dos clientes”, explica.

Confira o vídeo:

gimmick cria nova campanha para Lupo

Em meio à rotina corrida e individualista das cidades, a Lupo pergunta a personagens reais: “O que mais falta no mundo hoje?”. A campanha Espalhe Love, assinada pela gimmick, mostra que entre as diversas respostas, como gentileza, gratidão e respeito, amor é um consenso.
Pensando nisso, a marca promove, no meio da correria da cidade, uma chuva de corações com mensagens de amor, que despertam nas pessoas uma empatia imediata com o próximo. No filme, as pessoas tentam pegar os corações no ar, como se o sentimento fosse palpável, e são tocadas por uma energia contagiante.
Para a trilha sonora, a Lupo convidou a dupla Anavitória, que compôs canção exclusiva para a marca. Segundo Carolina Pires, Diretora Comercial e Marketing da Lupo, as cantoras captaram o conceito perfeitamente. “Além da letra, as vozes transmitem de forma calma e doce a proposta de espalhar amor, muito em sintonia com o que a Lupo acredita”, afirma.
O conceito Espalhe Love é um desdobramento do posicionamento “Lupo é Love”, que reforça a essência da Lupo como uma marca família, que está presente em todas as etapas da vida, desde a infância à fase adulta.

quarta-feira, 4 de abril de 2018
Mario-Andrea

Mario D’Andrea, presidente do Dentsu Creative Group, composto pelas agências Dentsu e mcgarrybowen, do grupo Dentsu Aegis Network – DAN Brasil, foi convidado a participar do conselho global de criação das agências Dentsu, que tem como principal missão tirar o melhor das inúmeras equipes e explorar as capacidades da rede pelo mundo, para elevar ainda mais a qualidade de trabalho oferecido aos negócios de seus clientes.
Este conselho é formado por apenas líderes de agências Dentsu, se encontrará várias vezes por ano e será envolvido em grandes projetos globais. D’Andrea representará a América Latina, sendo o primeiro executivo de todo o continente americano a integrar o Global Creative Council. O convite foi feito pessoalmente por Dick Van Motman, novo presidente mundial da Dentsu Brand Agencies, que promoveu sua primeira conferência global da rede em Tóquio no mês de março, quando também estabeleceu os novos caminhos para as agências da rede.
Para Abel Reis, CEO do DAN Brasil, “a participação de D’Andrea nesse comitê global reforça nosso compromisso com o trabalho da mais alta qualidade no Brasil, que tem que trazer aos clientes do nosso mercado o mesmo brilho que faz da rede de agências Dentsu uma potência global em aplicar tecnologia e criatividade para a construção de marcas e negócios”.

cola

Com criação da J. Walter Thompson a Coca-Cola Brasil lançou essa semana sua tradicional campanha para Copa do Mundo da FIFA. Bem diferente da campanha realizada em 2014 que contou com a participação de Gaby Amarantos, Monobloco, David Correy, e ganhou todo o país através das redes sociais, a primeira iniciativa da marca ligada a Copa em 2018 chega bem tímida com a promoção Casa Nova com Tudo Pronto Para Torcer, onde as embalagens trazem códigos promocionais com prêmios.

A fórmula já é bastante conhecida e pede que os consumidores realizem um cadastro pelo site da marca para concorrer. Desta vez a empresa sorteará dez casas e produtos licenciados Coca-Cola. “Os brasileiros têm uma forte conexão com o futebol e queremos estar perto dos torcedores para ajudá-los a prepararem suas casas para assistirem aos jogos”, comenta Francesco Cibó, diretor de comunicação e marketing integrado da Coca-Cola Brasil.

Criado pelo time de design da The Coca-Cola Company, as bebidas que fazem parte da promoção podem ser identificadas pelas tampas de cor verde ou amarela e pelo anel da lata de cor prata que terá o código promocional impresso na parte interna. A ação conta com peças para TV e mídias digitais da Coca-Cola, e ações de merchan na TV Globo.

segunda-feira, 2 de abril de 2018
Jotacom cria campanha para EF English Live

A English Live, maior escola de inglês online do mundo, estreia nova campanha para televisão fechada nessa segunda-feira, com a presença de Joel Santana. O treinador aparecerá nos dois vídeos ao lado da atriz Tata Werneck, que já estrelou outras campanhas da escola.
Como de costume, as peças têm um tom bem-humorado e que exploram a irreverência dos dois personagens. Renomado treinador do futebol brasileiro, Joel Santana ganhou diversos títulos e também ficou marcado por seu humor peculiar que rendeu diversas brincadeiras entre os torcedores. Além disso, Joel protagonizou uma marcante entrevista em inglês enquanto era treinador da África do Sul em 2010.
“Conseguimos unir duas paixões do brasileiro nessa nova campanha: futebol e humor. O Joel é uma figura histórica no cenário esportivo brasileiro e aproveitamos o gancho com o maior evento de futebol do mundo que se aproxima”, afirmou André Marques, CEO da English Live Brasil.
Desenvolvidos pela Jotacom, os vídeos mostram dois momentos distintos na vida de um técnico de futebol. O primeiro é em uma coletiva de imprensa, respondendo perguntas de jornalistas e o segundo é no vestiário antes de uma partida, passando instruções aos jogadores. Os vídeos ficarão no ar até o próximo mês de julho.

quarta-feira, 28 de março de 2018
delta

Como parceira internacional do Masters Tournament de golfe, a Delta Air Lines lançou hoje sua plataforma internacional de mídia, incluindo publicidade e mídia social, para apoiar e promover a marca Delta fora dos Estados Unidos, reforçando a parceria da companhia aérea com o renomado torneio de golfe.

“Nossa parceria com o Masters Tournament oferece uma plataforma global para fortalecer e promover a marca Delta em nossos principais mercados internacionais, patrocinando um dos eventos esportivos mais prestigiados do mundo”, disse Tim Mapes, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Delta. “Continuamos expandindo nossa rede global por meio de joint ventures e mercados emergentes, e a atividade focada no Reino Unido, México e Coréia do Sul ajudará a diferenciar a marca e trazer novos clientes e fãs de golfe.”

Com o torneio se aproximando – as competições começam no início de abril – a campanha de marketing está sendo veiculada em 11 países, em canais de TV, digitais, externos e em redes sociais, com investimentos concentrados em Londres, Seul e Cidade do México, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Londres, o investimento em mídia está ligado a uma parceria inédita com a Sky Sports no Reino Unido, na qual a Delta e a Sky estão criando uma série que será transmitida na semana do torneio, chamada Stories from the Last Nine (Histórias dos Últimos Nove Torneios), que fará um retrospecto dos últimos nove campeonatos do Augusta National Golf Club, na perspectiva dos campeões do Masters Tournament Sir Nick Faldo, Phil Mickelson, Jack Nicklaus, Sergio Garcia, Jordan Spieth, e outros que ganharam o cobiçado Green Jacket.”

Além das ações de marketing no Reino Unido, México e Coréia do Sul, a campanha social também será veiculada no Japão, China, Austrália, Canadá, Brasil, Espanha e África do Sul e em estações de rádio nos Estados Unidos.
Masters Tournament Delta Air Lines

terça-feira, 27 de março de 2018
Nova/sb cria campanha para BNDES

Com o conceito “BNDES Giro. Aqui tem crédito no tamanho certo para sua empresa”, a campanha mostra as linhas de financiamento voltada para micro, pequenas e médias empresas.
As peças têm por objetivo desmitificar, para os empresários, a imagem que “o BNDES não é pra mim”. A campanha será veiculada em diversos formatos na mídia online, TV aberta e fechada ( 3 filmes 15”) e rádio ( 2 spots 30”). Além disso, foram produzidos 5 vídeos tutoriais “ Hora do Giro”, onde funcionários do Banco dão dicas sobre capital de giro e suas aplicações e 4 vídeos cases “Giro de Sucesso”, com clientes que fizeram uso do BNDES Giro. Esses vídeos foram criados para serem usados nos canais próprios do BNDES.
O BNDES Giro é uma das linhas de financiamento do BNDES que permite ao empresário utilizar o empréstimo para financiar as mais variadas necessidades da sua empresa: reposição de estoque; pagamento de salários, fornecedores, tributos; compra de equipamento, veículos, mercadorias; ampliações e reformas etc.
A nova/sb – Entre as maiores agências de publicidade do país, única a ter o selo Pró-Ética – conquistado pelo segundo ano consecutivo junto ao Instituto Ethos e Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. É responsável pela premiada iniciativa de Comunicação de Interesse Público, o Comunica Que Muda (CQM), que tem aprofundado a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto como a descriminalização da maconha, o suicídio, o lixo, o uso do carro e a intolerância. O CQM tem uma forte presença digital, com blog e redes sociais e segue a tradição pioneira da agência, iniciada em 2006, de contribuir com os debates e transformações sociais

reserva

No momento sócio-político-econômico caótico do Brasil, a Reserva sobe ao ringue para bater no que nos agride. E convida a todos a lutar juntos. Para a campanha de Inverno 18, que conta com os lutadores Shogun e Demian Maia, a marca promove uma porrada nos problemas sociais, na violência psicológica e de gênero e tudo mais que nos envergonha. Para vencer é preciso um único peso-pesado: o amor.
Filho teu não foge à luta é uma coleção engajada com a vida real. Ao vestir a camisa, a convocação se estende a série de frases de combate a causas como: racismo (“Diga-me a cor da sua pele e não te direi porra nenhuma”); censura (“Cala a boca já morreu. Quem manda na minha boca sou eu”); assédio (“A de assédio, B de bullying, C de chega”); Machismo (“Mulher é o sexo ágil”); entre outras. Para isso, foram eleitos quatro embaixadores: Jojo Todynho, Gretchen, Leo Jaime e Jonathan Haagensen.
Baseada no tripé que alinha reciclagem, reuso e redução de impacto na natureza, a coleção inclui um grupo de produtos sustentáveis, como bermudas, polos, camisetas e calças feitas com fios que seriam descartados. O resultado é um efeito irregular que faz com que cada peça seja única. Os fios passam ainda por um tingimento que usa 50% menos água e energia, o que representa menos impacto ao meio ambiente.
Os acessórios são desenvolvidos a partir de materiais reaproveitados. Sobras de tecidos, etiquetas e solas de calçados foram trituradas, prensadas e, ao final do processo, dão origem a uma matéria-prima totalmente nova. Resignificar é preciso.
Baixe as suas armas e faça a sua parte: um filho teu não foge à luta!

Alma Grey Mexico

“Cómo hacer la revolución. Instrucciones para cambiar el mundo”, por Srdja Popović

Srdja Popović, líder do movimento estudantil que derrubou o ex-líder sérvio-bósnio Slobodan Milošević, que escreve esse tipo de manual para mudar o mundo e não é nada do que se poderia esperar. Na verdade, é a coisa mais próxima de fazer uma boa publicidade. É encorajador pensar que tudo o que dá errado no mundo pode – e deve ser mudado com duas coisas que a publicidade conhece bem: bom humor e criatividade.

Alma Jordán é Head de strategy na GREY México.Trabalhou na McCann Worldgroup como Senior Strategic Planner e tem passagens pela Wunderman e OgilvyOne também no Mexico.

quinta-feira, 1 de março de 2018
sxsw2

Com o slogan Brasil: o País que Alimenta o Mundo de Corpo e Alma, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança uma nova etapa da campanha internacional de comunicação e marketing Be Brasil (Seja Brasil), que promove a imagem do Brasil como parceiro de negócios no mercado internacional. Esta segunda fase está voltada à promoção da produção agrícola e alimentícia nacional e dos segmentos que se inserem na economia criativa brasileira.

O lançamento será na 25ª edição do South By Southwest (SXSW), principal festival de economia criativa e interatividade do mundo, que ocorre de 9 a 18 de março em Austin (EUA).

“O SXSW é o lugar ideal para marcar o início deste novo período, já que é um festival extremamente relevante para quem atua com comunicação em todo o mundo. A campanha Be Brasil vem ganhando força desde o seu lançamento, em 2016, e esta nova fase nos permitirá focar a atuação em dois pilares, que aparecem como ‘corpo e alma’ em nossa mensagem”, explica Carlos Villanova, gerente de Marketing e Comunicação da Apex-Brasil.

“Em relação à economia criativa, a campanha se desenvolverá mostrando que, além da criatividade que é tão característica do brasileiro, o país tem como oferecer ao mundo cadeias completas de produtos e serviços que se apoiam em ideias novas e inspiradoras. Estamos falando do audiovisual, dos games, da TI, do design, da moda, entre outros complexos em que o Brasil se destaca”, completa Villanova.

Esta nova fase da campanha, desenvolvida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, estará presente em todas as ações publicitárias, divulgações em redes sociais e ativações feitas pela Apex-Brasil durante o evento.

Marcelo Ribeiro, diretor de criação responsável pela nova identidade visual afirma que “Todos os elementos do projeto mostram um Brasil menos clichê para o mundo. Por isso o verde e o amarelo aparecem mais leves e acompanhados de duas cores de apoio. A tipografia transmite a seriedade e a criatividade dos temas Corpo e Alma. E descontruímos o logo em um ícone que conversa com Be Brasil de forma versátil e ideal para funcionar em redes sociais e outras plataformas”.

Para levar o conceito de bem estar bem e trazer a inspiração brasileira para o público global, a Apex-Brasil e a Natura farão um estúdio de beleza no Media Village, localizado no hotel JW Marriott, espaço que abriga a imprensa internacional no evento e recebe cerca de 800 pessoas por dia, entre jornalistas e palestrantes. Esse público poderá cuidar da pele com a linha Chronos, retocar a maquiagem com produtos da linha Una, fazer massagem com o creme de mãos da linha Ekos Castanha e conhecer melhor outros produtos da empresa brasileira de cosméticos, que também promoverá painel durante o evento, no dia 12 de março, sobre como as empresas podem gerar impacto positivo nas esferas social, ambiental e econômica.

O prédio da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Austin, local em que será realizado um almoço com a imprensa estrangeira e o Happy Hour Be Brasil, será coberto com uma das obras do renomado artista plástico e muralista brasileiro Eduardo Kobra. Outra grande atração do Happy Hour será a banda Liniker e os Caramelows, que foi um dos sucessos do SXSW 2017 e foi convidada novamente pelo festival para se apresentar neste ano.

A Apex-Brasil também será responsável pelo Longe Brasil, um espaço de Coworking dedicado às empresas brasileiras, no hotel JW Marriot. A proposta é proporcionar um ponto de apoio para que participantes do SXSW possam “processar” as informações valiosas acessadas durante o festival. Será uma pequena parte do Brasil em Austin. Um ambiente tranquilo para o empresário brasileiro que quiser fazer pequenas reuniões de negócios, ou simplesmente dar uma pausa entre um painel e outro.

No Trade Show – feira de negócios do festival, além da exposição dos produtos das 15 empresas brasileiras, a Apex-Brasil terá o Estúdio Be Brasil, espaço que gerará conteúdo representativo sobre as discussões e tendências apontadas pelo SXSW e sua aplicabilidade para o cenário brasileiro. Devem participar das gravações no estúdio influenciadores brasileiros e internacionais relevantes que estarão no festival. O conteúdo produzido no estúdio será utilizado nas redes sociais da campanha Be Brasil e da Apex-Brasil. No mesmo local também haverá um pequeno palco em que quatro bandas brasileiras se apresentarão.

Captura de pantalla 2018-03-01 a la(s) 16.06.40

Para mostrar como é fácil fotografar e gravar vídeos de momentos especiais com uma câmera DSLR, a Canon está lançando a série #FizComCanon. Assinados pela Dentsu Brasil, os vídeos mostram como é fácil operar este tipo de câmera no dia a dia. A série conta com pessoas reais que nunca tinham usado esse tipo de equipamento e ensina algumas técnicas de fotografia e vídeo, como, por exemplo, a possibilidade de trocar as lentes da câmera, o uso de modos automáticos de acordo com o assunto, como comida, retrato e esporte, além de dar dicas de como usar a iluminação, ângulos e composição.

Ao longo do ano, serão postados 50 vídeos nos canais da marca. Os vídeos são direcionados para quem nunca usou uma câmera DSLR, mas que tem interesse pelo assunto, assim como os personagens escolhidos: Marina que tem uma banda e pretende gravar os próprios clipes; Rodrigo, um skatista amador que quer valorizar o esporte; ou Arturo, dono de um food truck, que deseja atrair mais clientes com fotos melhores de seus pratos.

“Utilizamos dados para identificar dez temas e públicos com interesses pessoais relacionados a fotografia. A ideia de trazer o Duca Mendes, um fotógrafo e youtuber experiente, para interagir com os personagens reais que nunca usaram uma câmera dessas, fez com que os vídeos ficassem bem espontâneos e de fácil entendimento. Era importante ter essa conexão das histórias com o posicionamento da marca.” explica Filipe Cuvero, VP de Criação do Dentsu Creative Group.

Os vídeos serão postados semanalmente no Facebook e YouTube da marca.

“Um Yakult pra chamar de seu” em ação da Publicis

A Yakult do Brasil coloca no ar em rede nacional no dia 5 de março sua nova campanha criada pela brilhante equipe da Publicis Brasil. A campanha traz uma proposta alegre e apresenta personagens saudáveis, felizes e de bem com a vida. Com o título ‘Qual é o seu Yakult?’, a multinacional japonesa, que é pioneira e líder mundial no segmento de leite fermentado com probiótico, dá continuidade à comunicação com o público-alvo das três versões de leite Fermentado comercializadas no Brasil.

O filme brinca com a famosa canção da Marina Lima – Um Homem pra Chamar de Seu. A ideia é maravilhosa e tem tudo para se tornar um grande viral nas redes sociais.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Captura de pantalla 2018-02-26 a la(s) 12.28.51

Reconhecida por sua força no departamento de mídia, sendo considerada a agência com melhor serviço em mídia no Brasil pela principal consultoria de marketing do mundo, a Africa anuncia importantes movimentações na área. Para liderar a equipe de Marisa, cliente recém-chegado à agência, a Africa anuncia a contratação de Gabriela Dib como diretora de conta. Com larga experiência no mercado de comunicação, Dib é uma das lideranças femininas dessa geração. A profissional, que já atendeu marcas como Cargill, Ford, Nestle, Tramontina, Unilever, Vulcabrás e Warner Films. reúne 10 anos de experiência em grandes agências, com passagens na J. Walter Thompson – em que trabalhou durante 7 anos – e na antiga Taterka – em que permaneceu por 3 anos.
Gabriela passa a fazer parte da estrutura liderada pelos três diretores gerais de mídia, Francisco Custodio, Rodrigo Famelli e Rodrigo Medeiros, sob o comando do VP da área, Luiz Fernando Vieira. “Gabriela tem uma carreira sólida, com histórias consistentes e bem-sucedidas nas agências que atuou. Uma profissional muito competente e atualizada, que tem atitude e circula bem em todas as áreas da agência e no cliente”, comenta Famelli.

