APOIO
Wunderman

A Shell Lubrificantes terá, mais uma vez, grandes inovações em sua mais nova campanha criada pela Wunderman, que traz o lado afetivo do relacionamento entre os carros e seus donos. A agência passa a atender todos os canais da nova fase da ação de Shell Helix – linha para veículos leves – que traz algo inédito para o mercado a partir de uma estratégia segmentada de mídia: criar interações que impactam de maneira direta a vida real dos veículos e seus apaixonados motoristas.

“O brasileiro é apaixonado por carros e, ao desenvolvermos campanhas como essa, buscamos reforçar a relação afetiva que existe entre os veículos e seus proprietários. O objetivo dessa ação, que poderá ser vista pela cidade de São Paulo, é fortalecer a presença e o posicionamento de Shell Helix no mercado, intensificando o engajamento com os consumidores por meio de interações que gerem impacto no dia a dia dos motoristas”, comenta Raquel Sampaio, gerente de marca e comunicação da Shell Lubrificantes.

Com o conceito “Seu carro já fez muito por você, retribua com Shell Helix”, a Wunderman personalizou a campanha para rádio, revista, social, out of home, entre outros tipos de mídia da capital paulista, em peças que dialogam com situações específicas do cotidiano, interagindo com o público em “real time”. “Os carros fazem muito pelos seus donos, mas muitas vezes eles não percebem. Pensando nisso, decidimos fazer uma campanha totalmente personalizada, que gerasse uma conversa com o consumidor e que mostrasse a real importância de cuidar bem do seu carro”, conta Fernando Tomeu, diretor de criação da Wunderman.

O resultado de todo esse trabalho criativo são peças com interações reais com os motoristas e seus veículos. No horário de pico de trânsito paulistano, a mensagem exibida nos relógios de rua é “Seu carro não reclama do anda e para. Retribua com Shell Helix”. Já outra interação chama a atenção na famosa Rua São Caetano, conhecida em São Paulo como “Rua das Noivas”: “Seu carro não liga se você chegar na igreja de limusine. Retribua com Shell Helix”.
Em plataformas como o aplicativo Waze, a interação é também focada para as situações do cotidiano de São Paulo com a mensagem “Seu carro também madruga para fugir do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para antes do rodízio paulistano; e “Seu carro esperou pacientemente o fim do rodízio. Retribua com Shell Helix”, para depois do rodízio. Essa lógica do digital ainda chegará às rádios com os boletins de trânsito ao vivo, dependendo das condições reais, lidas pelos repórteres do alto dos helicópteros que sobrevoam a cidade. “Assim como as informações do engarrafamento ou das condições de tempo variam, a mensagem seguirá a mesma lógica e será adaptada”, detalha Tomeu.

Para os materiais impressos, foram criados encartes personalizados para alguns bairros de São Paulo, que serão entregues junto da revista Veja São Paulo, nos quais se busca destacar o que os carros fazem por seus donos, seja no ‘sobe e desce das ladeiras de Perdizes com a mensagem “Seu carro não desiste quando vê uma pirambeira. Retribua com Shell Helix”; ou nas compras do movimentado bairro de Pinheiros: “Seu carro não reclama de voltar cheio de amigos da Rua dos Pinheiros. Retribua com Shell Helix”.
Ao todo, são mais de 100 mensagens personalizadas em peças para as diversas mídias on e off e canais out of home como relógios, cancelas, carrinhos de aeroportos e supermercados e outros capazes de atingir os donos de veículos em várias ocasiões do dia a dia. “Essa campanha é mais um capítulo dessa história que Shell Helix vem contando com a ajuda da Wunderman, entre os carros e seus donos, dando o recado de que ‘quem ama cuida’, como diz o ditado”, finaliza Sampaio.

segunda-feira, 16 de abril de 2018
martinsorrel-tito_

Depois do início de investigações diante de alegações de má conduta pessoal, Martin Sorrel, fundador da WPP, renunciou ao cargo de diretor-executivo da empresa.