A Africa anuncia ainda promoção de três profissionais no departamento e uma contratação. Bruna Olimpio, Caroline Tanzillo e Fabiana Coimbra passam a ser gerentes de mídia. Bruna Olimpio, que hoje se dedica ao núcleo Ambev, está na Africa há 5 anos. Caroline Tanzillo, que chegou à Africa há 4 anos, já trabalhou com Budweiser e Mitsubishi, e hoje se dedica exclusivamente à marca Itaú. Fabiana Coimbra, que durante os últimos 3 anos de Africa atendeu à Vivo, foi promovida à gerente de mídia na equipe de Natura. Já Tatiana Murakami retorna para a agência como gerente de mídia. A profissional começou sua carreira na área de Pesquisa e Mídia da MTV e tem experiências na Loducca, Zmais e LiveAd.
“Reconhecer, desenvolver e valorizar talentos é nosso compromisso. Essas movimentações e promoções são reflexo disso. Profissionais extremamente competentes e que tem o DNA da Africa”, comenta Custódio. “Essas movimentações são reflexo do excelente trabalho que elas desempenham. Está na cultura da Africa reconhecer e valorizar os talentos. Estamos muito felizes”, finaliza Medeiros.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Wieden+Kennedy São Paulo cria para Just

O Just, plataforma de empréstimo 100% online, estreia em fevereiro sua nova campanha para a televisão alertando para algumas “ciladas” nas quais o consumidor pode cair no mercado de crédito. Em três vídeos, veiculados na TV aberta e fechada, e em uma campanha online, a fintech critica alguns tipos de crédito caros: empréstimo bancário, cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Este é o primeiro trabalho da parceria entre a marca e a Wieden+Kennedy São Paulo, que conquistou a conta em novembro de 2017.

Trazendo um tom de humor, as peças mostram consumidores agindo normalmente diante do absurdo dos juros altos dos créditos em geral, mesmo sendo apunhalados com flechas, espadas e lanças.

As modalidades de crédito citadas (empréstimos bancários, cheque especial e rotativo do cartão de crédito) podem ser até 13 vezes mais altas que o empréstimo online oferecido pelo Just.

“Mesmo diante de situações de emergência, atualmente o mercado oferece opções mais rápidas, seguras e baratas do que estes tipos de crédito”, afirma a diretora de Marketing e Produto do GuiaBolso, Paula Crespi. Desde sua criação, o Just já ajudou os consumidores a economizar R$ 188 milhões na troca de dívidas caras por empréstimos mais baratos.

Os três filmes, com direção da dupla Fazzio + Espeche da produtora yourmama, serão veiculados em TV aberta e fechada e tem estréia em fevereiro, além de um forte investimento em mídia online.

Fields360 cria websérie sobre HIV para Ministério da Saúde

Desenvolvida pela Fields360, a série Viva Mais SUS já abordou temas importantes, como tuberculose, hepatite, doação de sangue e microcefalia
No novo episódio da websérie Viva mais SUS, do Ministério da Saúde, vamos ao Rio Grande do Sul conhecer as histórias de Guilherme Kern Assumpção, jovem de 28 anos portador do vírus da AIDS, e Kelly Caroline Costa Portolan, uma mulher socialmente ativa que conta sobre as formas de prevenção à doença. O Rio Grande do Sul foi escolhido para o episódio por ser o estado com maiores índices de casos de HIV.

Cada história traz pontos importantes sobre a doença. No caso de Guilherme, é sobre mostrar que pessoas portadoras de HIV podem ter vidas normais graças aos avanços tecnológicos e novos remédios. Na de Kelly Caroline Costa Portolan, é sobre mostrar que existe mais de uma maneira de se prevenir contra a AIDS, e que a escolha de um método de prevenção deve ser feita com base nas necessidades do usuário. Além da história das duas personagens, depoimentos de profissionais da saúde trazem ainda mais informações para o espectador.
A websérie Viva Mais SUS conta histórias de pessoas impactadas pelos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, ampliando o conhecimento em relação à atuação do serviço e como ele está presente em todos os momentos da vida dos brasileiros.
As histórias são contadas em tom realístico para que o público amplie seu conhecimento sobre a atuação do SUS e se identifique com as personagens. Assim, o episódio busca conscientizar ainda mais pessoas sobre a AIDS e as diversas maneiras de prevenção à doença.
Em seus 30 anos de atuação, o SUS já beneficiou mais de 200 milhões de pessoas, com diversos atendimentos feitos. Por isso, o projeto Viva Mais SUS, com suas webséries de 16 episódios, tem o objetivo de mostrar histórias reais de quem já contou com o apoio e os serviços oferecidos pelo SUS. Em episódios anteriores, a campanha já abordou os temas tuberculose, hepatite, doação de sangue, microcefalia, doação de leite materno e obesidade infantil.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
Jojo Todynho agora para iFood

Depois das Havaianas (veja aqui) agora é a vez do iFood pegar carona no hit de Jojo Todynho, como campanha de Carnaval. No filme produzido para as redes sociais da marca, a cantora aparece cantando e cercada por diferentes sacolas, com diversos tipos de comida.

Tendo como premissas o humor e a música, o iFood buscou uma artista que refletisse os valores da marca. “A Jojo é democrática, divertida, simples e representa e respeita a diversidade, e esses valores refletem o iFood. Por isso, a escolha dela para nossa nova campanha”, explica Bruno Andrade, Gerente de Publicidade.

Com uma campanha 100% digital, a artista de maior evidência do Carnaval espelha características fundamentais da marca, em dois vídeos diferentes: um de 30″, com o refrão da música, e um de 10″. Com mais de 6,2 milhões de pedidos por mês, o iFood agora quer mostrar que diferentes pessoas em diferentes ocasiões têm na plataforma o jeito mais fácil de pedir diversos tipos de comida. Ao todo, estão disponíveis mais de 30 tipos de culinária.

“Nossa assinatura é ‘Pra Qualquer Fome’ e queremos, cada vez mais, espelhar isso. Na plataforma temos, por exemplo, uma lista com pratos a R$ 13,90, e, também, pratos de restaurantes de chefs renomados. Ou seja, opções para todos os gostos e bolsos e no vídeo com a Jojo mostramos isso. Em uma versão do hit dela, ela canta ‘Quer esfiha ou temaki? Salada ou batatinha? Mexicano ou uma pizza? Quem pede no iFood, pira’, reforçando esse posicionamento”, ressalta Andrade.

O Carnaval é uma época importante para os restaurantes, e a campanha é uma forma de dar visibilidade para isso. “Queremos oferecer cada vez mais opções para nossos usuários e benefícios para nossos restaurantes parceiros. Durante a folia, na maioria das vezes, ninguém quer parar para cozinhar. Por isso, o delivery passa a ser a melhor opção. Essa campanha foi uma ideia interna, e um modo de reforçar a marca nessa época tão importante”, finaliza o Gerente de Publicidade.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Captura de pantalla 2018-02-06 a las 16.29.08

O A&E oferece um único e poderoso posicionamento baseado em Justiça, no mundo competitivo da TV paga, com uma estratégia atrativa e sólida de conteúdo multimídia. O canal apresenta as novas temporadas das séries de maior sucesso nos Estados Unidos, como BULL, junto com a franquia de NCIS Los Angeles e NCIS New Orleans, além de formatos inovadores e provocadores como Escravos da Cientologia, 60 Dias Infiltrados na Prisão e Terapia de Choque. O A&E tem sido pioneiro no formato das séries de crime investigativo, entre elas se encontram grandes especiais, como O.J. Simpson: Culpado, O Assassinato de Jon Benet: A Verdade Revelada, Os Irmãos Menendez e As Primeiras 48 Horas, que hoje se fortalece com a esperada estreia da série controversa Polícia ao Vivo (Live PD). Esta série rompe todas as barreiras, porque através de mais de 30 câmeras, consegue reportar delitos encontrados noite após noite por valentes policiais de seis cidades dos Estados Unidos.

O A&E toma uma inciativa audaciosa com suas produções originais, que incluem as novas temporadas de Desaparecidos, Até Que A Morte Nos Separe, Doutor Inferno e Barrados na Fronteira.

Esta atrativa oferta é complementada com toda a carga de ação, intriga, suspense e emoção da faixa A&E Movies, com os melhores sucessos de bilheteria de Hollywood, como Kill Bill 1 e 2, O Legado Bourne, O Quarto do Pânico e a estreia da trilogia de filmes de Bruce Lee, formada por O Dragão Chinês, O Voo do Dragão e a Fúria do Dragão.

O A&E tem uma oferta contundente de séries e filmes com uma temática em comum: justiça – que é um dos conceitos mais fascinantes, enriquecedores e aspiracionais, para a audiência da América Latina, uma vez que engloba diferentes aspectos da nossa humanidade, desde a justiça social, a justiça dos tribunais, a justiça penal, a justiça moral, que são temas muito relevantes na sociedade de hoje. Para o A&E é essencial ser referência e ter uma presença e conexão emocional clara e contundente com toda a audiência da América Latina.

A poderosa oferta de conteúdo de séries e filmes do A&E vai mais além, porque se amplifica com formatos curtos e médios, que complementam o conteúdo em todas as plataformas, em que o conceito de justiça segue em evolução, se enriquecendo com a experiência em todos os países da América Latina –um dos objetivos do A&E é gerar e formar parte da conversa, mesmoque polêmica.

Marcio_oliveira-Paulo-Coelho-DM9

A DM9DDB tem novos presidentes a partir desse mês. Márcio Oliveira assume oficialmente o cargo de copresidente da agência, função que será dividida com Paulo Coelho. Márcio será responsável pela gestão da agência e Paulo passa a ser copresidente e CCO (chief criative office).

Márcio faz parte de uma nova geração de gestores e líderes do mercado. Como CEO da Lew`Lara/TBWA, onde esteve por 18 anos, liderou toda a operação da agência e o time de Atendimentos. Foi indicado ao Caboréem 2005 e em 2010 eleito Atendimento do ano no prêmio da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de Contribuição Profissional. Em 2016, foi vencedor do Prêmio Caboré de Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação. Oliveira também foi um dos fundadores do Grupo de Atendimento (GA), em 2013, e presidiu a entidade entre meados de 2014 e o início de 2016.

Na DM9DDB desde 2015, Paulo foi diretor-executivo da Africa quando a agência conquistou os títulos de Agencyof the Year pela AdAge e foi eleita uma das dez Agências mais Criativas do Mundo, segundo o Adweed. Ainda na Africa, fez parte do time que assinou campanhas memoráveis como a da Copa do Mundo para o Itaú. Paulo Coelho também assumiu o cargo de diretor de criação na Pereira & O´Dell, e ajudou a agência a fazer parte do A-List da AdAge e Creativity. Com a copresidência, a DM9DDB adota o modelo de operação bem-sucedido de outras agências do Grupo ABC.
“O ABC está muito feliz com a chegada de Márcio Oliveira, um dos grandes talentos de sua geração. O ABC sempre buscou os melhores talentos e a chegada do Márcio segue essa linha, visando a perpetuação do trabalho que iniciamos”, afirma Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC.

“Estamos fazendo gestão de marcas e pessoas desde a fusão com a Omnicom, que tem expertise para agregar à operação das agências do ABC”, explica Guga Valente, fundador e presidente do Grupo ABC. A copresidência é uma marca do ABC, com Nizan-Guga, Santoro-Gordilho(Africa) e agora Pitchu-Carlos Fonseca (Tribal) e Márcio-Paulo Coelho (DM9).
Nesse último ano, sob o comando de Nizan Guanaes, a DM9DDB reforçou sua posição no mercado, aumentou seu faturamento, ganhou contas novas, revitalizou e fortaleceu sua relação com os clientes. “A DM9DDB fez seu dever de casa na crise e está pronta para dar novos saltos com a liderança de Márcio e Paulo Coelho”, afirma Nizan. “Tem muita coisa nova acontecendo na propaganda, com novas formas de criação, veiculação e também de gestão. Com o Márcio e o Paulo Coelho, a DM9 está pronta para explorar essas possibilidades”, completa Nizan.
Márcio e Paulo chegam à presidência para dar continuidade ao trabalho de Guanaes, Paulo Queiroz e de todos que contribuíram para a DM9DDB ser uma potência da propaganda brasileira. “A meta é crescer e oferecer as melhores soluções para os clientes, nos mais diferentes formatos que a propaganda hoje permite, como é o caso da Tamboré”, diz Márcio. A previsão dos executivos da DM9DDB é que 2018 será o melhor dos últimos anos, com crescimento robusto e acima da média do mercado. Segundo Paulo Coelho, “o Brasil deve crescer 3% e muitos dos nossos clientes vão crescer ainda mais. Queremos fazer parte desse crescimento, dessa retomada”.
Com a chegada dos novos presidentes, Nizan Guanaes passa a atuar no Grupo ABC e no conselho da Tamboré, agência in-house do Walmart.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017
Captura de pantalla 2017-12-26 a la(s) 12.09.25

Amstel, cerveja do portfólio da HEINEKEN Brasil que desde 2015 tem o Carnaval como uma de suas plataformas de ativação, apresenta neste ano um projeto que vai abraçar todo o horário nobre do verão: réveillon, férias e carnaval. O Amstel Beach Club, uma casa de verão localizado na praia de Juquehy, no litoral norte de São Paulo, funcionará aos finais de semana entre os dias 29 de dezembro a 14 de fevereiro.

Criado pela agência Mercado Jovem, o Beach Club tem uma proposta “pé de areia” e ficará na Avenida Mãe Bernarda, 2013 na Praia de Juqueí no litoral norte de São Paulo, no município de São Sebastião. Com 490m² e frente para o mar, ela funcionará das 10h às 22h, exceto no ano novo quando haverá show especial. Os espetáculos serão no deck com vista para o mar que mede 255m². Já confirmados estão para 29/12 o grupo Jeito Moleque, 30/12 Raízes do Samba e dia 31/01 a festa especial “Virou o ano, virou Carnaval” com Bloco de Areia.

O local terá sete ambientes especialmente preparados para atender a lotação de 250 pessoas na área interna. Dentre eles um espaço com jardim e jacuzzi, um quarto com ofurô e o espaço Jacques Janine onde os convidados poderão ter acesso a massagens relaxantes e outros serviços estéticos.

O ingresso do Reveillon pode ser adquirido no site institucional pelo site da marca.

Publicis cria nova campanha para Bradesco

Desorganizar a vida, ter mais medo, dormir menos. Desejos que parecem sem sentido para uns podem ser muito positivos para outras pessoas. É tudo uma questão de perspectiva. É isso o que mostra a nova campanha institucional de Bradesco, criada pela Publicis.

O filme que entra no ar hoje, terça-feira (26), no Youtube e Facebook do Banco, celebra os diferentes olhares para o futuro e a realização de desejos que em um primeiro momento podem parecer improváveis. Uma mulher, por exemplo, diz que quer passar mais tempo ao celular. Em seguida, porém, descobrimos que é para poder ficar em contato com uma pessoa importante que está distante.

A locução de Pedro Bial então explica: “Há várias maneiras de enxergar os desejos. A sua é a que te leva pra frente. Feliz 2018. Bradesco. Pra Frente”.

“Muitas vezes, fazemos os votos de Ano Novo mais preocupados com o que os outros esperam de nós, do que com o que realmente desejamos. Nesta campanha, o Bradesco convida o brasileiro a pensar pra frente, desejando um 2018 com aquilo que verdadeiramente importa para suas vidas”, comenta Domênico Massareto, CCO da Publicis.

A criação da campanha é de Elias Carmo, Diogo Dutra, Fernando Drudi, Luiz Kanadani, Arturo Marenda e Giovani Baggio sob direção de criação de Domênico Massareto e Henrique Mattos.

https://youtu.be/jW2GHdZHRNA.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
B/Ferraz cria ação inusitada para Heinz

A linha de condimentos Heinz mostrou ser a número 1 do consumidor quando o assunto é dar uma turbinada no hambúrguer. Durante a ação surpresa “Tem Heinz?”, na hamburgueria ZDeli, unidade Pinheiros – lanchonete parceira de Heinz e uma das mais famosas e premiadas de São Paulo , câmeras escondidas flagraram o público pedindo exclusivamente por produtos da marca, não aceitando a sugestão de condimento que estava nas mesas.

Ao se depararem com ketchup e mostarda em simples embalagens sem marca, os consumidores estranharam, ficaram desconfiados ao ver que eram a única mesa sem Heinz e, por fim, perguntaram se não havia mais Heinz na casa para a equipe do ZDeli. Os dois primeiros consumidores que questionaram os garçons sobre a possibilidade de trocar o produto por Ketchup Heinz, mostrando que não abrem mão do melhor, foram convidados pela marca para acompanhar de perto a inauguração da mais nova Unidade Centro IAB da ZDeli e o passaporte para essa experiência era um ketchup Heinz personalizado.

“A ação nasce de um insight real e verdadeiro do consumidor que já está acostumado a ter os condimentos Heinz acompanhando os melhores hambúrgueres do país, causando estranhamento quando não os tem. E nada melhor do que reconhecer os consumidores que, assim como Heinz, não abrem mão do melhor quando o assunto é qualidade’’, ressalta Thiago Rapp, gerente Global Brands da Kraft Heinz.

download

Para Ynaê Lopes dos Santos, professora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), é necessário reconhecer que o racismo existe e que ele estrutura a sociedade brasileira. Segundo ela, o “mito da democracia racial” ainda persiste na sociedade brasileira que, em grande parte, continua negando a existência do racismo.

“A institucionalização do racismo também se dá por meio de uma ideologia que nega sua existência. O racismo se materializou na cultura, no comportamento e nos valores dos indivíduos e das organizações sociais na sociedade brasileira, perpetuando uma estrutura desigual de oportunidades sociais para os negros”, diz Ynaê Lopes dos Santos.

A professora da FGV ressalta que políticas públicas afirmativas são essenciais para diminuir essa condição social determinada por gerações. Ynaê afirma ainda que é necessário apontar o racismo de forma mais direta, principalmente na escola. “É preciso fazer mudanças no sistema educacional, que não valoriza todos os brasileiros como iguais. Temos que compreender que somos envolvidos em uma ideologia que exclui os negros sistematicamente”, analisa a pesquisadora.

Também na opinião de Ynaê, graças ao Movimento Negro, o debate sobre o racismo e as desigualdades raciais tomou outras proporções com o processo de redemocratização da sociedade brasileira, ainda que muitas vezes essas questões estivessem diluídas no debate sobre justiça social e distribuição de renda. A professora da FGV pondera, no entanto, que toda vez que a pretensa normalidade criada pelo racismo é questionada, uma onda conservadora parece invadir as pessoas (principalmente as privilegiadas pela dinâmica da exclusão), querendo que a “ordem” volte a reinar.