Sorrell tranformou a WPP em uma marca global durante os 33 anos que ficou sob seu comando, mas foi acusado de abusar dos ativos da empresa, fatos negados pelo empresário. O profissional anunciou a saída após a notícia de que a investigação sobre o assunto havia sido concluída. De acordo com a empresa, “a alegação não envolveu quantias significativas”.

“Quando olho para frente, vejo que a atual interrupção está simplesmente exercendo muita pressão desnecessária sobre o negócio”, disse Sorrell em um comunicado à equipe da WPP. “É por isso que decidi que, no seu interesse, no interesse de nossos clientes, no interesse de todos os acionistas, grandes e pequenos, e no interesse de todos os outros interessados, é melhor eu me afastar. ” O presidente Roberto Quarta liderará a empresa até que um novo executivo chefe seja escolhido.

quinta-feira, 12 de abril de 2018
sparte2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo é patrocinadora da SP Arte, e proporcionará aos visitantes do seu espaço uma experiência de arte multimídia. A instalação #MinhaÓtica, assinada pelo diretor criativo Pazetto e pelo arquiteto e vídeo artista Giuliano Scandiuzzi, propõe uma reflexão sobre as mais diversas conexões do dia a dia, de forma interativa e real, em um painel multi-imagem. A Vivo também promoverá as visitas guiadas da 14ª edição do evento, que acontece entre os dias 12 e 15 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
A instalação interativa terá a função de capturar a atenção de quem passa por ali: um conjunto de diferentes telas (tablets, notebooks, televisões e até circuitos de monitoramento) vai reproduzir a ótica das pessoas sobre a arte. Quem usar a #VIVONASPARTE2018 em postagens relacionadas ao evento terá sua imagem reproduzida na instalação criada pelo Banco de Eventos.

quarta-feira, 11 de abril de 2018
ber

A NBS em São Paulo anuncia a chegada de Bernardo Kirschner como diretor de planejamento. Bernardo chega para integrar o time NBS.Genius que cuida de contas como Panasonic, Iguatemi, entre outras. Cientista social de formação e com 2 prêmios Effie na bagagem, Bernardo soma passagens pelas agências Ogilvy, JWT, Publicis, Isobar, VML e Z+/Havas. Com 20 anos de carreira, atuou para marcas como Netflix, TIM, Fiat, Colgate e P&G.
“A visão da NBS sobre planejamento casou muito com o que eu acredito. E o momento da agência é muito bacana para crescer, redefinir modelos de pensamento e principalmente aprofundar o processo de integração do planejamento com as demais áreas”, comenta Bernardo.
O NBS.Genius é uma plataforma de inteligência da NBS que reúne Data Intelligence, Planejamebto Estratégico e Monitoramento.

segunda-feira, 9 de abril de 2018
E/OU-MRM anuncia novo posicionamento

A E/OU-MRM comemora 15 anos de atuação num mercado no qual os dados se tornaram matéria-prima valiosíssima. Liderada por Fábio Souza (CEO), em sociedade com Eduardo Soutello (CSO – Chief Strategy Officer) e Eduardo Rodrigues (CCO – Chief Creative Officer), a agência digital, que teve sua origem no CRM e preserva o conhecimento e a relevância da área, lança agora uma campanha institucional, que destaca seu novo posicionamento.
Fundada em 2003 como e|ou, a agência manteve em seu discurso o foco de criar um relacionamento baseado em valor real entre o consumidor e as marcas, sempre pautada por estratégia, criatividade, tecnologia e performance. Em 2018, sai de cena a assinatura “Boa de Briga”, que acompanhava a agência desde 2009 e que veio da percepção dos próprios clientes a respeito da garra e da entrega da equipe, e chega a premissa reformulada “Meaningful Connections”, que quer dizer “conexões significativas” ou “conexões que tem significado”.

De acordo com Eduardo Rodrigues, CCO da agência, a mensagem contida na assinatura – expressa o manifesto que permeará a nova campanha institucional – diz respeito à necessidade de criar vínculos verdadeiros em uma realidade que multiplicou as possibilidades de escolha das pessoas. “O mundo está cada vez menos óbvio, o que é ótimo, e nesse oceano de possiblidades é preciso surpreender e trazer significado para conquistar alguém, ainda mais quando se trata de uma marca que quer interagir com uma pessoa”, explica.

A agência reescreve seu posicionamento aceitando que, mesmo sendo a hora de pendurar as luvas (de boxe, símbolo da empresa), não é preciso abandonar a hipótese inicial. “Acreditamos que é o momento de dar visibilidade a mais aspectos do trabalho da agência. Sempre seremos bons de briga. Neste momento, é importante mostrar que ajudamos as marcas a estabelecer conexões com os consumidores, de forma fluída e identificada com seu dia a dia”, diz o CEO, Fábio Souza. “Fazemos isso estudando o comportamento das pessoas, desenhando estratégias de comunicação que as mobilizem, traçando e implantando planos que integrem todos os pontos de conexão com o público. No fim, entregamos resultados que mexem com os objetivos do negócio, impactando de forma positiva a fidelidade das pessoas e a rentabilidade dos clientes”, explica.

Confira o vídeo:

gimmick cria nova campanha para Lupo

Em meio à rotina corrida e individualista das cidades, a Lupo pergunta a personagens reais: “O que mais falta no mundo hoje?”. A campanha Espalhe Love, assinada pela gimmick, mostra que entre as diversas respostas, como gentileza, gratidão e respeito, amor é um consenso.
Pensando nisso, a marca promove, no meio da correria da cidade, uma chuva de corações com mensagens de amor, que despertam nas pessoas uma empatia imediata com o próximo. No filme, as pessoas tentam pegar os corações no ar, como se o sentimento fosse palpável, e são tocadas por uma energia contagiante.
Para a trilha sonora, a Lupo convidou a dupla Anavitória, que compôs canção exclusiva para a marca. Segundo Carolina Pires, Diretora Comercial e Marketing da Lupo, as cantoras captaram o conceito perfeitamente. “Além da letra, as vozes transmitem de forma calma e doce a proposta de espalhar amor, muito em sintonia com o que a Lupo acredita”, afirma.
O conceito Espalhe Love é um desdobramento do posicionamento “Lupo é Love”, que reforça a essência da Lupo como uma marca família, que está presente em todas as etapas da vida, desde a infância à fase adulta.

quarta-feira, 4 de abril de 2018
Mario-Andrea

Mario D’Andrea, presidente do Dentsu Creative Group, composto pelas agências Dentsu e mcgarrybowen, do grupo Dentsu Aegis Network – DAN Brasil, foi convidado a participar do conselho global de criação das agências Dentsu, que tem como principal missão tirar o melhor das inúmeras equipes e explorar as capacidades da rede pelo mundo, para elevar ainda mais a qualidade de trabalho oferecido aos negócios de seus clientes.
Este conselho é formado por apenas líderes de agências Dentsu, se encontrará várias vezes por ano e será envolvido em grandes projetos globais. D’Andrea representará a América Latina, sendo o primeiro executivo de todo o continente americano a integrar o Global Creative Council. O convite foi feito pessoalmente por Dick Van Motman, novo presidente mundial da Dentsu Brand Agencies, que promoveu sua primeira conferência global da rede em Tóquio no mês de março, quando também estabeleceu os novos caminhos para as agências da rede.
Para Abel Reis, CEO do DAN Brasil, “a participação de D’Andrea nesse comitê global reforça nosso compromisso com o trabalho da mais alta qualidade no Brasil, que tem que trazer aos clientes do nosso mercado o mesmo brilho que faz da rede de agências Dentsu uma potência global em aplicar tecnologia e criatividade para a construção de marcas e negócios”.

cola

Com criação da J. Walter Thompson a Coca-Cola Brasil lançou essa semana sua tradicional campanha para Copa do Mundo da FIFA. Bem diferente da campanha realizada em 2014 que contou com a participação de Gaby Amarantos, Monobloco, David Correy, e ganhou todo o país através das redes sociais, a primeira iniciativa da marca ligada a Copa em 2018 chega bem tímida com a promoção Casa Nova com Tudo Pronto Para Torcer, onde as embalagens trazem códigos promocionais com prêmios.