“Dificilmente se condena alguém por racismo, que é um crime inafiançável. Os casos são geralmente caracterizados como injúria racial. É comum que o poder público sempre tente amansar a situação”, adverte Ynaê Lopes dos Santos, que sustenta que ninguém nasce racista. “A pessoa se constrói a partir de uma série de situações e vivências”, garante. Por isso, a educação contra o racismo é uma das principais saídas na busca de uma sociedade mais igualitária.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Soko cria ação com clássico de Raul Seixas para Skol

Ser uma “metamorfose ambulante” é não ter uma velha opinião formada sobre tudo. Em 1973, a expressão ganhou o Brasil na voz de Raul Seixas. Agora, quase 45 anos depois, a mensagem deste clássico do rock nacional segue tão viva que mereceu a devida homenagem de SKOL, a cerveja mais democrática do Brasil.

Convidada pela SKOL, a filha do cantor, Vivi Seixas, reuniu fãs de Raul no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para formar um coro coletivo de Metamorfose Ambulante com centenas de pessoas. Sósias e músicos levaram seus instrumentos para participar da homenagem e dar apoio às vozes das centenas de admiradores do cantor que se revezaram entre os microfones ao redor de Vivi. O filme traduz o ano da cerveja e faz um convite às pessoas para se unirem por uma vida sem preconceitos. No último ano, SKOL mostrou que prefere ser uma metamorfose ambulante a ter as mesmas ideias quadradas do passado. A marca revolucionou o mercado da categoria em 2017 intensificando em todas as suas as ações a necessidade de romper com preconceitos e viver uma vida mais redonda, sem julgamentos de estereótipos, quebrando padrões e o senso comum. O convite para Vivi ser a maestrina do evento tem tudo a ver com este momento da cerveja. Ela também precisou superar o estranhamento dos fãs do seu pai quando se tornou DJ e não seguiu a “veia roqueira” de Raul.

“Sou DJ de música eletrônica há 13 anos e quando eu escolhi isso para a minha vida eu fui muito criticada. Rolou um preconceito muito grande por eu não tocar guitarra, não cantar, não cantar rock e eu sofri muito, muito. Nesta época, eu me agarrei muito à música do meu pai”, conta.

A experiência de cantar uma música do pai que continua tão atual foi marcante para Vivi. “Eu acho que não só Metamorfose Ambulante, mas a maioria das músicas do meu pai são muito atemporais. Ele era uma pessoa realmente muito a frente do seu tempo. E quando eu fui convidada pela Skol para participar deste projeto eu não pensei duas vezes, porque eu me identifiquei muito”, comentou.

Entre as pessoas que foram ao Ibirapuera a convite de SKOL estavam Eloá e Heriberto, casados há cinco anos. Ela é fisioterapeuta e ele ex-jogador da seleção brasileira de basquete em cadeiras de rodas. Por ele ser cadeirante, os dois já enfrentaram situações cotidianas de preconceito. Hoje enfrentam com brio os comentários quadrados sobre eles e tentam transmitir a mensagem de que é melhor viver sem prejulgamentos.

“Temos uma vida normal. Vida agitada, saímos, nos divertimos. Mas quando alguém questiona com aquele olhar, falo bem direto ‘esse é um preconceito seu, trabalhe isso com você mesmo’. Nós estamos muito bem”, comentou Eloá.

“SKOL viveu uma metamorfose nos últimos anos, evoluindo conceitos, arredondando conversas. E a melhor forma de começar 2018 é renovando nossa proposta com esta homenagem a um cantor e uma música que carregam uma mensagem que representa muito bem tudo o que acreditamos”, disse Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Captura de pantalla 2017-12-11 a la(s) 18.38.59

A Ampfy anuncia a chegada de Alexandre “Nego Lee” Popoviski para assumir o cargo de Diretor Executivo de Criação. Com 23 anos de profissão, “Nego Lee” foi Diretor de Criação da África e Talent Marcel, e Redator de agências como Lew’Lara/TBWA, JWT, Lowe, Loducca e Heads/Y&R. Criativo premiado, já conquistou dezenas de prêmios em festivais nacionais e internacionais como Cannes Lions, CCSP e Profissionais do Ano, entre outros.

Nego Lee passa a integrar o time de comando criativo da agência ao lado de Fred Siqueira, sócio e CCO da Ampfy, dos ACDs Alessandra Muccillo, Fabiano Feijó, Rodrigo Marangoni, Will Ferrari, e do Content Manager, Paulo Bellé , que atualmente lideram uma equipe de 45 profissionais na criação.

“Ser ECD na Ampfy, para mim, representa uma nova cadeira e uma novíssima perspectiva de trabalho, que vai combinar a minha história de décadas na publicidade com o ambicioso projeto de futuro da agência”, diz Nego Lee.

Melissa e Vivienne Westwood lançam filme em nova collab

Uma das mais icônicas parcerias da marca brasileira, a collab entre Melissa e Vivienne Westwood traz, a cada temporada, peças que expressam com irreverência e praticidade o estilo singular da dama do punk. Para o Outono/Inverno 2018, parte da colaboração entre os dois nomes foi apresentada em primeira mão durante o desfile da estilista britânica na Paris Fashion Week e, agora, ganha também um vídeo-campanha assinado por Marie Schuller.

Cineasta, fotógrafa e queridinha do mundo fashion, Marie já idealizou campanhas para marcas como Dior, Givenchy e Stella McCartney. Para o filme de Melissa + Vivienne Westwood, a londrina traz uma narrativa focada na excentricidade e peculiaridades das mulheres, confrontando a figura elegante e etérea tão comum no universo da moda.

A história apresenta uma versão abstrata de uma corrida de mármore que serpenteia através de uma grande mansão, com duas personagens seguindo os mármores do início ao fim. “A idéia era retratar uma versão mais multi-facetada de uma mulher”, explica a cineasta.

O filme entra nos canais Melissa – site, Facebook, Instagram, Youtube – durante o mês de novembro. Já os produtos da parceria – que nessa temporada incluem um tênis vazado supercool – chegam ao e-commerce da marca, Galeria Melissa São Paulo e Clubes Melissa de todo Brasil em fevereiro.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
IDTBWA e Lew’LaraTBWA cria campanha para IAB

O IAB (Interactive Advertising Bureau) lança hoje, 06 de dezembro, uma campanha institucional para reforçar seu posicionamento como rede global de disseminação de conhecimento e estimular a participação das pessoas do mercado em prol da publicidade online no Brasil. “Queremos ser vistos como uma referência digital não apenas em conteúdo, mas também por promover uma rede colaborativa de desenvolvimento do setor”, explica Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.

Desenvolvida pelas agências ID\TBWA e Lew’Lara\TBWA, a campanha envolve a ativação de uma série de ações, como vídeos e posts em mídias sociais, ações de RP e anúncios online, que contam com apoio de veiculação da Tail, UOL, Globo.com, Facebook, LinkedIn, Estadão, AdNews, Portal da Propaganda e OATH. “O valor de uma rede está nas pessoas que a formam. Quanto mais indivíduos relevantes, mais conexões relevantes serão formadas. Trata-se de um ciclo virtuoso, que queremos estimular com esta campanha”, destaca a diretora.

Para a Cris Camargo, é parte fundamental do DNA da publicidade digital acompanhar a evolução constante da relação entre as marcas e a audiência. Tal movimento exige das agências, anunciantes, veículos, plataformas e provedores de serviços um nível de especialização e atualização constante. “É por isso que o IAB Brasil ultrapassa a barreira dos cursos e eventos que realiza. Ao promovermos conteúdos de diversas formas, por meio de pesquisas, e-book, artigos e webinars, nos aproximamos e nos unimos a pessoas do mercado, para formar um hub eficiente para a disseminação de conhecimento”.
“Entendemos que as agências também têm um papel fundamental no desenvolvimento do mercado digital e de seus profissionais. Criar essa campanha é um marco importante que consolida diversas outras iniciativas do IAB Brasil em que a ID\TBWA está envolvida, como os eventos, comitês de trabalho e toda produção de conteúdo voltada à educação”, pontua Camila Costa, CEO da ID\TBWA.
“Ao estimularmos o debate e boas práticas, a entidade atua para ajudar o mercado a se qualificar e estar preparado para essa contínua evolução”, finaliza Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil.
O vídeo da campanha está disponível no canal do IAB Brasil no YouTube: http://bit.ly/VemProIAB

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Sobre Agência ID\TBWA: Criada em 2007, a ID integra a rede TBWA\, do grupo Omnicom. Liderada por Camila Costa, sócia e CEO; a agência é focada em consultoria de negócios digitais, soluções criativas, estratégia e operação de performance com base em inteligência de dados.

Africa cria nova campanha para  Natal Sem Fome

Com mais de 60 artistas, a campanha Natal Sem Fome inicia sua segunda fase. Chico Buarque, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Thiago Lacerda, Sabrina Sato, Marina Lima, Maitê Proença, Alinne Moraes, Marcelo Serrado, Wagner Moura, Fiorella Mattheis, Leandra Leal, Felipe Andreoli, Palmirinha, Carlinhos de Jesus, Nelson Sargento, Paulinho Moska, Debora Bloch, Mariana Saad, Sergio Marone, Mart’nália, Elisa Lucinda e Nathalia Dill são alguns dos nomes que se engajaram com a campanha. Uma das peças trata-se de um filme que conta com música de Wilson Simoninha, interpretada por Carlinhos Brown.
A Campanha Natal Sem Fome é uma iniciativa da ONG Ação da Cidadania – fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) – e convida a população a se engajar na causa para tornar mais feliz o natal de milhares de famílias brasileiras. A campanha conta também com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Todas as peças publicitárias são de criação da agência Africa.

Captura de pantalla 2017-12-07 a la(s) 12.01.26

A marca francesa Grey Goose volta a investir no mercado brasileiro – a última vez que a marca investiu em uma Campanha no Brasil foi há cinco anos – com uma nova campanha que tem como mote, ressaltar o sofisticado verão da Riviera Francesa.

O plano de comunicação inclui investimento nas principais redes sociais da marca, assim como uma série de ativações em diferentes pontos de contato com o consumidor. “O mercado de destilados sofreu nos últimos anos com a situação econômica do país, mas, para driblar esse contexto que atinge empresas de diversas categorias, a Bacardi Brasil está focando seus esforços no portfólio premium, e Grey Goose com certeza tem um papel muito importante dentro da nossa estratégia” Federico Pires – Diretor de Customer Marketing da Bacardi Brasil.

Para aproximar ainda mais a marca dessa região da França, que protagoniza a campanha, Grey Goose está trazendo para o mercado brasileiro a Riviera Bottle, uma edição limitada que estará presente em alguns eventos, bares selecionados e flagships da marca durante o verão. Além das redes sociais a marca preparou uma serie de eventos evento exclusivo: como uma festa que acontecerá no sábado dia 09 de dezembro em uma mansão nos Jardins em São Paulo, e uma série de ações em Trancoso. A nova campanha também serviu de inspiração para a parceria com o e-commerce de refeições Les Gourmands Club, que criou um menu Riviera Francesa harmonizado com o Le Grand Fizz para o consumidor preparar em casa um jantar francês, refinado e surpreendente.

Para o varejo, a marca criou um pack promocional contendo uma garrafa de Grey Goose e uma taça de Le Grand Fizz de vidro que pode ser encontrado nas grandes redes varejistas de São Paulo e Rio de Janeiro durante o período de verão. O pack promocional traz a receita e o modo de preparo para que o consumidor possa replicar o drink em casa.

“Mais do que reforçar um posicionamento, Grey Goose quer estar presente nos momentos memoráveis de seu consumidor, entregando à eles experiências extraordinárias com uma vodca de qualidade e drinks pensados para um período tão importante na vida do brasileiro” Veridiana Carvalho – Gerente de Marketing na Bacardi Brasil.

Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho em filme para Globo

Desde sempre as escolhas pessoais refletem o que as pessoas vão ser e o que vão viver. E é a escolha desse tema que norteia a campanha de lançamento da próxima novela das sete, ´Deus Salve o Rei´. O filme teve estreia no domingo (3/12) no intervalo do ´Fantástico´ e mostra a influência das decisões na vida de uma pessoa ao longo da passagem do tempo, mesmo dilema vivenciado pelos personagens da nova trama, como o protagonista, vivido pelo ator Romulo Estrela, que também faz parte da campanha publicitária.

Para isso, nada melhor do que uma escolha profissional para exemplificar o impacto de uma decisão na vida de alguém. Mais ainda quando essa escolha está diretamente ligada a uma grande paixão. “Procuramos criar uma campanha em que o tema também levasse para o território das escolhas, trazendo a questão da atemporalidade, ainda que seja uma novela de época, e de como sempre estamos tomando decisões que interferem no que queremos e fazemos”, conta Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. O filme remete um pouco ao que está por vir na novela, instigando o público sobre a força e as consequências dessas escolhas pessoais.

O filme literalmente gira em torno das mudanças, usando imagens em 360o que pontuam a passagem do tempo. A partir de um e-mail com uma proposta profissional e de uma recusa para não abrir mão de um grande amor, a vida de um homem segue levando-o em uma viagem no tempo até o período medieval, quando se passa a novela. Do computador à máquina de escrever, tudo vai em direção ao passado, gerando uma reflexão sobre essa escolha.

De década em década, roupas, móveis e objetos vão registrando as transformações do tempo e ele continua a escrever, continua a tomar decisões até chegar a época da trama, quando se revela quem é o personagem e o motivo das suas escolhas. Tudo isso ainda mais destacado pela locução: “Desde sempre uma escolha diz o que você vai ser e o que vai viver. Uma escolha diz o que você terá e o que não terá. Uma escolha diz o que virá para o seu destino e para o seu reino. Desde sempre… você faz as suas escolhas e suas escolhas fazem você”, encerrando com a chamada para a novela: ´Vem aí, Deus Salve o Rei´.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Agência Multisolution cria novo filme para Wizard

Neste último fim de semana, várias cidades do Brasil foram surpreendidas com “estátuas vivas”, posicionadas em locais estratégicos de grande movimento. Essa ação fez parte da nova campanha da Wizard by Pearson, criada pela Multisolution, que está sendo lançada nesta primeira semana de dezembro. A “aparição” teve o objetivo de mostrar figurativamente o que acontece com várias pessoas, que “travam” quando precisam se expressar em outro idioma e não conseguem. Para isso, franqueados da rede em diversos estados se mobilizaram para providenciar a presença dos personagens petrificados em seus municípios, como um grande teaser para o filme que estreou na TV na tarde de sábado (dia 2).

Intitulada “Pedras”, a campanha tem, além do filme para TV, filme para internet, peças on-line e para redes sociais e enxoval decorativo para as escolas da rede, e foi baseada em pesquisa realizada com os públicos-alvo. “Trabalhamos com um insight criativo de estátuas para representar o momento em que as pessoas literalmente travam quando se veem em uma situação em que o domínio do inglês é necessário”, diz Paulo Voltolino, VP de Estratégia Criativa e Inovação da Multisolution.

“Com apoio de pesquisas e numa análise do comportamento do target, conseguimos de forma simples e objetiva trabalhar os motivos que ‘afastam’ as pessoas do aprendizado do inglês e transformamos em uma mensagem que estimula e que motiva a uma nova decisão a favor do curso. Praticamente uma história real, com fatos reais e representada pelo momento que em as pessoas ‘travam’ na hora de falar inglês, numa entrevista de trabalho, em uma conferência em vídeo, em uma reunião ou até em momentos com amigos”.

Além da força visual da mensagem, a Multisolution criou um texto forte e objetivo que toca nos principais pontos de reflexão para o target e uma mensagem que, segundo Voltolino, estimula uma quebra de paradigma e uma reação no sentido da conquista, da superação, colocando a Wizard como o meio para chegar lá. A comunicação como um todo posiciona a marca como uma escola que compreende as dificuldades do aprendizado de inglês e, por isso mesmo, oferece todo o suporte para que seus alunos superem as dificuldades.

“É muito frequente o fato de que as pessoas acabam desistindo depois de algum tempo tentando aprender inglês. Isso se dá pelas dificuldades ou por falta de tempo e disciplina. O que acontece é que, mesmo depois disso, continuam passando por situações onde o idioma faz falta”, diz Piero Franceschi, head de Marketing e Corporate Affairs da Pearson Brasil, empresa dona da Wizard by Pearson. “A mensagem que queremos passar é a de que, mesmo que você tenha desistido algumas vezes de aprender, a Wizard by Pearson não desistiu de você. É sempre tempo de aprender e nós estamos preparados para identificar as barreiras de cada aluno e levá-lo a superá-las”.

Além das metas de crescimento relacionadas à marca, a Multisolution tem como premissa em todas as campanhas da Wizard by Pearson a busca pela construção de uma Nação Bilíngue (#nacaobilingue), num movimento iniciado pela rede em 2014. “Neste contexto, nossos desafios são: ampliar a parcela da população que fala a língua, “pegar na mão’ dos públicos-alvo demonstrando o compromisso com os alunos e a confiança que eles podem ter na marca Wizard e desmistificar a percepção do que as pessoas não conseguem aprender inglês, por meio da consistência e credibilidade que a Wizard tem. A mensagem central traduz o sentimento que queremos passar para nossos públicos: você vai conseguir”, explica Paulo Voltolino.

A Wizard by Pearson é líder de mercado no Brasil e maior rede de ensino de idiomas do mundo, com 1270 escolas distribuídas em todo o território nacional e mais quatro países.

social-vr-featured-chris-700x420

O Pixel Show 2017 contará com a participação da O2 Filmes durante a programação. O diretor de cena Antonio Torriani e a diretora do núcleo Outras Telas, Janaina Augustin, serão palestrantes. O maior festival de criatividade da América Latina e o terceiro maior do mundo, acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro no Pro Magno, em São Paulo, e deve reunir os principais nomes do mercado criativo em palestras nacionais e internacionais, além de workshops, exposições, sessões de live paintings, bandas, intervenções e o Sharp Talks (mini palestras gratuitas).

Torriani vai falar com o público no domingo, 3, às 10h50, sobre inovação e VR no Brasil. O diretor de cena da O2 Filmes é o responsável por campanhas de marcas como Absolut, Nike e Aramis. Formado em design e arquitetura, fez direção de arte para campanhas da Coca-Cola, Adidas e Samsung.

Janaina participará do Sharp Talk sobre inovação e desafios para a produção audiovisual. A conversa, que tem entrada gratuita por ordem de chegada, também acontece no domingo. Começa às 13 horas na Sala Tendências. A diretora do Outras Telas hoje é responsável por projetos em formatos e mídias inovadoras como realidade virtual, conteúdo interativo e imersivo para exposições e museus, branded content, crossmedia e conteúdo para social media.

O Pixel Show é organizado pela revista Zupi e recebe visitantes de diversos países como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Portugal.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Tribal cria nova campanha para PepsiCo

“Como essa criança espichou!” Mães, pais, tios, avós, a maioria dos que têm crianças em fase de crescimento por perto já pronunciaram essa frase. De um dia para o outro, elas ganham altura e, com a mesma rapidez que perdem roupas, se desenvolvem e aprendem coisas novas. TODDYNHO®, que está ao lado dos pais há mais de 35 anos acompanhando o desenvolvimento dos seus filhos, quer estreitar ainda mais essa parceria e, por isso, está de cara e fórmula novas. A bebida láctea líder no mercado nacional passa a ter 40% mais cálcio do que os produtos similares disponíveis no mercado e incluiu vitamina D, importante para a absorção do cálcio pelo organismo, além das demais vitaminas que também são essenciais para as crianças em fase de crescimento.

Para comunicar as novidades, além de embalagem com nova ilustração do personagem, a marca lança a campanha “Espichou, Doou” para incentivar a doação de roupas infantis em parceria com a Cruz Vermelha do Brasil. E, a fim de fazer sua parte, TODDYNHO® também vai destinar 1% do lucro obtido com a venda do produto durante o mês de novembro de 2017 a instituição parceira na ação. “Com a campanha “Espichou, Doou”, reforçamos nosso propósito de marca: o papel de TODDYNHO® como parceiro dos adultos no desenvolvimento das crianças e a incentivar a prática da cidadania de pai para filho”, diz Carla Araújo, Gerente de Marketing de TODDYNHO®.

De acordo com a Cruz Vermelha do Brasil, apenas 10% das roupas recebidas em doações são infantis. “Por pouco tempo de uso ou por remeter a momentos especiais dos filhos para os pais, as famílias muitas vezes optam por doar para amigos, parentes e conhecidos, e as crianças em condição de vulnerabilidade social que precisam dessas roupas acabam não recebendo a quantidade ideal de doações”, destaca Carla.

“TODDYNHO® é uma daquelas marcas que são xodós nostálgicos que conseguem unir gerações. É um orgulho conectar, através da campanha Espichou Doou, a marca a uma causa tão incrível. Precisamos aproveitar o lado bom de espichar: passar adiante as roupas que ficaram pequenas” destaca James Scavone, vice-presidente de Criação da SalveTribal Worldwide, agência responsável pela criação da campanha.

terça-feira, 28 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-28 a la(s) 10.56.19

O bom filho à casa torna. A TRIO, produtora full service dos sócios Caito Cyrillo e Luciano Mathias, com o aumento do volume de trabalhos fora do Brasil, volta a trabalhar com o diretor de cena espanhol Daniel Azancot. Ele, que estava anteriormente na Vandalo Film, já esteve no casting da TRIO em 2016. Daniel é especialista em humor e tem um vasto repertório de belíssimos filmes de carros.

Com sólida reputação no mercado espanhol, Daniel começou sua carreira como fotógrafo em Boston e depois na Alemanha, onde trabalhou com o fotógrafo Werner Pawlok. Ao longo dos últimos 13 anos, ganhou prêmios em diversos festivais, como: Festival de Nova York, Festival Iberoamericano de San Sebastian (ouro e prata), The Eye of Iberoamerica (ouro), FIAP (prata) e Drag Awards (ouro). Já os prêmios de curta-metragem, incluem: Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Montagem para “Aliento” (“Breath”), em 2001 no Festival da Imagem de Madrid; Melhor Curta-Metragem para “La Reina del Bar Canalla”, filmado com Najwa Nimri, atriz vencedora do Prêmio Goya, no VIII Immagine International Festival of Autore of Cagliari (Itália), em 2004; e Melhor Curta de Dança para “Shall We Dance”, no Shark Festival da California, em 2012.

Sua experiência internacional inclui trabalhos nos Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Chile, Guatemala, Venezuela, Reino Unido, Grécia, França, Malta, Romênia, Ucrânia, Vietnã, Marrocos e Turquia. Nesses países, trabalhou para uma grande variedade de produtoras, entre elas: No Guns (USA), In &Out Productions (atual sócia do TRIO fora do Brazil – EUA), Cross Productions (EUA), Film Planet (Brasil), The Lift & Red Magma (México), Pyramid Production Company (Espanha), Tesauro (Espanha) e Seven Senses (Espanha).

“Em 2017, tivemos muita abertura do mercado internacional, tanto do Brasil para fora quanto o inverso, e o Dani volta nesse excelente momento”, pontua Caito Cyrillo, CEO da TRIO.

O casting da TRIO ainda conta com Martin Piñeiro, Felipe Alonso, Katja Brauer, Rodrigo Bari, Jhon Chicaroni e Marcel Mallio. Com atuação nas áreas de Filme, Áudio, Foto, Animação e Criação de Conteúdo, a produtora oferece uma solução criativa, inovadora e completa para agências, produtoras e clientes.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017
AlmapBBDO cria nova campanha para O Boticário

Mais uma vez, O Boticário emociona com sua tão esperada campanha de Natal mostrando a beleza de unir as pessoas. Criada pela AlmapBBDO, a campanha estreou ontem à noite (26/11) e resgata a aproximação com quem se ama. Em um mundo em que facilmente se perde o contato real, com tantas tecnologias e cada vez menos tempo, a marca recupera o espírito natalino e a capacidade das festas de final de ano em reunir amigos e familiares e conectar – e reconectar – as pessoas.

Com sensibilidade e poesia, o filme “Conectada” reproduz uma cena comum a muitas pessoas: a jovem filha que passa boa parte do tempo ligada ao celular. O pai sente este afastamento no dia a dia. Durante a comemoração do Natal em família, passada em um bonito jardim, ele se prepara para entregar o presente de O Boticário para filha. O telefone da menina toca. O pai deixa a caixa, decorada sobre a mesa, já que a garota está ocupada. Em seguida, a jovem pega o presente, o abre, e aplica o Floratta Blue que acaba de ganhar em seu punho. Ela vai até o seu pai, estende o pulso e o convida a sentir a fragrância. Então o pai vê a surpresa que a menina preparou para ele: uma tatuagem que simboliza o vínculo e o amor que os conecta. Um emocionante abraço sela este sentimento. O comercial assina: “Natal O Boticário. A beleza de unir as pessoas. Acredite na beleza”.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-23 a la(s) 11.56.28

Quando Ademar Casé, famoso radialista brasileiro lançou o primeiro jingle no País, em 1932, mal poderia imaginar o tamanho que seu ato pioneiro tomaria na associação de uma música a um produto. Neste mês de novembro, momento em que se comemora 85 anos da veiculação do primeiro jingle no Brasil, alguns hits continuam firmes no imaginário popular. Entre eles está “Pipoca”, de Guaraná Antarctica, lançado há 26 anos.

Criada por César Brunetti em 1991, a música criou um novo hábito de combinação de bebida e comida na hora livre do brasileiro em frente à TV. Em campanha formada por dois filmes – Pizza e Pipoca – a ideia era associar lanches ao refrigerante e o resultado foi arrebatador. O jingle fez tanto sucesso que até recebeu versão para o carnaval com ênfase para o verso “quero ver pipoca pular, pipoca com Guaraná”.

Em 2017, para resgatar a trajetória de sucesso, Guaraná Antarctica lançou a campanha “Tudo Pede Guaraná” com três filmes – Pipoca , Piscina e Série – que reforçaram a combinação clássica e também a presença do refrigerante em momentos alegres do brasileiro.

”Guaraná Antarctica existe há 96 anos e sua história se mistura com a vida dos brasileiros. O jingle “Pipoca” foi um marco dessa relação e consagrou a combinação de pipoca e guaraná no gosto dos consumidores”, comentou José Octavio Freitas, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-22 a la(s) 14.05.52

A Jüssi anuncia Conrado Cotomácio (ex-E/OU-MRM, Tudo, Riot e Memo) como diretor de criação. Ele, que chega para implementar projetos de visão inovadora no contexto digital e inserir o time da agência em um processo analítico e consultivo, responderá ao sócio e diretor de comunicação e consulting Marcos Del Valle. Conrado é um dos grandes talentos da nova geração da publicidade brasileira atuou em agências como E/OU-MRM (onde teve a oportunidade de trabalhar em projetos globais para McCann Wordgroup), Tudo, Riot e Memo. Em seu portfólio estão projetos para Absolut, Chevrolet, Google, Itaú, LG, L’Oréal, Microsoft, Nike, Pepsico, Redbull, Shell, Spotify e Uber.

terça-feira, 21 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-21 a la(s) 11.50.41

Todo mundo tem uma razão para pedir um carro por aplicativo. Essa é a verdade que guia a nova campanha da 99, principal startup nacional de mobilidade urbana. Desenvolvida pela equipe da TracyLocke Brasil, a campanha promete estreitar a relação do aplicativo com o público. 99 razões para ir de 99 respira a jornada de compra do consumidor que é marca registrada da agência.

Mas que argumento falaria com o usuário na hora de pedir um carro? A agência criou não só um, mas 99. A partir da experiência real de clientes da 99, surgiu um leque de razões em que todo mundo encontra uma para chamar de sua. A campanha 360º conta com spots de rádios e filmes veiculados no digital, TV e out of home. Ganha destaque o formato GIF escolhido para a apresentar as razões, que traz um ar divertido, leve e próximo do público. Além disso, é a primeira vez que uma marca leva o formato GIF para as mídias de rua no Brasil.

“Esse é o pensamento de shopper com que a gente trabalha. Como dizer a coisa certa na hora certa para a pessoa certa para que ela migre para a 99? Temos uma linguagem assertiva, um formato de consumo rápido e os meios certos para sermos relevantes e gerar mais corridas. Nossa estratégia é sempre pensada em resultados.”, revela o CEO da agência, Pipo Calazans.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017
DPZ&T cria nova campanha para McDonald’s

McDonald’s apresenta o mais novo sanduíche da Linha Signature. Servido no pão Brioche, com dois hambúrgueres bovinos, tomate, bacon e quatro tipos de queijos – emmental, muçarela, parmesão e cheddar –, o Qu4ttro Formaggi chega ao cardápio da rede nesta semana junto com campanha criada pela DPZ&T, que inclui filme para TV e internet, além de material de ponto de venda e mídia exterior.

“A Linha Signature, que já é focada na qualidade dos ingredientes, assume agora o papel de introduzir o consumidor ao universo dos queijos. No filme, quem descobre esse universo são quatro amigos que se deparam com uma pequena queijaria no meio de sua road-trip, um tipo de viagem em que as descobertas surgem do acaso. Por outro lado, queremos mostrar o Qu4ttro Formaggi como ele é: uma exuberância de queijo. Por isso filmamos com dois diretores, um focado em contar a história, outro em mostrar a comida de um jeito grandioso, com muito appetite appeal. No final, buscamos equilibrar um sanduíche delicioso e a delícia de estar entre amigos, que é a receita desta campanha”, comenta Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T.

‘Victory is in Sight’ chama atenção global
terça-feira, 14 de novembro de 2017
F/Nazca cria ação interativa para Skol com KondZilla

Em parceria com o produtor KondZilla, a Skol investe na música e mira em público que não se conecta mais com a propaganda tradicional. O projeto reúne nomes como Jess, Loud e F/Nazca para lançar conteúdo que envolve a criação de uma música, a apresentação de uma nova cantora, um clipe musical e uma versão interativa do clipe. Tudo, inclusive a letra da música, conectado ao conceito da campanha “Redondo x Quadrado”.
 
Lançado no canal do KondZilla no YouTube, um dos principais canais de música da plataforma, com 20 milhões de assinaturas e 10 bilhões de visualizações, o clipe da música “Chega quem quiser” tem direção de Fred Ouro Preto (Conspiração Filmes). 
 
Juntamente com o clipe no YouTube a marca lança um clipe interativo que permite que a audiência interaja com o conceito: “Redondo x Quadrado”, que faz parte da campanha de verão.
 
Segundo Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca, “Nosso objetivo era criar um conteúdo que as pessoas realmente quisessem assistir. Acho que conseguimos isso. A parceria com o KondZilla começou na busca de um novo talento, criando uma música inédita e original que conversasse com o conceito de Skol”.
 
No clipe interativo, o público escolhe, frame a frame, sob qual ponto de vista deseja assistir o clipe. Apertando a tecla (R), ele assiste a versão Redonda, com pessoas curtindo o verão juntas. Mas apertando a tecla (Q), assiste a versão Quadrada, negativa, da mesma situação.
 
As teclas R e Q também são responsáveis pela mixagem no som do clipe interativo. Quando apertamos o R, o som é da JESS cantando “É”. E quando apertamos o Q ouvimos ela cantando “Não”.

Para criar versões próprias do clipe, basta acessar http://www.skol.com.br/quadrado-redondo/

Captura de pantalla 2017-11-09 a la(s) 13.10.21

Acontece, no Hotel Hilton de Buenos Aires, a 20ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica. Com participação de nomes importantes da indústria criativa, como Ciro Sarmiento, Per Pedersen e Saneel Radia, o evento reúne o que de melhor circula no mundo da propaganda. O festival celebra 20 anos de atividades El Ojo de Iberoamérica, nasceu em 1998 na cidade de Buenos Aires como uma reunião que reconheceu os melhores profissionais, na indústria de publicidade da região ibero-americana, e ao longo do tempo se tornou um dos maiores festivais da indústria criativa do mundo. Feita por um equipe apaixonada por comunicação o festival de característica por proporcionar a união de toda américa latina.

Nesta quarta-feira (8) o Brasil fechou o período com 60 prêmios, destaque para dois Grand Prix. Durante a cerimônia foram anunciados os vencedores nas categorias Design, Sustentável, PR, Media, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e El Ojo Local, que reconhece o melhor da criatividade de cada país no festival. Na área de Design com a campanha “Um novo banco connected by design”, da R/GA São Paulo para Next do Banco Bradesco e no prêmio El Ojo Sustentável, em ação da Africa para a ESPN Brasil no Dia Internacional da Mulher. A competição em que o Brasil ganhou mais troféus na quarta-feira foi Produção Audiovisual: 21, sendo 6 de Ouro, 8 de Prata e 7 de Bronze.

Além dos citados acima, outro dos prêmios mais importantes do primeiro dia ficou para a DAVID Miami na campanha “Google home of the Whopper” para o Burger King, na área de mídia.O festival segue acontecendo nos dias 9 e 10, com mais premiações e conferências com nomes como Chuck Porter, Susan Credle, Guillermo Giménez y Brotons, Martín Mercado e Sebastián Wilhelm.

Ajinomoto e Netza lançam websérie inédita “Aromas da Terra”

Em tempos em que o boom da gastronomia tem invadido as listas de conteúdos mais consumidos em todo o mundo, a Ajinomoto® Food Service e a agência Netza desenvolveram uma estratégia inédita para se aproximar do público, utilizando conteúdo baseado na diretriz da marca, que é ser parceira dos profissionais da gastronomia levando serviço e informação.

Na noite desta terça-feira (7), foi anunciada a websérie “Aromas da Terra”, uma boa notícia para profissionais de cozinha, estudantes de cursos de gastronomia e amantes da culinária em geral. O projeto, com conteúdo criativo e relevante, vai além do ato de cozinhar, destacando a importância dos ingredientes e colocando o pequeno produtor como protagonista nos bastidores de produção que compõem cardápios de grandes nomes da gastronomia brasileira. A novidade foi revelada no Balaio, restaurante recém-inaugurado em São Paulo pelo chef Rodrigo Oliveira, que participará de dois episódios da série.

Apresentada pelo chef Marcelo Malta e com direção e roteiro de Joaquim Lino, a nova série será exibida semanalmente no canal Aromas da Terra, no YouTube, e terá 20 episódios em sua primeira temporada. A ideia do canal foi pensada pela agência a partir das oportunidades que o branded content traz para as marcas no ambiente digital. A plataforma ganhou força e ampliou o alcance do projeto em outras frentes, com ativações offline, nos pontos de venda e com os públicos da Ajinomoto® Food Service.

“O projeto possui uma proposta moderna e revela curiosidades sobre a origem de diversos ingredientes típicos do Brasil, reforçando sua autenticidade e importância para a gastronomia mundial”, afirma Eduardo Bonelli, gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service. “Nossa principal missão é de contribuir com iniciativas que promovam o empreendedorismo, a qualidade de vida e o constante crescimento da economia. A websérie Aromas da Terra está diretamente ligada a esses objetivos e ainda estimula a troca de conhecimento entre profissionais do ramo”.

A agência aposta em sua nova área, o Netza Content Lab, que tem investido cada vez mais no tráfego dedicado ao consumo de vídeos online, que chegará a 80% em 2019, segundo a pesquisa da Cisco. Além disso, 42 % da população brasileira tem o hábito de ver vídeos na internet, sendo que 82 milhões o fazem no YouTube. Esse percentual já supera a audiência da TV por assinatura, que é de 37%. Websérie é o formato de conteúdo com maior facilidade de consumo, isso faz com que o os temas possam ser consumidos em diversas situações do dia a dia, proporcionando mais reconhecimento de marca e lealdade de seu público.

“Montamos um time experiente para a produção desse conteúdo, unindo a expertise que a Netza já possui em ativações de marca on e offline. E nasceu um projeto grandioso, com conteúdo original, autêntico e apaixonante. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados e felizes com a confiança da Ajinomoto em nosso trabalho 360 graus”, explica Fernando Ribeiro dos Santos, sócio-diretor da agência.

Tito_ photo_Melanie Roger

Foto: Melanie Roger
Tiago Ribeiro, também conhecido como Tito, acaba de chegar a Montevidéu para assumir o departamento de social media da agência Wild Fi.
Wild Fi é uma agência independente da América Latina, com escritórios em países como Porto Rico, Panamá, Chile, Paraguai e Argentina e representações nos Estados Unidos, China e Europa. A agência pertencente ao grupo The Electric Factory, que tem no portfólio clientes como Tommy Hilfiger, Anheuser-Busch InBev, L’Oréal Paris, Buquebus e Sura.
Com mais de 14 anos de experiência em marketing digital, o publicitário possui uma vasta experiência no planejamento estratégico e no processo criativo. Em 2010, criou a Agency Brasil, uma startup orientada para a convergência digital e as novas mídias, e foi convidado a se tornar consultor da ZOOPPA (EUA), uma das maiores companhias publicitárias de crowdsourcing do mundo, trabalhando com grandes projetos globais para Diesel, Axe e Coca-Cola Company.
Fora do Brasil, Tito tem em seu histórico profissional passagem por grandes companhias como J. Walter Thompson e Y&R no Peru. Além de desenvolver projetos de pesquisa globais ligados ao comportamento digital, estudo de Big Data e Inteligência Artificial na Europa, Tito também acumula passagem por escolas como Miami Ad School onde ministrou aulas de planejamento digital e social media.
“Me sinto bastante maduro para esse desafio, comecei a trabalhar muito jovem com publicidade e presenciei vários momentos da indústria, em diferentes mercados. Percebi que o envelhecimento traz sobriedade e uma sabedoria impar que pode agora me ajudar a construir projetos sólidos em toda America Latina e região”, comenta Tito Ribeiro.
Antes de deixar o Brasil, Tiago Ribeiro  passou por agências como Pong Dynasty (Flag. The Creative Disruption Network), Ag2 Publicis Modem e SapintNitro. No final de 2014, atuou como CCO – Chief Culture Officer, na lampada.ag, agência focada no Life Marketing trabalhando com empresas como Hogarth Worldwide Company (WPP), Facebook Brasil, LG e Peugeot.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-01 a la(s) 07.53.22

A rede de fast food americana Taco Bell entra no clima de diversão do Halloween e realiza uma promoção especial para comemorar a data de hoje. Os clientes que forem numa das 18 unidades da loja, encontrarão o Cheesy Beef Burrito mais barato.