A fórmula já é bastante conhecida e pede que os consumidores realizem um cadastro pelo site da marca para concorrer. Desta vez a empresa sorteará dez casas e produtos licenciados Coca-Cola. “Os brasileiros têm uma forte conexão com o futebol e queremos estar perto dos torcedores para ajudá-los a prepararem suas casas para assistirem aos jogos”, comenta Francesco Cibó, diretor de comunicação e marketing integrado da Coca-Cola Brasil.

Criado pelo time de design da The Coca-Cola Company, as bebidas que fazem parte da promoção podem ser identificadas pelas tampas de cor verde ou amarela e pelo anel da lata de cor prata que terá o código promocional impresso na parte interna. A ação conta com peças para TV e mídias digitais da Coca-Cola, e ações de merchan na TV Globo.

segunda-feira, 2 de abril de 2018
Jotacom cria campanha para EF English Live

A English Live, maior escola de inglês online do mundo, estreia nova campanha para televisão fechada nessa segunda-feira, com a presença de Joel Santana. O treinador aparecerá nos dois vídeos ao lado da atriz Tata Werneck, que já estrelou outras campanhas da escola.
Como de costume, as peças têm um tom bem-humorado e que exploram a irreverência dos dois personagens. Renomado treinador do futebol brasileiro, Joel Santana ganhou diversos títulos e também ficou marcado por seu humor peculiar que rendeu diversas brincadeiras entre os torcedores. Além disso, Joel protagonizou uma marcante entrevista em inglês enquanto era treinador da África do Sul em 2010.
“Conseguimos unir duas paixões do brasileiro nessa nova campanha: futebol e humor. O Joel é uma figura histórica no cenário esportivo brasileiro e aproveitamos o gancho com o maior evento de futebol do mundo que se aproxima”, afirmou André Marques, CEO da English Live Brasil.
Desenvolvidos pela Jotacom, os vídeos mostram dois momentos distintos na vida de um técnico de futebol. O primeiro é em uma coletiva de imprensa, respondendo perguntas de jornalistas e o segundo é no vestiário antes de uma partida, passando instruções aos jogadores. Os vídeos ficarão no ar até o próximo mês de julho.

quarta-feira, 28 de março de 2018
delta

Como parceira internacional do Masters Tournament de golfe, a Delta Air Lines lançou hoje sua plataforma internacional de mídia, incluindo publicidade e mídia social, para apoiar e promover a marca Delta fora dos Estados Unidos, reforçando a parceria da companhia aérea com o renomado torneio de golfe.

“Nossa parceria com o Masters Tournament oferece uma plataforma global para fortalecer e promover a marca Delta em nossos principais mercados internacionais, patrocinando um dos eventos esportivos mais prestigiados do mundo”, disse Tim Mapes, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Delta. “Continuamos expandindo nossa rede global por meio de joint ventures e mercados emergentes, e a atividade focada no Reino Unido, México e Coréia do Sul ajudará a diferenciar a marca e trazer novos clientes e fãs de golfe.”

Com o torneio se aproximando – as competições começam no início de abril – a campanha de marketing está sendo veiculada em 11 países, em canais de TV, digitais, externos e em redes sociais, com investimentos concentrados em Londres, Seul e Cidade do México, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Londres, o investimento em mídia está ligado a uma parceria inédita com a Sky Sports no Reino Unido, na qual a Delta e a Sky estão criando uma série que será transmitida na semana do torneio, chamada Stories from the Last Nine (Histórias dos Últimos Nove Torneios), que fará um retrospecto dos últimos nove campeonatos do Augusta National Golf Club, na perspectiva dos campeões do Masters Tournament Sir Nick Faldo, Phil Mickelson, Jack Nicklaus, Sergio Garcia, Jordan Spieth, e outros que ganharam o cobiçado Green Jacket.”

Além das ações de marketing no Reino Unido, México e Coréia do Sul, a campanha social também será veiculada no Japão, China, Austrália, Canadá, Brasil, Espanha e África do Sul e em estações de rádio nos Estados Unidos.
Masters Tournament Delta Air Lines