Para divulgar a promoção, a We – agência que atende a marca- criou campanha digital para as redes sociais com 5 filmes que divulgam o “Buuuuuuurrito”, além de uma série de vídeos para o Instagram Stories.

terça-feira, 31 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-30 a la(s) 22.44.10 1

Para homenagear os 20 anos da Odontoclinic, rede de clínicas odontológicas, o embaixador da marca, Luan Santana, lançou um desafio para seus seguidores em suas redes sociais: gravar um vídeo dizendo as 20 coisas que te fazem sorrir em apenas 20 segundos. O próprio Luan participou do desafio e disse que não foi fácil!

Os vídeos devem ser postados com a #desafio20sorrisos e os melhores serão divulgados no stories do Instagram do cantor. O vídeo será lançado no dia 30.10 e os primeiros vídeos dos seguidores serão divulgados no dia 31.10, aniversário da Odontoclinic.

A criação ficou a cargo da agência Bold Conteúdo, experiente em ações digitais com marcas reconhecidas, como Makro e The Bodyshop.

Captura de pantalla 2017-10-27 a la(s) 15.23.36

A M•A•C Cosmetics lança a esperada colaboração com a cantora americana Nicki Minaj, apresentando um extenso leque de cores em tons nudes para os lábios. Com data marcada para chegar no Brasil no dia 26 de outubro, a parceria oferece 20 cores de batons, todas dentro da cartela dos nudes, que atendem a todos os tons de pele. Entre as opções estão duas cores em embalagem especial com assinatura da cantora. A coleção é de edição super limitada, mas a marca possui um rico portfólio desta família de cores na sua linha regular de batons para quem quiser explorar ainda mais a tendência. Clássicos como Twigi, Creme DNude, Honey Love e Velvet Teddy estão disponíveis nas lojas e e-

A febre global em torno das cores mais minimalistas, não apenas na maquiagem, como também na moda, design e decoração, reforça a busca de consumidores por uma estética leve e sofisticada. A dica para alcançar um look de maquiagem que abrace este estilo é combinar os lábios nudes com uma máscara de cílios – uma sugestão é a Instacurl Lash – da M.A.C, com um blush mais discreto, como o Mineralize Blush Warm Soul.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-25 a la(s) 10.52.59

A marca ibis é a experiência mais aconchegante e reconhecida pelo consumidor. Cada hotel tem espaços modernos e confortáveis, com design contemporâneo. O ibis Styles promove a experiência mais criativa por meio de hotéis descolados, originais e alegres. Os hotéis têm um design eclético inspirado por um tema e estilos particulares que se adequam tanto a viagens familiares quanto de negócios. Já a marca ibis budget é a escolha perfeita para compradores inteligentes, que sempre privilegiam o melhor custo benefício. O foco é para pessoas que querem curtir a cidade ao máximo.

A agência BETC/Havas idealizou toda a comunicação, repensando a execução global para o momento das marcas no Brasil. A campanha conta com ações diversas como a divulgação dos vídeos nas redes sociais, rádios e out of home, além de painéis em aeroportos, shoppings e transportes públicos de São Paulo e Rio de Janeiro. Toda comunicação leva a seguinte assinatura: “Para todos os momentos ibis, ibis Styles e ibis budget, pra você, você e você”.

O mote para as peças das três marcas, que possuem valores compartilhados, mas personalidades diferentes, é sempre divertido e irreverente. Os filmes exemplificam bem isso. Cerca de 29 milhões de pessoas serão impactadas pela campanha. Além disso, a área de marketing irá veicular no Buzzfeed um quiz para identificar qual a marca ibis mais parecida com o momento do hóspede. Todos ganharão 20% de desconto para qualquer hotel das marcas ibis no Brasil. Além disso, haverá uma sessão patrocinada da campanha no Spotify, em que os usuários poderão escolher três playlists gratuitas de acordo com sua marca preferida.

“Atualmente, a marca ibis é top of mind de hotel no Brasil. O ibis Styles e ibis budget estão conquistando seus espaços no mercado. Esse trabalho de branding é extremamente estratégico para reforçar o entendimento do cliente e para mostrar que independentemente do momento, tem sempre um ibis, ibis Styles ou ibis budget pra Você, Você e Você”, comenta Roberta Vernaglia, Vice-presidente de Marketing da AccorHotels América do Sul.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017
NBS cria nova campanha para OI

A Oi lança campanha publicitária que reforça o protagonismo dos clientes na sua estratégia comercial. O objetivo da comunicação é mostrar a inspiração a partir da necessidade do consumidor para desenvolver novos benefícios nos produtos da companhia. Os filmes, criados pela agência NBS, com duração de 30 segundos, serão lançados a partir do dia 21 de outubro e veiculados em todo o Brasil.

O primeiro comercial começa com um personagem mexendo no celular enquanto o locutor pergunta: “De quem foi a ideia do pré que pode trocar minutos e internet? Em seguida, o youtuber Whindersson Nunes, garoto propaganda da Oi, aparece na tela com seu fã clube e todos gritam que são os idealizadores do benefício. Na sequência, aparece uma jovem assistindo filmes em seu notebook e a voz em off pergunta de quem foi a ideia da banda larga oferecer conteúdo de TV. Uma cosplayer, menina caracterizada de um personagem, reivindica a autoria da ideia. A seguir, vemos pessoas acessando o serviço Técnico Virtual pelo smartphone e o locutor de novo questiona de quem foi a ideia de criar um aplicativo que oferece assistência técnica virtual. Uma idosa e seu neto surgem na tela e ela diz que a ideia foi dela, mas o garoto aponta para si mesmo, brincando com a avó. Logo depois, a locução questiona de quem foi a ideia do plano empresarial sem excedente na conta. Aparecem pessoas reunidas em uma mesa e um deles responde: ”Fui eu”. E então, o locutor conclui: “Parceria é isso, você sabe o que quer, a gente faz”.

O segundo filme, com lançamento previsto para 28 de outubro, reforça os atributos do combo Oi Total Play, lançado em julho, e que traz o conteúdo da TV por assinatura direto pela Banda Larga. O filme mostra pessoas assistindo aos conteúdos da TV por assinatura em notebooks e tablets, em lugares variados. Aparece então a pergunta: “Quem teve a ideia da Banda Larga que já vem com o conteúdo da TV por assinatura?” Em seguida, aparece um homem assistindo em um notebook uma cena de jantar de um filme. Quando a câmera gira novamente, o homem está na cozinha de casa, com a filha, sentados para o jantar. Há um giro de câmera e ele está segurando um tablet, onde vemos um filme de aventura. A câmera gira novamente e vemos a menina no espelho do quarto, fazendo cosplay do personagem do mesmo filme, ajudada pelo namorado. Gira mais uma vez e o namorado está vendo um jogo de basquete no notebook e depois ele aparece na casa dos amigos, jogando videogame online. Enquanto tudo isso ocorre, aparecem as cartelas: “Com séries… Filmes, desenhos… E muito esporte. Para assistir quando quiser”. Em seguida, ouvimos uma voz em off dizendo: “Foi você que queria mais liberdade para ver TV que deu a ideia da banda larga com Oi Play, que já vem com conteúdo da TV por assinatura”.

A terceira e última peça, que irá ao ar em novembro, comunica o plano pré Oi Livre. O filme começa numa praça de alimentação de shopping. Uma locução pergunta: “Quem deu a ideia do pré que troca minutos e internet?” Numa das mesas aparecem dois amigos. Enquanto um come, o outro vê um vídeo do Whindersson Nunes. No meio de uma frase do youtuber o vídeo pára e o rapaz fala, inconformado: “Ah, não, na melhor parte, acaba a internet?! Tô cheio de minutos, mas quero ver meu vídeo, poxa… Imagina se desse…” E nesse momento, todas as pessoas da praça de alimentação falam juntas: “…pra trocar minutos por internet?” O personagem pára de falar pra checar o que está acontecendo e diz: “Ou…” E todo mundo fala junto: “…trocar internet por minutos…” E o personagem provoca: “Imagina só…” E falam todos juntos novamente: “Poder trocar sempre que precisar…”. E então se ouve a voz do Whindersson: “Foi você, que queria mais liberdade, que deu a ideia do único pré que troca minutos e internet pelo aplicativo Minha Oi”. Enquanto isso todos na praça de alimentação levantam a mão. O youtuber apresenta o aplicativo. Ele arrasta o dedo na tela do app minha Oi e troca minutos por Internet e Internet por minutos e diz: “Oi Livre. O pré que você escolhe como usar”.

Os três filmes da campanha terminam com a tradicional assinatura das campanhas da companhia. Os personagens dizendo: Oi!

Captura de pantalla 2017-10-17 a la(s) 09.57.19

Airstrip analisou 560 milhões de posts nos últimos noventa dias, com foco nas mudanças no comportamento das redes sociais, estratégia com micro influenciadores e o impacto de posts patrocinados

Uma vez que redes sociais se tornaram referência na busca de conteúdos e informações, grandes empresas passaram a se associar com influenciadores digitais, mas compreender qual a melhor estratégia para isso se tornou um desafio constante. Pensando nisso, a Airstrip Group, empresa de tecnologia e mineração de dados provenientes das redes sociais e detentores da plataforma Airfluencers, realizou um estudo a partir de sua base de mais de 1.1 milhão de perfis monitorados, que explica como posts contribuem para o marketing de influência.

Nos últimos 90 dias, essa mesma base gerou 560 milhões de post, o quais foram analisados pela empresa, sob três pilares: mudanças no comportamento das redes sociais, estratégia com micro influenciadores e o impacto de posts patrocinados.
Para sócio, Luis Otávio Cambraia, entender exatamente quem são os micros e macroinfluenciadores e como eles são relevantes na estratégia de comunicação das empresas é o diferencial para o sucesso das marcas. “O primeiro passo é fazer uma seleção de perfis de acordo com a relevância do influenciador dentro das categorias desejadas. Ele deve ter ao menos 30% de relação com o tema desejado. Em seguida, filtramos aqueles de acordo com a qualidade de engajamento a partir da pontuação na nossa ferramenta e, para finalizar, fazemos a distribuição de perfis entre os diferentes tamanhos de base”, explica.

O levantamento mostra que perfis com base de seguidores de até 20k são os que mais geram conteúdo, sendo responsáveis 66% dos mesmos. Outros 24% estão nas mãos de quem tem entre 20k e 100k seguidores. Ou seja, 86% do conteúdo analisado foi gerado por perfis com base de audiência menor de 100k. Influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores geram apenas 2% dos posts.
Além de analisar o volume de posts, o estudo identificou queda de interesse do público em postagens pagas. No Instagram, por exemplo, perfis com mais de um milhão de seguidores tiveram uma queda de 47,3% de engajamento em publicações identificadas como patrocinadas por marcas através do uso de hashtags como #ad, #publi #publipost, entre outras. Já nos perfis entre 20k e 100k, os posts tiveram 24,7% a menos de comentários e curtidas. No Facebook, essa queda se deu em 35,8% e 21,6% para os mesmos grupos.
Para explicar esses números, uma vez que nota-se que os influenciadores estão gerando conteúdos relevantes para as marcas, Luís Cambraia ressalta que “os seguidores são sensíveis aos conteúdos patrocinados. Além de um olhar criterioso para o perfil do influenciador versus o contexto onde a marca está inserida, há ainda a necessidade de autenticidade na criação do conteúdo, uma vez que ele determina a taxa de engajamento e garante maior ROI para as marcas”.

A Airstrip analisou ainda o crescimento das redes sociais e os assuntos mais comentados em cada rede. No último ano, o Youtube foi a rede social que mais gerou alcance para seus usuários, totalizando 108,2% de crescimento das bases. Em seguida, vêm o Instagram com 63,3%, o Facebook com 44,8% e, por último, o Twitter com crescimento de apenas 30,5%. Dos assuntos mais comentados, futebol e política saem à frente no Facebook, já no Instagram, o assunto preferido dos usuários varia entre moda e fitness.
Dentro dessa análise de comportamento das plataformas, alguns perfis foram destacados, mostrando que as redes sociais estão conectadas ao offline, como um termômetro realtime ou agente de disseminação espontânea:

Entre 100k e 300k:
1. @paratudoo cresceu %762%
2. @crispimicheli cresceu 302%
3. @mandycandyreal cresceu 102%

Entre 300k e 1M:
1. @lorraynemavromatis cresceu 1.473%
2. @negblack cresceu 268%
3. @silveropereira cresceu 127%

Acima de 1M
1. @pabllovittar cresceu 92%
2. @paulinhop8 cresceu 46%
3. @rafaeluccman cresceu 36%

segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-16 a la(s) 09.54.23

Só mesmo o “homão” mais eficiente do Brasil poderia assumir as funções do famoso mordomo de Neve. O ator, apresentador, cozinheiro, bordadeiro, marceneiro…Rodrigo Hilbert, agora é também o novo Alfredo, personagem ícone da marca líder de papéis higiênicos da multinacional Kimberly-Clark. O filme vem para celebrar o lançamento do novo portfólio de produtos da marca, que passa a contar com a tecnologia exclusiva Dermacare, com pré-bio dermatológico que ajuda a preservar o pH natural da pele.

Com criação da DPZ&T, o filme traz Hilbert estrelando as atividades do mordomo, para apresentar aos consumidores o novo Neve Dermacare. “O Alfredo está conosco há quase 40 anos e, ao longo desse tempo, se tornou o cúmplice das nossas consumidoras. Ele não podia deixar de participar desse momento tão importante para a história de Neve”, comenta Fernanda Hermanny, diretora de marketing da categoria.
O comercial, que estreou no último domingo, 15 de outubro, no intervalo do Fantástico, na Rede Globo, foi gravado em São Paulo e produzido pela Trator Filmes. “Rodrigo Hilbert é o cara que cuida da família, cuida da casa, cuida da carreira. Neve também é e sempre foi sobre cuidar, e com a tecnologia Dermacare cuida até do pH da pele. Um tem tudo a ver com o outro.”, comenta Marcello Barcelos, diretor executivo de Criação da DPZ&T.
Ao longo das últimas décadas, o personagem Alfredo já foi interpretado por diversos atores e grandes celebridades brasileiras, como Reinaldo Gianecchini e Dan Stulbach. Segundo Fernanda Hermanny, “Rodrigo Hilbert representa hoje o homem que de fato tem um papel ativo na casa e na família, um companheiro para todas as horas. Além de uma pessoa inovadora, que está sempre se reinventando e descobrindo coisas novas, em consonância com os valores de Neve”.
A campanha será veiculada durante os meses de outubro, novembro e dezembro, na TV aberta e canais digitais da marca (Facebook e Youtube), nas versões de 30” e 15”, em várias cidades do país.

Para compor a campanha, o novo Alfredo estará ainda em peças de mobiliário urbano, como pontos de ônibus, relógios de rua digitais e estáticos na cidade de São Paulo.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-11 a la(s) 10.44.12

A Associação dos Profissionais de Propaganda, entidade que estimula atividades e congrega publicitários para o fortalecimento da indústria da comunicação realizará, no próximo dia 21 de outubro, na sede da associação, a primeira edição do Galo na Cuca, com o tema Pluralidade. Uma iniciativa que reunirá profissionais para discutir como será nosso mercado até 2030. O evento acontece das 9h às 17h30, com palestras na parte da manhã e workshop à tarde.

A iniciativa se divide em duas etapas. Pela manhã, será realizado o primeiro Galo na Cuca, um momento de inspiração que proporcionará um circuito de palestras para empresas, profissionais e interessados em construir um mercado mais igualitário.

Para promover as discussões, as palestras se iniciam com Ana Cortat, sócia fundadora da Hybrid Colab, abordando o tema “O que esperar do amanhã?”, discutindo se marcas com propósito e valores claros são as indicativas para o futuro. Em seguida, Thor Matsusaki e Juliana Patera, diretores de Criação da Publicis, falam sobre criatividade plural e como romper com a voz única no processo criativo, trazendo em pauta a importância da produção a partir de um olhar variado.

Tiago Lara, vice-presidente de planejamento da Leo Burnet, ficará responsável por levantar a discussão sobre pluralidade como pilar estratégico e como as marcas estão construindo este discurso. Encerrando a manhã de palestras, Patrícia Santos, do EmpregaAfro, levanta a questão “Ad-Diversidade: discurso ou prática?”, mostrando a importância de trazer para si a responsabilidade da mudança.

O workshop será realizado no período da tarde facilitado por Diego Gervaes, Head Of Planning & Shopper Insights na Future Group do Brasil. A ideia é provocar discussões baseadas nas opiniões dos profissionais que colaboraram com o desafio disponível no site da APP, expondo quais medidas gostariam de ver para tornar o mercado mais diversificado.

As propostas recebidas serão analisadas e, a partir desta contribuição digital, será desenhado um plano com ações viáveis para um mercado mais igualitário. Com base nesta analise, o comitê de diversidade da APP fechará ações, estabelecendo compromissos com os profissionais para que todas as medidas sejam colocadas em prática a partir de 2018.

As inscrições já estão disponíveis no site da entidade. Associados da APP já podem adquirir sua participação por R$ 80 e não associados por R$ 120. A conscientização e a atuação são os primeiro passos para garantir um futuro múltiplo para nosso mercado

Honda lança vídeo comemorativo para marcar 20 anos de produção

A Honda trouxe a música clássica para dentro de sua fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, no vídeo que marca seus 20 anos de produção de automóveis no Brasil.

No filme “O som da produção”, os sons dos maquinários e processos fabris dialogam com a melodia erudita e embalam as principais etapas de produção de um automóvel Honda.

O vídeo tem início com o maestro João Carlos Martins, uma das personalidades de maior expressão na música clássica nacional, ao piano. Às notas iniciais da composição se sobrepõem elementos sonoros da fábrica, transformando, harmonicamente, os ruídos em música.

O filme também é envolvente por suas imagens. A sequência das cenas apresenta as etapas produtivas e, assim como em uma orquestra, é possível perceber a sintonia que permeia os processos na criação de produtos que excedem as expectativas dos clientes.

À medida que mais processos se somam, o ritmo da música cresce e a batida traz energia e dinamicidade ao vídeo.

“Na Honda, produzimos automóveis com a mesma paixão, dedicação e perfeccionismo que um artista reproduz sua obra de arte. Mostramos essa relação com um vídeo que retrata o processo de produção de automóveis embalados pelos sons que nascem da própria fábrica”, afirma Carlos Eigi, vice-presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil.

Há exatos 20 anos, a Honda iniciava um novo capítulo em sua história e expandia suas operações no país com a inauguração de uma fábrica de automóveis na cidade de Sumaré, interior de São Paulo. Atualmente, 550 veículos são produzidos diariamente entre os modelos Civic, Fit, City, HR-V e WR-V e a produção acumulada se aproxima de 1.700.000 unidades.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Land Rover cria projeto de com Jamie Oliver

A Jaguar Land Rover, junto com Jamie Oliver utilizaram uma unidade do novo Discovery para criar uma cozinha perfeita sobre quatro rodas. A ação destaca a versatilidade do SUV da Land Rover, que chegou ao mercado brasileiro em meados deste ano. O Discovery personalizado de Jamie Oliver traz uma série de acessórios de culinária, incluindo um fogão elétrico, churrasqueira, máquina de fazer sorvete, dosador de azeite de oliva e até mesmo uma batedeira acoplada às rodas, que funciona enquanto o veículo está em movimento.

A divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) trabalhou ao lado de Jamie, fã e cliente de longa data da Land Rover, para dar vida à suas ideias. O resultado é verdadeiramente único: juntos eles criaram o único Discovery no mundo que traz uma torradeira no console central e um pequeno forno que utiliza a energia gerada pelo motor de arranque do veículo.
Outras características engenhosas incluem um fogão elétrico que fica ao lado do motor, uma máquina de macarrão, um fogão a gás e uma mesa de jantar com bancadas dobráveis. Há também um jardim de ervas e uma prateleira de especiarias colocados nas janelas traseiras.

Jamie Oliver disse: “Eu dei à Land Rover um enorme desafio para criar a melhor cozinha sobre rodas de todos os tempos. Eu sonhei grande e pedi muito, e o que eles fizeram foi além do que imaginei. Eu não achei que eles realmente poderiam colocar um fogão elétrico ao lado do motor e um dosador de azeite de oliva no porta-malas, mas eles fizeram. O resultado é um Discovery surpreendente, adaptado perfeitamente para mim e para a família. Nós adoramos! Esta criação única significa que podemos levar nossas aventuras culinárias a um patamar mais elevado”.
O time da SVO orgulha-se por fazer o impossível acontecer, por isso foi uma grande alegria ajudar a trazer as idéias de Jamie à vida.
David Fairbairn, chefe de personalização da SVO, disse: “Como uma equipe, nunca imaginamos que seríamos convidados a produzir rodas que batam manteiga, por isso foi muito divertido trabalhar ao lado de Jamie para trazer sua visão à vida. Ele realmente queria expandir os limites do que era possível com este veículo completamente versátil e a equipe encarou totalmente o desafio.”
“O Discovery ajuda nossos clientes a fazer de cada dia uma aventura, e este veículo especial dará a Jamie e sua família a chance de cozinhar refeições incríveis em qualquer lugar que desejem. A equipe de personalização da SVO trabalha de forma a realmente entender as necessidades dos nossos clientes mais exigentes, para que possamos adaptar os veículos de acordo com seu estilo de vida”, complementa David.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Captura de pantalla 2017-10-04 a la(s) 11.16.42

O Clube de Criação do Rio de Janeiro está lançando nova marca que traduz o novo posicionamento da entidade. Criado em 1975, originalmente para reunir todos profissionais relacionados com o setor de criação das agências de publicidade carioca, o CCRJ agora quer olhar para as diferenças e dar voz a todos os criativos, não só dos criativos de agências, mas também de produtoras de imagem e áudio, estúdios de design, fotografia, 3D, manipulação, digital, entre outros.

“A antiga marca do CCRJ representava o que nós, criativos do Rio de Janeiro, tivemos no passado: uma cabeça aberta. Isso deixou de ser um diferencial. O momento é outro. Estar aberto ao novo e respeitar diferenças passou a ser uma obrigação. Isso é fundamental para garantir o futuro do mercado publicitário em geral.”, explica Pedro Portugal, presidente do CCRJ e diretor de Criação da Wide, revelando que seu primeiro projeto é colocar em pauta questões como o espaço da mulher na propaganda e o preconceito no ambiente criativo.

A nova marca, com assinatura da Camisa 10, traz como símbolo uma bandeira que não está ali por acaso. “O conceito ‘Democracia Criativa’ transmite este momento do CCRJ. Hoje temos um mercado mais fragmentado, com menos agências de grande porte e muitas agências menores fazendo um trabalho bacana, além de várias empresas criativas de expressão nacional em diversos segmentos: design, moda, digital, conteúdo. Nada melhor do que uma bandeira despojada para representar este pensamento”, enfatiza Bruno Richter, sócio e diretor de Criação da Camisa 10.

O CCRJ pretender ser mais atuante no mercado para marcar um território democrático, onde todos têm representatividade, independente do seu tamanho. “O Rio é território da democracia criativa. E a democracia é sempre o melhor caminho”, conclui Portugal.

foto3

Começa a ser veiculada no início de outubro nas TVs, jornais, mídia exterior e redes sociais a campanha com o 1º garoto-propaganda da rede de supermercados carioca Prezunic, lançando o conceito “Economia que vale super a pena”.
O Oferteiro incorpora o novo momento da marca que mira no aumento da percepção de bons preços, uma vez que o Prezunic já é reconhecido pelo seu conforto e qualidade.
O personagem é interpretado pelo humorista Marcelo Marrom, como um irreverente funcionário do supermercado, responsável por colar os ‘splashes’ de descontos e ofertas.
Entre outros bordões, o Oferteiro repete: “Onde eu ponho a mão, tem promoção!”.
A campanha também conta com um forte apelo de endomarketing, na qual Marcelo Marrom incentiva todos os colaboradores a serem Oferteiros como ele.
O trabalho foi desenvolvido pelo departamento de marketing do Prezunic, em parceria com a agência Leiaute Rio.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017
BBDO/NY cria filme “JOHNSON’S® Hora do Banho”

Criada pela BBDO/NY, agência global da marca, a campanha “Eu vou despertar seus sentidos mamãe e você vai perceber todos os meus detalhes” estreia hoje no dia 29 de setembro, em TV aberta, no canal do Youtube e também terá ativações nas plataformas digitais.

Em tom emocional, o filme LANÇA a nova linha de produtos DA MARCA, Hidratação Intensa composta por Loção Hidratante e Sabonete Líquido, além de reforçar a importância do toque da pele entre mães e filhos, estimulando os sentidos do bebê no momento do banho e pós banho. O vídeo MOSTRA a mãe dando banho no bebê e massageando-o ao aplicar a loção hidratante e finaliza exibindo as demonstrações de afeto e carinho entre os dois, sempre com a voz do pequeno narrando as cenas.

“JOHNSON’S® é parceira de mães, pais e cuidadores e acredita que é essencial inovar com produtos que atendam às necessidades dos bebês e crianças. A marca mostra que momentos simples como o banho garantem a manutenção da pele saudável do bebê, além de serem essenciais para criar vínculos afetivos que irão ajudar em todo o desenvolvimento dos pequenos”, afirma José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil. A nova linha JOHNSON’S® Hidratação Intensa foi pensada para a pele delicada dos bebês e crianças que perde hidratação até 2x mais rápido que a pele do adulto. A linha garante hidratação delicada por 24h e já está disponível nos pontos de venda de todo o Brasil.

Captura de pantalla 2017-09-29 a las 12.33.04

A agência carioca Wide tem novos nomes na equipe liderada pelos diretores de Bruno Almeida e Pedro Portugal. Chegam para fortalecer o time os Diretores de arte Durval Filho (ex-Prole e Agência 3), Moa Marques (ex-Artplan e DM9), Ulysses Moraes (ex-3A Worldwide e Percepttiva), Kissyla Clarkson (ex-Dia Comunicação e Casa da Criação) e Pedro Henrique Souza (ex-H1 e X-Tudo).

O tempo ainda aumenta com o redator Bruno Buhr (ex-R / GA e Camisa 10) e o Estagiário Dário Assis que foi promovido Diretor de Arte Jr. Os criativos responde a um Almeida e Portugal, que está sob o comando geral de Beto Werneck, vice-presidente de criação da agência. Beto explica que o crescimento da agência deve-se a uma expectativa positiva para o próximo ano. Segundo ele, existe uma boa possibilidade de Reaquecimento do mercado em 2018.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Master lança campanha com releitura de música dos Menudos

Paródia da canção “Não se reprima” reforça conceito do aplicativo Menor Preço – ferramenta desenvolvida pelo Governo do Paraná para consulta de valores em tempo real de produtos comercializados no estado.

O famoso grupo musical dos anos 80 foi escolhido para ajudar a estimular o consumidor paranaense a usar o aplicativo Menor Preço, do Governo do Paraná. A campanha criada pela Master Comunicação aposta em uma das músicas mais conhecidas do grupo para atrair a população e relembrar da importância de pesquisar sempre antes de consumir.

“Temos certeza do caráter inovador do app e como ele pode ajudar as pessoas a economizarem grandes quantias no dia a dia. Além disso, é uma ferramenta gratuita que traz uma função social muito forte”, explica Felippe Motta, diretor de criação da agência.

O aplicativo é uma extensão do Programa Nota Paraná, que tem como objetivo reduzir a sonegação fiscal no estado. Cada uma das mais de 4,5 milhões de notas emitidas todos os dias alimenta um banco de dados que é atualizado em tempo real, a cada venda realizada.

“Precisávamos gerar recall para o produto e nada melhor que uma música com alto potencial de viralizar e gerar engajamento emocional. Não há quem não se lembre da canção e do ritmo que marcou época”, complementa Cícero Rohr, diretor de atendimento da agência.

A campanha conta com filmes de 60” e 30” e um jingle de 60”, com a música completa.

terça-feira, 19 de setembro de 2017
MullenLowe cria nova campanha nova para Coral

A Coral lança sua nova campanha com criação da MullenLowe Brasil e Londres, e foi realizada na época da concorrência global da conta no fim de 2016. Inclusive, foi essa a campanha vencedora e responsável pela nomeação do Grupo MullenLowe como agência da marca em todo o mundo. Além do Brasil, esta campanha foi veiculada em países como Grécia, Inglaterra e Turquia, e em breve irá ao ar na Bolívia.

A nova campanha possui uma linguagem moderna, desafiadora e disruptiva ao utilizar um olhar mais divertido para a categoria de tintas e demonstrar as credenciais de tecnologia e performance superior dos produtos Coral. Com a assinatura “Seja o herói da casa”, e apoiada por um manifesto, a comunicação deixa de lado o tom emocional característico da marca e aposta em uma linguagem de humor, utilizando pintores no papel de mestres das artes marciais. O filme de TV já nasce marcante para o público com a paródia da famosa música “Kung Fu Fighting”, que embala o movimento dos pintores e a preocupação de uma família ao proteger o exterior da casa contra os efeitos do tempo, das fissuras na pintura causadas pelo sol, e do mofo ocasionado pela chuva, ao utilizar Coral Proteção Sol & Chuva Impermeabilizante.

O manifesto de marca reforça: “Sua casa guarda o que existe de mais importante para você. Suas histórias, as pessoas da sua família, lembranças em cada canto. E tudo isso merece ser protegido. Para você se preocupar só com o que tem dentro da sua casa, Coral Proteção Sol & Chuva cuida do lado de fora, lutando contra fissuras e mofos causados pela mudança do clima. Proteja as coisas mais importantes para você. Seja o herói da sua casa com Coral Proteção Sol & Chuva”.

A campanha começou a veicular a partir do dia 16 de setembro, em Pay TV e digital, e estará presente também em TV aberta, anúncios impressos, PDV e nas mídias digitais. A produção do filme é da Barry Company, com direção de Mariana Youssef e Fernanda Salloum, e trilha da Saxsofunny.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017
Captura de pantalla 2017-09-18 a las 11.28.02

Mauricio Almeida, diretor geral de mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi, reorganiza o departamento com três contratações e três promoções. Diego Mattera chega para liderar a área de Businesses Intelligence e atender todas as contas digitais da F/Nazca. O profissional acumula passagens por UOL, iProspect, Isobar e WMcCann e contas como Nestlé, Samsung e TIM em seu currículo.

Completam o quadro de contratações Amaury Magalhães, egresso da DPZ&T, que assume a posição de gerente de mídia de Skol e Nathalia Oliveira, nova gerente de mídia de Abbott/Guaraná.

Já Luana Gallizzi e Fabiana Rodrigues foram promovidas após três anos de casa. As duas respondem agora pela direção de mídia dos grupos que atendem Abbott/Guaraná e Sadia/Google/Trident, respectivamente.

Por fim, Katia Soares, há 12 anos na F/Nazca, assume a gerência de operações de mídia.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017
imagem_release_1067273_medium

A Lew’Lara\TBWA anuncia a chegada da sua nova diretora de RTV: Patricia de Oliveira Gaglioni. A publicitária, com mais de 24 anos de mercado, chega para comandar as equipes de Brasília e São Paulo. Antes de assumir o cargo, Patricia trabalhou como Global Producer na Avon. Em sua carreira, acumula passagens pela Conspiração Filmes, McCann-Erickson, W/Brasil, Y&R, Taterka, Ogilvy e Africa. Entre os clientes atendidos estão Ambev, AACD, Bradesco, Claro, Colgate- Gillette, Itaú, J&J, McDonald’s, Mastercard, Microsoft, Natura, Nestlé, P&G, Unilever, Vivo, entre outros.

Captura de pantalla 2017-09-14 a las 10.27.03

A Africa anuncia uma contratação de peso para seu time de criação. Sophie Schönburg é a nova diretora de criação da agência e passa a integrar a equipe liderada pelo CCO e copresidente, Sergio Gordilho. Líder em 7 categorias na última edição do Agency Scope, é mais um movimento da agência que amplia ainda mais sua atuação estratégica em criação e transformação de negócios através de produtos, serviços e inovação digital.

Com mais de 25 anos de profissão, Sophie é uma das redatoras mais respeitadas do País. Antes da Africa, a profissional liderou o departamento criativo da mcgarrybowen e da Pereira O’Dell, onde trabalhou para marcas como como Jeep, Fiat, Maggi, Imovelweb, Uber, Natura, Olympikus, Intel, Microsoft, Unicef. Antes disso, passou 19 anos na AlmapBBDO, onde trabalhou para todos os clientes da agência, ajudando na construção de marcas como Havaianas, Volkswagen, O Boticário, Visa, Pepsi, HP, Veja, Bayer, Getty Images, Bauducco, entre outras.

“A Africa tem feito um trabalho muito bom, consistentemente, nos últimos anos. E num mercado tão volatil como o nosso, consistência é ouro. Estou muito feliz e animada”, explica Sophie que acumula em seu currículo mais de 20 Leões no Festival de Cannes e os mais importantes prêmios nacionais e internacionais, como D&AD, One Show, Clio Awards, London Festival, FIAP, El Ojo, Profissionais do Ano da Globo, Prêmio Abril, entre outros.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017
“Cheguei”, de Ludmilla em campanha do McDonald’s

Exagero de sabor e símbolo de indulgência, o Festival de Cheddar volta ao McDonald’s cheio de ritmo, diversão e sensualidade. A partir desta semana, as lojas contam com o retorno do Grand Cheddar McMelt e o lançamento do Cheddar McRib Barbecue, que ganham uma campanha da DPZ&T ao som de novas versões de sucessos atuais do funk como “Cheguei”, de Ludmilla, e outros como “Vidinha de Balada”, de Henrique & Juliano, estilos musicais que enlouquecem os fãs, assim como as criações inspiradas no Cheddar McMelt. A campanha estreia hoje à noite no intervalo da novela das 21 horas.

Com direção do premiado Rafael Kent e produção da Corazón Filmes, os dois filmes para TV aberta e fechada que também estarão nas redes sociais oficiais da marca destacam músicas famosas do momento reinterpretadas pela DPZ&T. Dentro e fora dos restaurantes da rede, os fãs do Cheddar McMelt dançam ao som do remix de “Cheguei”, de Ludmilla, no filme focado no Grand Cheddar McMelt enquanto a festa rola solta com “Vidinha de Balada”, da dupla Henrique & Juliano, no comercial que introduz os prazeres do Cheddar McRib Barbecue . A estratégia de divulgação ainda contempla materiais para os restaurantes e mobiliários urbanos.

O Cheddar McRib Barbecue é composto por pão com gergelim, molho Cheddar exclusivo McDonald’s, Cebola Shoyu, Carne McRib e Molho Barbecue. Já o Grand Cheddar McMelt é composto por dois hambúrgueres bovinos, molho Shoyu, Cheddar e Cebola Shoyu.

terça-feira, 12 de setembro de 2017
YOURMAMA é única produtora brasileira premiada no FIAP

A YOURMAMA comemora o sucesso no FIAP – Festival Iberoamericano de la Publicidade. A produtora dos sócios Mayra Auad e Mário Peixoto foi a única do Brasil a ser premiada no evento, levando um Ouro em direção de arte e um Prata em direção geral com o filme “Natura Homem Conceito”, dirigido por Alessandro Cassulino para o lançamento da linha de produtos Natura Homem.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017
caboré-675x380

Cleber Paradela sempre foi um querido e considerado por muitos o menino de ouro da nova geração da publicidade brasileira, mais agora após 12 anos à frente da agência Tudo, onde ficou conhecido por transformar a pequena agência em uma das mais importantes empresas de comunicação do Brasil, o publicitário troca de agência, e passa a responder ao Guto Cappio na Sunset Comunicação (também do Grupo Omnicom).

Antes de chegar a Sunset, Cleber Paradela passou uma pequena temporada estudando novas tecnologias no Vale do Silício, o profissional assume como VP de Planejamento e ficará responsável por todo o direcionamento estratégico e criativo da empresa.

Vale lembrar que Paradela é um aficcionado por tecnologia.Tanto que fundou a sua primeira agência digital aos 14 anos, no primeiro ciclo da internet comercial no país. Aos 21 se tornou professor titular da Universidade Salvador, onde lecionou a matéria Comunicação em Tecnologias Emergentes. Nesse período, passou por diversas startups e consultorias até ser convidado, em 2005, para participar do início das operações da Tudo, primeira startup do Grupo ABC. Na última, década se tornou referência em planejamento, criação e estratégia digital, sendo o mais jovem profissional da história a ser indicado ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Planejamento (2014); além disso foi eleito Profissional de Marketing Promocional do Ano pela ABP (2015) e apontado entre os 10 Criativos Mais Influentes da Década, pelo Promoview (2016). “O Guto Cappio é um visionário que conseguiu, em 21 anos, transformar uma empresa de marketing direto em uma das maiores e mais bem sucedidas operações digitais do país. Hoje a Sunset é uma empresa em constante transformação que permite aprender, testar, prototipar, errar, corrigir, aprender de novo. Fazer parte disso é uma realização profissional gigante”, comenta Paradela.

Captura de pantalla 2017-08-29 a las 09.32.53

A Propeg anuncia a promoção de Fabiano Ribeiro a Diretor de Criação Executivo. Com oito anos de casa, Fabiano já ocupava o cargo de Diretor de Criação desde 2012. Nesse período, contribuiu para o destaque da agência em festivais nacionais e internacionais, como Cannes, NY Festival, El Ojo, Profissionais do Ano, Prêmio Abril, entre outros. Na nova função, vai liderar o núcleo criativo que concentra Petrobras, as Prefeituras de Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, e os Governos do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o CCO Emerson Braga, a promoção de Fabiano está em linha com a reestruturação da área feita pela Propeg no ano passado. “Nós descentralizamos o modelo de gestão criativa, colocando o talento de profissionais experientes à frente da criação das principais contas da agência. Esse formato permite que os Diretores de Criação Executivos sejam responsáveis tanto pela gestão das contas quanto pela criação das campanhas”.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017
TANG-ALBUM-DE-FAMILIA-5

A primeira marca a estampar o rosto do consumidor em suas embalagens, através de uma ação digital, recebeu mais de 4 mil fotos que refletem situações e modelos familiares diversos
Em uma ação inédita, as embalagens de Tang, líder em refrescos em pó, passam a ilustrar momentos alegres vividos pelos consumidores. São imagens que retratam situações e famílias diversas, como pedidos de casamento, viagens, festa de 15 anos, superação e expectativas com a chegada de bebês. A iniciativa é resultado da promoção “Álbum de Família”, que recebeu mais de quatro mil imagens de consumidores de todo o país registrando esses momentos, como parte da campanha “Somos feitos em casa”.

Ao todo, 110 fotos foram escolhidas, levando em consideração tanto a qualidade das imagens quanto as histórias por trás de cada uma delas. Entre as selecionadas está a família Amici que estampa umas das embalagens do sabor Abacaxi e enviou foto de um momento importante de todos os filhos juntos. “A primeira uma gestação de repouso, a segunda uma gemelar e uma barriga gigante. 14 mamadeiras, 18 fraldas, 40 unhas a cortar e muitos momentos felizes. De uma pequena para uma grande família!”

No sabor Laranja está a família Granado que mostra na foto enviada a felicidade de sua filha ao receber a presença da prima que mora a 2.000 Km de distância. “Tang enxerga as famílias como uma personificação do nosso posicionamento, uma demonstração dos momentos genuínos que apoiamos. Para a marca, era importante que não fossem apenas fotos, e sim imagens que retratassem um contexto de conexões verdadeiras”, afirma Felipe Pedrolli, gerente de Marketing de Tang. Os sabores Maracujá, Morango e Uva completam o portfolio da ação “Álbum de Família” que além da homenagem presenteou os vencedores com um ano de produtos.

Para a impressão das embalagens, Tang firmou parceria com a HP, usando a tecnologia Indigo, e contou a participação da Camargo Embalagens e Inapel no processo de produção. “A impressão digital permite usar a embalagem como um veículo de comunicação, criando engajamento e maior conexão entre o consumidor e a marca”, explica Pedrolli. A produção envolve um volume de 10 milhões de embalagens que chegam às principais redes varejistas do país no final deste mês.

A estratégia, criada pela agência Talent Marcel e com operação da promoção pela B/Ferraz , começa também a ser divulgada nas redes sociais da marca. A identidade visual é assinada pela agência Narita Design.

TANG-ALBUM-DE-FAMILIA-9

Vice_logo.svg

A Galeria Melissa de Nova York reabriu em novo endereço com proposta ainda mais inovadora. Instalada em uma das principais ruas do Soho, a concept store abre suas portas com o intuito de transformar a marca Melissa em referência de espaço para a cultura local nova-iorquina. Com uma instalação colaborativa, a galeria busca criar conexões genuínas com artistas e influenciadores locais, reforçando os três pilares da marca: moda, arte e design.

A VICE foi incumbida do desafio de criar uma experiência imersiva aliada à tecnologia, e, em parceria com o Creators – plataforma de arte e cultura da VICE – desenvolveu a curadoria do projeto “The Future of Her” (O Futuro do Ela). As instalações homenageiam o “divino feminino” e propõem uma reflexão sobre a fluidez do conceito de gêneros e como os avanços tecnológicos são naturais e inevitáveis na evolução humana. Uma combinação entre elementos naturais e futuristas que coexistem em harmonia.

“Este é um projeto que conecta duas marcas – VICE e MELISSA – com o mesmo objetivo: servir como plataforma e instrumento para que artistas possam se expressar. É uma iniciativa que busca transformar um espaço de retail em um ponto genuíno de conexão com a cena artística e a cultura local.” Gabriel Klein – Head Criativo Vice Brasil

O time de artistas conta com Muti Randolph, designer brasileiro criador da Galeria Melissa em São Paulo e reconhecido internacionalmente por seus projetos de interiores regados a luzes e instalações 3D, e as irmãs Kelsey e Remy Bennet, responsáveis pela seleção e conexão com os artistas locais de Nova York. Juntam-se a eles as artistas convidadas Signe Pierce e Sam Cannon que desenvolveram suas visões em torno do conceito.

Sam Cannon traz à instalação um espaço imersivo e caleidoscópico, com seu trabalho com ilusão óptica com prismas poligonais e piramidais. A artista criou um corredor inteiro de LED combinando imagens de formas femininas e flores com texturas e materiais futuristas, em uma ideia de metamorfose. Já Signe Pierce transformou uma sala em uma cápsula que permite a conexão do visitante com ele mesmo. A artista utiliza seu conceito de “elextrotexture”, a fusão de luz, líquido e mídia. A medida que o espectador atravessa o brilho de neon efervescente da sala, as projeções sensíveis ao movimento interagem com seus passos, em um espetacular movimento de textura e cores que criam pinturas virtuais.

A inauguração da nova galeria em Nova York contou com a performance de Princess Nokia, uma das mais relevantes artista e ativista da atualidade. Feminista e bissexual, a artista identifica-se como uma bruxa “tomboy” que dá voz a mulheres em suas canções que combinam hip-hop, R&B e drums & bass. Além de Princess Nokia apresentaram-se as DJs Angel e Dren.

A exposição fica em cartaz na Galeria até o fim do mês. Posteriormente, novos artistas serão convidados para novas exibições em um calendário constante de instalações e novos olhares de artistas locais.

terça-feira, 22 de agosto de 2017
Lambelambe 1

A rede de lojas especializada em corridas, Velocità, é o novo cliente da F/Nazca, por isso, a primeira campanha criada pela agência resgata o DNA da marca e apresenta o posicionamento “De corredor pra corredor”.Além de anúncios com veiculações em revistas especializadas, a agência assina os pôsteres e identidade visual para as lojas e redes sociais, sempre colocando a Velocità como o lugar certo para quem quer entrar no universo da corrida, seja para dar os primeiros passos ou correr uma ultramaratona. A varejista é parceira de longa data da Mizuno, também cliente da agência. A campanha que tem um ar “retrô” surpreende pela qualidade, e pela forma inovadora que trabalhou a marca. O planejamento ficou por conta de Danilo Lima e Quentin Mahé, com criação de Marcelo Rosa e Rafael Rosa, direção criativa de Pedro Prado, Rodrigo Castellari e do grande Fabio Fernandes

Anuncio 2

Anuncio 1

segunda-feira, 21 de agosto de 2017
DHdcpfDUwAEb592

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia o quarto grupo de presidentes de júri que irão avaliar os diferentes prêmios em disputa durante o evento.A 20ª edição do El Ojo de Iberoamérica acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de novembro no Hotel Hilton de Buenos Aires, Argentina. Veja até agora os nomes anunciados pelo festival. Para mais informações sobre o El Ojo de Iberoamérica, inscrições ao concurso, credenciamento para assistir ao ciclo de capacitação ou para analisar a melhor forma de que sua companhia esteja presente no festival, comunique-se com: info@elojodeiberoamerica.com, ou pelo telefone (54-11) 4543-0790.

Andrea Siqueira – El Ojo Inovação

Diretora Executiva de Criação da Isobar Brasil, empresa no qual lidera a equipe criativa do escritório de São Paulo, tem como clientes a Lego, Azul Airlines, Walmart, Samsung e Nivea. Começou sua carreira na DM9DDB como Redatora, se transferindo depois para a J. Walter Thompson, onde trabalhou para a Ford, Bayer, HSBC, Unilever, o que a transformou em Diretora Criativa das marcas Unilever, Nestlé, Nokia e Johnson & Johnson. Também trabalhou na África Zero, agência do grupo ABC, onde foi Diretora de Criação durante três anos.

Referência global quando se trata de aproveitar as vantagens que representam inovação tecnológica e transformação, a profissional sempre procura ir além dos limites aparentes de sua criatividade. Durante a sua carreira teve muitos trabalhos premiados em eventos globais, inclusive o Festival de Cannes. A profissional é constantemente convidada para ser jurada dos festivais The One Show, D&AD e Clio, entre outros.

Mauricio Barriga Barragán – El Ojo Campanhas Integradas/Melhor Ideia Latina para o Mundo/ El Tercer Ojo

Atual CEO da Ogilvy Andina e Diretor da América Latina da conta da Coca-Cola, anteriormente ocupou a presidência na Ogilvy Colômbia, quando levou sua agência a ter um crescimento médio de 20% anual, algo que resultou em diversos prêmios em Cannes (por sete anos consecutivos). Com uma carreira bem-sucedida por toda a América Latina, foi o responsável por liderar as agências Leo Burnett Costa Rica e Colômbia, porém, foi na Ogilvy Colômbia que, juntamente com John Raúl Forero, posicionou a agência entre uma das melhores do mundo, conquistando seis Grand Prix no El Ojo de Iberoamérica (em 2010, 2012, 2013 e 2014).

Com mais de mil prêmios acumulados ao longo de sua carreira, atuou como VP da Leo Burnett para a América Latina, assim como CEO da mesma agência na Argentina, nos Estados Unidos (Miami), na Colômbia e na Costa Rica. O profissional está convencido de que a inovação e a tecnologia são ferramentas fundamentais que, combinadas com o talento, resultam na fórmula imbatível para estar na vanguarda como uma agência criativa.

Lulo Calió – El Ojo Sports

Diretor Geral de Criação da FCB Buenos Aires, o profissional é responsável pelo conteúdo e criatividade para Latam da BDF (Nivea e Eucerín) e para a FCA (Fiat Chrysler Argentina), assim como também Clorox, Fargo e Navent, entre outras.

Começou sua carreira aos 19 anos na WCJ portenha (hoje batizada Wunderman), onde criou campanhas para a Converse AllStars, Citibank, Revlon e Ford, entre outras marcas. Formado em Designer Gráfico, Designer de Imagem e Som pela Universidade de Buenos Aires, atuou também como Diretor de Arte na Y&R. Em 2007 entrou na DraftFCB, para trabalhar com Kraft Foods (hoje conhecida como Mondelez Internacional), Telecom Personal, BMW, entre outras marcas, sendo designado Diretor de Criação dois anos mais tarde.

Pelos trabalhos “The Book That Cannot Wait” e “Grandmother”, para ZonaJobs, sua agência se consagrou como a maior premiada da Argentina nos Festivais de Cannes e Clio Awards, em 2011. No mesmo ano, com o trabalho “PowerPoint”, para Zonajobs, conquistou um Ouro no El Ojo de Iberoamérica e um Lápis de Platina no D&AD. Em 2012 foi premiado no El Ojo na categoria Rádio como Melhor Peça Local, com o trabalho “Ronquidos”, para a marca Colchões Piero. Ainda em 2012, já como Diretor de Criação da DAVID, assumiu as contas da Coca-Cola, Burger King e Staples, entre outras, liderando projetos globais com equipes distribuídas no Brasil, na Argentina e em Miami, nos EUA. Em 2015, ingressa na SANTO (selecionada como uma das três principais agências do Coke´s Global Creative Review), atuando como Diretor de Criação para a Coca-Cola, AVON (Global), Buchanan´s, Sony e Cervejaria Quilmes, entre outros anunciantes.

Eco Moliterno – El Ojo Interativo

Diretor Executivo de Criação da Accenture Interactive para a América Latina, o brasileiro atuou anteriormente durante sete anos como Diretor Executivo de Criação da África. Considerado em 2015 uma das 20 pessoas mais importantes para a publicidade do Brasil, foi em 2016 eleito como o segundo publicitário mais admirado por seus colegas na indústria, de acordo com a consultoria Scopen.

Formado em publicidade pela Universidade de São Paulo, começou sua carreira profissional aos 16 anos como caricaturista para a revista Rock Brigade. Em 1997 iniciou sua atuação para a Oficcinæ Design, tendo como clientes a Folha de São Paulo, Editora Abril e Editora Globo, desenvolvendo paralelamente no mesmo período jogos de tabuleiro para a GROW.

Em 2000 assumiu o cargo de Diretor de Arte na Agência Click, a primeira agência digital do país. Três anos depois, o profissional passou a ser Chefe de Design da AOL Brasil recebendo por três anos consecutivos o Leão de Cyber no Festival Internacional Cannes Lions. Em 2005 se posicionou como Diretor de Criação da Tesla, em um escritório especializado em serviços profissionais de IT para o desenvolvimento de sistemas, no qual trabalhou durante um ano para clientes como General Motors, Sun Micrsystems e NIVEA. Se transformou em 2009 VP de Criação para a Y&R, algo que o levou a ser jurado em Cannes da categoria Cyber. Um ano depois, já em 2010, foi convidado para ser Diretor de Criação da África, agência do Grupo ABC, se transformando em Diretor Digital da agência em 2011, e Diretor Executivo de Criação em 2014. Sua liderança na África foi reconhecida em várias edições do El Ojo de Iberoamérica com importantes prêmios nas categorias El Ojo Interativo e Design, recebendo em 2016 quatro El Ojo Ouro com trabalhos para a Mitsubishi.

Luis Gaitán – El Ojo Direto

Nascido no México, cresceu e estudou toda sua carreira publicitária na França, onde obteve o título de Master em Marketing e Estratégia Publicitária da Universidade de Paris Pantheón-Assas. Foi na França que iniciou sua carreira como criativo, trabalhando vários anos em agências como Lowe Lintas, J. Walter Thompson, Publicis e LittleBig.

Em 2007 se uniu a DoubleYou Barcelona, onde mergulhou no mundo digital como Diretor de Criação. Junto com sua experiência publicitária offline participou do auge da agência como referente da publicidade integrada ibero-americana. Em outubro de 2011, depois de 20 anos na Europa, retornou para o México para fundar a primeira sede da DoubleYou no continente americano, assumindo o desafio de transformá-la em uma referência do mercado publicitário do país, atuando no cargo de Diretor Geral de Criação. Com dois Grands Prix em dois anos, levou a DoubleYou para o Top Ten das agências mais criativas do México no Círculo Criativo no ano de 2013, conquistando em 2014 o primeiro Effie na história da Mabe, colocando a agência em número 1 do ranking das melhores agências de marketing digital nos prêmios IAB Conecta 2014.

Recebeu prêmios em Cannes, One Show, El Ojo de Iberoamérica, Eurobest, IAB e o Círculo de Ouro, entre outros, acumulando 7 Grands Prix conseguidos em diferentes categorias, sendo o principal responsável pelo primeiro Leão de Ouro em Cyber da história do México com a campanha ColorMaps da Comex. Seu trabalho impulsionou marcas como Atrápalo.com, Axe, Bacardi, Banorte, Bayer, Bimbo, Cervecería Mahou San Miguel, Cervecería Modelo, Coca-Cola, Comex, Cruz Roja, Diageo, Heineken, Huawei, ING Direct, Johnson & Johnson, Kellogg’s, Kimberly-Clark, Liverpool, Mabe, Mars Petcare, Mercedes-Benz, Microsoft, Magnum, Nestlé, Pepsico, P&G, Peugeot, Puma, Renault, Telmex, Unicef, Unilever, Visa, Diesel e Nike.

Em 2014 incorporou o cargo de Diretor Geral de Criação da J. Walter Thompson México com a responsabilidade de Chief Integration Officer, para liderar a mutação da agência e injetar pensamento digital desde a estratégia e a criatividade, dando serviço a todas as marcas. Em 2015 chegou a Proximity BBDO como Diretor Geral, assumindo em paralelo o papel de Chief Integration Officer da BBDO, experiência profissional que se encerrou em maio de 2016, quando o Google o convidou para trabalhar na companhia como Head of Creative para o México. Em janeiro de 2017 assumiu paralelamente a presidência do Círculo Criativo do México.

Ciro Sarmiento – El Ojo Rádio

Com quase 20 anos de experiência no mercado norte americano e latino americano, o profissional é considerado um dos criativos mais respeitados da indústria global, com trabalhos reconhecidos nos maiores festivais do mundo, já atuou nos júris do D&AD, Clio e El Ojo de Iberoamérica, para citar alguns.

Iniciou sua carreira de redator na Ogilvy & Mather Colômbia, liderando criativamente marcas globais como Motorola, GlaxoSmithKline e Coca-Cola. Em 2008 trabalhou na LatinWorks como Diretor de Criação para a Bud Light, Domino’s Pizza e Skittles. Foi nesta etapa em que a agência foi reconhecida três vezes pelo El Ojo de Iberoamérica (2008, 2010 e 2011) pelo seu trabalho criativo sendo responsável pelas Melhores Peças Locais para Rádio e TV. Em 2011 junto a Sergio Alcocer, consolidaram a agência dentro do ranking da AdAge ao lado de agências como CrispinPorter+Bogusky. Nesse mesmo ano conseguiu o que nenhum criativo Latino tinha obtido até aquele momento, que foi ganhar o primeiro Leão de Ouro em Cannes com uma campanha para o mercado Hispânico. A partir daí seus Ouros se multiplicaram mundialmente, sendo reconhecido no El Ojo, Cannes, New York Festivals, London International Awards, entre outros.

Atualmente é Presidente do Círculo Criativo Latino dos Estados Unidos e Chief Creative Officer da Dieste, uma das agências Multiculturais mais importantes e premiadas, com uma carteira de clientes como Miller Lite, Goya Foods e AT&T.

José María Roca de Viñals – El Ojo Promo & Ativação

Vice-Presidente e CCO da DDB Espanha, membro do Board Criativo da DDB Americas e do Worldwide Creative Council da DDB, será o presidente do Júri que selecionará e escolherá as melhores ideias, trabalhos e cases no El Ojo Promo & Ativação. O profissional, que já trabalhou com as marcas Audi, BBVA, ColaCao, Damm, Danone, Iberia, MediaMarkt, Movistar, SEAT, Telefónica e Volkswagen, em nível local e internacional, foi premiado em 2015 pelo El Ojo como o Melhor Diretor de Criação da Espanha, ano em que a sua agência também foi considerada a melhor daquele país. No mesmo ano conquistou outros quatro Grandes Prêmios por seu trabalho “Hologramas por la libertad” para a fundação No Somos Delito, que se transformou na peça mais premiada do festival El Ojo de Iberoamérica.

Um ano antes, em 2014, seu trabalho “Abortion Travel”, para a Coordenadora Espanhola para o Lobby Europeu de Mulheres, ganhou o reconhecimento como Melhor Ideia Espanhola no El Ojo Local. Já como CCO da DDB Espanha, posicionou sua agência entre as melhores do mundo, sendo a espanhola mais premiada da história de Cannes em 2015, com 16 Leões, reconhecida também como Agência Digital do Ano na Espanha, pelo IAB, nos anos de 2015 e 2016. Ao longo de sua carreira como redator e diretor de criação, Viñals ganhou mais de 200 prêmios nos principais festivais criativos mundiais, entre eles Cannes, El Ojo, OneShow, AD&D, Eurobest, New York Festival, Clio Awards, CdeC e Art Directors Club.

Luciana Cani – El Ojo Design

Senior VP e Diretora Executiva de Criação da Lapiz (Estados Unidos), a brasileira Luciana Cani será a encarregada de liderar o Júri do El Ojo Design. Com 20 anos de experiência no campo da publicidade global, a profissional começou sua carreira como Diretora de Arte na cidade de São Paulo, no qual atuou por 10 anos, sendo que em 2007 foi convidada para ser a Diretora de Arte da Leo Burnett Lisboa, algo que proporcionou, em 2011, a sua promoção para o cargo de Diretora de Criação, alcançando logo depois, em 2013, a função de Diretora Executiva de Criação.

Premiada como Melhor Diretora de Criação de Portugal no El Ojo de Iberoamérica nos anos de 2012 e de 2014, em 2016 foi convidada a se unir a equipe da Lapiz como VP Principal e Diretora Executiva de Criação. Em 2017 foi reconhecida pela revista Adweek, que a incluiu na lista “Creative 100”, como uma das 18 Diretoras Executivas de Criação mais conceituadas dos Estados Unidos. Dentro de sua bagagem criativa, Luciana Cani também publicou um livro para crianças, que é altamente recomendado pelo Plano Nacional de Leitura de Portugal.

Mauricio Fernández Maldonado Cánepa – El Ojo Media

VP de Criação da McCann Lima, o profissional terá a responsabilidade de liderar o Júri do El Ojo Media. Com grande experiência no mercado publicitário, atuou nas mais importantes agências de seu país, entre elas: Leo Burnett, J. Walter Thompson e McCann Erickson. Em 2014 foi eleito pelo El Ojo o Melhor Criativo do Peru, conquistando também, no mesmo ano, o Gran Ojo Media com o trabalho “DNI Feliz” para a Coca-Cola, que similarmente lhe rendeu um Grand Prix em Cannes.

Professor de Criatividade no Instituto Peruano de Publicidade, no Instituto San Ignacio de Loyola e na Escola La Calle, o profissional, que tem mais de 20 anos de bagagem na publicidade peruana, desenvolveu trabalhos para marcas como Mastercard, Nestlé, Sodimac Homecenter, MasterCard, Nestlé, Entel, Ripley Stores e Diario Perú 21, para citar apenas alguns. O criativo também recebeu mais 400 prêmios em diferentes festivais mundiais, entre eles: Cannes, LIA Festivals, D&AD, Effie Awards, Facebook Awards, Caracol de Plata e AdStars.

Luiz Sanches- El Ojo Film

Sócio e Diretor Geral de Criação da Almap BBDO, será o responsável de dirigir o júri do El Ojo Film para escolher o melhor trabalho da Iberoamérica em uma categoria em plena transformação em que a imagem em movimento salta da tela tradicional da televisão para se expandir em todas as plataformas audiovisuais existentes. Luiz começou sua carreira na Almap BBDO há 21 anos. Começou como Diretor de Arte e acompanhou a agência em todas as suas transformações que a levaram a ser 5 vezes a Melhor Agência da Iberoamérica no El Ojo até 2012. Em 2013 assumiu como Sócio e Diretor Geral de Criação e em 2015 passou a comandar a agência, levando-a ser novamente a Melhor Agência do El Ojo de 2016, ano em que voltou a ser também a melhor agência do Festival de Cannes. Luiz foi premiado três vezes como Melhor Criativo da Iberoamérica nos anos 2012, 2015 e 2016 e ajudou a levar sua agência a estar no pódio das duas melhores agências do mundo nos últimos anos. Participou também como Jurado de outros festivais do mundo como Cannes, Clio Awards, One Show, LIA, ADC, Andy Awards, para citar alguns.

Pablo Poncini-El Ojo Sustentável

CEO e CCO da TBWA\ Buenos Aires, terá a responsabilidade de premiar as melhores ideias do El Ojo Sustentável por um mundo melhor, o Prêmio que busca destacar as ideias que contribuam para criar consciência de que todos devemos ajudar para termos um mundo mais sustentável em termos ambientais, sociais e culturais, assim como também mais inclusivo em relação a gênero e capacidades diferentes. Desenhista de histórias em quadrinhos durante sua infância, escritor de contos na adolescência e articulista em veículos jornalísticos antes dos 20 anos, Pablo começou sua carreira como criativo publicitário aos 21 anos, trabalhando em diferentes agências argentinas, até que em 1993 chegou à FCB Argentina (naquela época conhecida como Pragma/FCB), no qual foi redator, diretor de criação, diretor geral de criação e CEO. Em 2006 foi escolhido para comandar o processo de fusão das agências FCB, Lowe e Draft, transformando-se no CEO da nova Draftfcb, agência que chegou a ser a segunda maior da Argentina e a filial mais premiada da rede mundialmente. Em 2010 chegou à TBWA como Sócio e CEO do escritório de Buenos Aires, onde atualmente é também Diretor Regional de Criação e integrante do Conselho Criativo Mundial. Entre outros grandes trabalhos Pablo idealizou, produziu e protagonizou junto a seu próprio filho o curta-metragem “Las 1000 millas de Luca”. Este trabalho obteve vários Ouros em Cannes, no El Ojo, entre outros numerosos prêmios, recebendo a atenção da mídia do mundo inteiro – ABC News, CNN e Huffington Post. Além de ter trabalhado para algumas das marcas mais valiosas da Argentina e do mundo, Pablo tem uma grande experiência em campanhas de bem público realizadas para diversas fundações e ONG’s.

José Miguel Sokoloff-Ojo Via Pública

Presidindo o júri de Via Pública, o Sócio Fundador da SSP3 Mullen Lowe, uma das mais conceituadas agências latinas, ganhadora em cinco oportunidades do Prêmio de Melhor Agência da Colômbia no El Ojo Local (1999, 2003, 2004, 2005 e 2006), sendo eleito como Melhor Criativo de seu país em cinco oportunidades, ganhou em 2011 o Grand Prix no El Ojo Direto, e em 2012 o Gran Ojo Via Pública com seus trabalhos para o Ministério de Defesa da Colômbia. Considerado um dos criativos e ativistas pela paz, sendo uma personalidade de enorme relevância cultural por sua contribuição para a paz de seu país. Em junho teve a missão de apresentar o presidente de Colômbia e Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, em uma conferência no festival de Cannes. Seu trabalho o levou a aparecer em uma grande variedade de plataformas de audiências massivas como TED Global, This American Life de NPR, WIRED, além de ter sido palestrante do El Ojo de Iberoamérica e Cannes.

img

Daniela Bogoricin (@danibogoricin) é a nova diretora de estratégias de marcas do Twitter Brasil. Em sua nova função, Daniela irá comandar a equipe brasileira responsável por colaborar com agências e marcas na criação e no desenvolvimento de estratégias no Twitter. Pedro Porto (@pedroporto), que liderou a área desde o início do Twitter no Brasil, assume como diretor de estratégias de marcas do Twitter para a América Latina, comandando a operação regional a partir do escritório de Miami.

“A ideia é continuarmos em parceria com agências e marcas unindo criação, estratégia e inovação. Isso nos permite formar um enorme time interdisciplinar disposto a construir histórias que sejam relevantes para as pessoas e façam as marcas se tornarem o que está acontecendo no Twitter”, afirma Daniela. “Estamos vivendo um momento emocionante na evolução do papel das marcas e no modo com que isso transforma a sociedade. Vou dedicar a energia do time nesse sentido”, acrescenta.

A mudança de Pedro Porto reforça a presença do Twitter em Miami com o objetivo de ampliar o atendimento a clientes regionais baseados na cidade e voltados ao mercado latino-americano. Em seu novo cargo, Pedro estará à frente das equipes responsáveis por ajudar os principais parceiros do Twitter a desenvolver estratégias, campanhas, conteúdos ao vivo e inovar na plataforma todos os dias, bem como aproveitar as conversas sobre grandes eventos.

Outra novidade no time do Twitter é a contratação de Ricardo “Cacá” Ribeiro para o cargo de gerente de projetos na América Latina. Cacá, que estará baseado em São Paulo atendendo a toda América Latina, é consultor técnico de projetos e passou por agências como Grey, Wundermann e AG2 (Grupo Publicis).

Daniela Bogoricin tem mais de 14 anos de experiência em estratégia de comunicação e branding de marca. Atuou como diretora de planejamento da WMcCann, auxiliando grandes marcas na construção de histórias relevantes para as pessoas. Também integrou grandes equipes de planejamento como Santa Clara, Young & Rubicam e sempre esteve envolvida com o universo das artes, música e comunicação, tendo trabalhado por três anos na gravadora BMG e estudado Administração e Marketing na ESPM-RJ e moda na Parsons New School of Design, em Nova York. Daniela assume essa posição depois de 4 anos atuando como estrategista de marca no Twitter.

Pedro Porto tem 18 anos de experiência em comunicação integrada e plataformas digitais. No Twitter desde 2013, o executivo liderou a equipe de estratégias de marca no Brasil até assumir, agora, a operação regional de Miami. Antes de ingressar na empresa, atuou como VP de convergência na Fischer&Friends, foi diretor de interatividade nas agências NBS e Santa Clara e passou pela Giovanni+DRAFT, FCB, DNA, Viral e Area82. Pedro também é professor de criação e estratégias digitais e mobile na MiamiAdSchool.

E/OU-MRM e Raízen reformulam Clube Irmão Caminhoneiro Shell

Criado no final da década de 1980, o Clube Irmão Caminhoneiro Shell ganhou uma nova versão do seu APP, e para o comemorar o lançamento o aplicativo ganha a primeira promoção que funciona como um jogo e concede bônus de celular a cada “parada” completada pelo caminhoneiro, o que significa fazer o abastecimento em um posto Shell (valor igual ou superior a R$ 300, que é o ticket médio para caminhões) e enviar uma foto da nota fiscal pelo aplicativo.

O participante ainda recebe um bônus de celular adicional se avaliar os serviços do posto e concorre a dois prêmios mensais de R$ 10 mil caso complete seis “paradas” no período de trinta dias. São várias “fases” para desbloquear, com seis paradas cada.

De acordo com Andreas Lips, Gerente de Oferta de Rodovia e Diesel da Raízen, que licencia a marca Shell no Brasil, a ação faz parte dos constantes investimentos da companhia no segmento de Rodovias. “Estamos trazendo ainda mais benefícios e canais de contato, para estarmos cada vez mais próximo desse público que sempre foi tão importante para nós”, explica. “Com a Próxima Parada vamos premiar praticamente todos os caminhoneiros, já que o valor que garante a participação equivale ao ticket médio dos caminhoneiros nos postos”, comenta.

Eduardo Rodrigues, CCO da E/OU-MRM, agência responsável pela estratégia do programa, destaca a escolha do formato jogo para aumentar o engajamento dos caminhoneiros. “A mecânica simples, intuitiva, rápida e divertida facilita a adesão, o que é muito importante para esses profissionais que têm um dia a dia no qual o tempo é um fator determinante”, diz. “Com esse formato, garantimos que o benefício seja realmente visto como tal e não como mais uma tarefa a ser cumprida na esperança de uma recompensa futura”, complementa.

Essa atualização do app foi pensada para acompanhar o novo momento, mais focado no digital, do programa “O app ganhou um novo look and feel, ficou ainda mais fácil de interagir e acessar os benefícios, notícias, informações sobre estradas, encontrar os postos Shell mais próximos, nos quais o caminhoneiro pode ter acesso a serviços como banho, pernoite e refeições, além, é claro, de participar de ações como a Próxima Parada”, explica Andreas Lips.

terça-feira, 8 de agosto de 2017
Pabllo Vittar é nova garota propaganda da Avon

A maquiagem é uma fonte inesgotável de inspiração para a criatividade, com sua variedade de cores, texturas e usos. Isso faz dela também uma ferramenta poderosa para expressão da cultura de um tempo, sinalizando tendências e gerando conversas com os mais variados ângulos. Para amplificar essa conversa alimentada pelo universo da beleza, a Avon lança a plataforma colaborativa E Aí, Tá Pronta?, que contará com a participação ativa de influenciadores e consumidores. Desenvolvida em parceria com a Mutato e i-Cherry, seus primeiros conteúdos produzidos internamente, como editoriais, notícias, tutoriais de maquiagem e dicas de produtos já estão disponíveis.

A plataforma foi anunciada com uma ação inovadora já no pré-lançamento: uma parceria com a rede social Musica.ly, que tem reunido millenials em várias partes do mundo, revelando-se como autores de vídeos muito criativos e com técnicas surpreendentes, incluindo divertidos lip syncs (dublagens) das músicas mais tocadas do momento. Para falar diretamente com os musers — os usuários desta rede, a Avon lançou o desafio “E Aí, Tá Pronta pra mostrar para ao que veio?”, no qual eles tiveram que interpretar o trecho do beat inédito “E Aí, Tá Pronta?”, cantado por Pabllo Vittar e produzido por Rodrigo Gorky, do Bonde do Rolê. As melhores performances farão parte de um vídeo que será veiculado no YouTube para promover a plataforma.

“Estamos sempre nos desafiando a encontrar formas diferentes de levar nossas mensagens de respeito à diversidade e à democratização da beleza para revendedoras e consumidoras”, comenta Jurema Aguiar, diretora de marketing da Avon. “Cada vez mais, queremos abrir um canal de diálogo com elas e dar espaço para que possam se expressar. Para isso, precisamos sempre explorar novos canais e encontrar o melhor caminho em cada um deles”.

Walmart.com lança campanha especial de Dia dos Pais

Walmart.com lança nesta segunda-feira, 07 de agosto, vídeo protagonizado pelos próprios funcionários para a campanha especial de Dia dos Pais.Nilton Ribeiro, Daniel Ferreira e Vinicius de Lima foram selecionados após concurso realizado dentro da empresa, para falar sobre o significado de entrega, como pais e como filhos.

A escolha do conceito da campanha foi feita pelo duplo significado da palavra “entrega”: tanto como um dos pilares fundamentais no atendimento ao consumidor online, quanto no sentido emocional, o da entrega de pai para filho.

Captura de pantalla 2017-08-08 a las 14.12.53

A Geometry Global Rio de Janeiro, atual agência responsável pela conta do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim -, e especialista em experiências de marca, promoveu, durante a alta temporada das férias de julho, uma inusitada ação com os passageiros que circulavam pelo local. Com o título “Fui, mudei, voltei”, a ação permitia que quem passasse pela área de embarque fizesse, de forma gratuita, maquiagem, barba, mudasse o cabelo ou até mesmo registrasse, com uma tatuagem de verdade, as lembranças da sua viagem de férias. A ativação, que teve como objetivo anunciar as recentes mudanças que ocorreram no aeroporto, aconteceu em parceria com a Barbearia do Zé, a Rede Dufry e a MAC Cosmetics.

“Viajar é algo que sempre muda a vida das pessoas. Nada melhor do que celebrar essas transformações em um local que também está se modernizando, passando por mudanças e que é ponto comum para tantos viajantes que voltam diferentes de quando saíram de seus destinos”, declara Gabriela Zampirolli, diretora de contas da Geometry Global Rio de Janeiro.

Muitos passageiros passaram por alguma mudança no lounge planejado pela Geometry Global Rio de Janeiro, no RIOgaleão.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017
John-Raul-Forero-620x400

Horacio Genolet, CEO da Ogilvy Latina, Marcos Golfari, Chairman da Ogilvy Latina, e Tham Khai Meng, Co-Chairman & Worldwide Chief Creative Officer, anunciam a nomeação de John Raúl Forero como Diretor Criativo Regional da Ogilvy Latina.

Johnra, que irá seguir como VP Criativo no escritório da Colômbia, ocupará a posição ocupada hoje por César Agost Carreño, que a partir de agora irá dedicar 100% do seu tempo à liderança das operações no México e em Miami.

“Devemos um grande agradecimento a Checha pela forte liderança criativa que proporcionou como Diretor Criativo Regional na Ogilvy Latina. Não apenas construiu e firmou equipes fortes em toda a região, como também levou o trabalho que fizemos para grandes marcas a um outro nível. Estamos absolutamente encantados de ver Checha atuando como CEO no México e em Miami e temos certeza de que terá muito êxito no seu papel atual”, comenta Genolet.

Sobre a designação de Forero, acrescenta: “Estamos muito contentes em nomear John Raúl como Diretor Regional Criativo da Ogilvy Latina. John é um criativo excepcional que sabe inspirar, ensinar e liderar. É um excelente construtor de marcas e um magnífico líder criativo. Estamos convencidos de que a liderança de Johnra nos permitirá seguir rompendo padrões e elevar a criatividade da Ogilvy Latina”.

“Liderar a rede mais criativa do continente implica uma grande responsabilidade e um enorme desafio. Ser um dos melhores não se atinge apenas com sacrifício, mas também com trabalho em equipe e abertura às mudanças. Sabemos que as ideias e o negócio não devem possuir agendas separadas. Por isso os CCOs devem aplicar a criatividade não apenas à comunicação como também ao negócio, reinventando-o permanentemente. Há muito por fazer, e vamos fazê-lo”, diz Forero.

Johra faz parte da equipe Ogilvy há 12 anos. No seu papel como líder criativo na Colômbia, foi responsável pela conta da Coca-Cola regionalmente e outros 22 clientes em Bogotá e Cali, como Nestlé, Pfizer, Kimberly-Clark, entre outras importantes marcas.

Ganhou prêmios nos festivais mais importantes do mundo. Foi escolhido o Melhor Criativo da Colômbia por oito anos consecutivos (de 2009 a 2016) e um dos cinco melhores criativos do continente por quatro anos consecutivos. Além disso, alcançou a posição de “Sétimo Melhor Criativo do Mundo” no ranking mundial da Archive.

gabriel

Dando início a uma série de entrevistas ao vivo, direto da redação da LatinSpots em Buenos Aires, um dos principais veículos do setor de comunicação e marketing do mundo convidou o VP de Criação da Little George e recém anunciado Diretor Executivo de Criação Internacional da Ketchum, Gabriel Araújo. Jurado em 2016 no festival El Ojo de Iberoamérica em PR e Sustentável, e em Cannes esse ano, também em PR, Gabriel para falar sobre sua experiência em julgar trabalhos do mundo todo, a criatividade latina e os desafios atuais da indústria no Brasil.
Gabriel será entrevistado pelo jornalista Daniel Oiticica, com a participação online dos espectadores, que poderão enviar perguntas para o convidado.

O streaming aconteceu na sexta-feira, veja aqui como foi a participação do brasileiro.