APOIO
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-23 a la(s) 11.56.28

Quando Ademar Casé, famoso radialista brasileiro lançou o primeiro jingle no País, em 1932, mal poderia imaginar o tamanho que seu ato pioneiro tomaria na associação de uma música a um produto. Neste mês de novembro, momento em que se comemora 85 anos da veiculação do primeiro jingle no Brasil, alguns hits continuam firmes no imaginário popular. Entre eles está “Pipoca”, de Guaraná Antarctica, lançado há 26 anos.

Criada por César Brunetti em 1991, a música criou um novo hábito de combinação de bebida e comida na hora livre do brasileiro em frente à TV. Em campanha formada por dois filmes – Pizza e Pipoca – a ideia era associar lanches ao refrigerante e o resultado foi arrebatador. O jingle fez tanto sucesso que até recebeu versão para o carnaval com ênfase para o verso “quero ver pipoca pular, pipoca com Guaraná”.

Em 2017, para resgatar a trajetória de sucesso, Guaraná Antarctica lançou a campanha “Tudo Pede Guaraná” com três filmes – Pipoca , Piscina e Série – que reforçaram a combinação clássica e também a presença do refrigerante em momentos alegres do brasileiro.

”Guaraná Antarctica existe há 96 anos e sua história se mistura com a vida dos brasileiros. O jingle “Pipoca” foi um marco dessa relação e consagrou a combinação de pipoca e guaraná no gosto dos consumidores”, comentou José Octavio Freitas, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-22 a la(s) 14.05.52

A Jüssi anuncia Conrado Cotomácio (ex-E/OU-MRM, Tudo, Riot e Memo) como diretor de criação. Ele, que chega para implementar projetos de visão inovadora no contexto digital e inserir o time da agência em um processo analítico e consultivo, responderá ao sócio e diretor de comunicação e consulting Marcos Del Valle. Conrado é um dos grandes talentos da nova geração da publicidade brasileira atuou em agências como E/OU-MRM (onde teve a oportunidade de trabalhar em projetos globais para McCann Wordgroup), Tudo, Riot e Memo. Em seu portfólio estão projetos para Absolut, Chevrolet, Google, Itaú, LG, L’Oréal, Microsoft, Nike, Pepsico, Redbull, Shell, Spotify e Uber.

terça-feira, 21 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-21 a la(s) 11.50.41

Todo mundo tem uma razão para pedir um carro por aplicativo. Essa é a verdade que guia a nova campanha da 99, principal startup nacional de mobilidade urbana. Desenvolvida pela equipe da TracyLocke Brasil, a campanha promete estreitar a relação do aplicativo com o público. 99 razões para ir de 99 respira a jornada de compra do consumidor que é marca registrada da agência.

Mas que argumento falaria com o usuário na hora de pedir um carro? A agência criou não só um, mas 99. A partir da experiência real de clientes da 99, surgiu um leque de razões em que todo mundo encontra uma para chamar de sua. A campanha 360º conta com spots de rádios e filmes veiculados no digital, TV e out of home. Ganha destaque o formato GIF escolhido para a apresentar as razões, que traz um ar divertido, leve e próximo do público. Além disso, é a primeira vez que uma marca leva o formato GIF para as mídias de rua no Brasil.

“Esse é o pensamento de shopper com que a gente trabalha. Como dizer a coisa certa na hora certa para a pessoa certa para que ela migre para a 99? Temos uma linguagem assertiva, um formato de consumo rápido e os meios certos para sermos relevantes e gerar mais corridas. Nossa estratégia é sempre pensada em resultados.”, revela o CEO da agência, Pipo Calazans.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017
DPZ&T cria nova campanha para McDonald’s

McDonald’s apresenta o mais novo sanduíche da Linha Signature. Servido no pão Brioche, com dois hambúrgueres bovinos, tomate, bacon e quatro tipos de queijos – emmental, muçarela, parmesão e cheddar –, o Qu4ttro Formaggi chega ao cardápio da rede nesta semana junto com campanha criada pela DPZ&T, que inclui filme para TV e internet, além de material de ponto de venda e mídia exterior.

“A Linha Signature, que já é focada na qualidade dos ingredientes, assume agora o papel de introduzir o consumidor ao universo dos queijos. No filme, quem descobre esse universo são quatro amigos que se deparam com uma pequena queijaria no meio de sua road-trip, um tipo de viagem em que as descobertas surgem do acaso. Por outro lado, queremos mostrar o Qu4ttro Formaggi como ele é: uma exuberância de queijo. Por isso filmamos com dois diretores, um focado em contar a história, outro em mostrar a comida de um jeito grandioso, com muito appetite appeal. No final, buscamos equilibrar um sanduíche delicioso e a delícia de estar entre amigos, que é a receita desta campanha”, comenta Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T.

‘Victory is in Sight’ chama atenção global
terça-feira, 14 de novembro de 2017
F/Nazca cria ação interativa para Skol com KondZilla

Em parceria com o produtor KondZilla, a Skol investe na música e mira em público que não se conecta mais com a propaganda tradicional. O projeto reúne nomes como Jess, Loud e F/Nazca para lançar conteúdo que envolve a criação de uma música, a apresentação de uma nova cantora, um clipe musical e uma versão interativa do clipe. Tudo, inclusive a letra da música, conectado ao conceito da campanha “Redondo x Quadrado”.
 
Lançado no canal do KondZilla no YouTube, um dos principais canais de música da plataforma, com 20 milhões de assinaturas e 10 bilhões de visualizações, o clipe da música “Chega quem quiser” tem direção de Fred Ouro Preto (Conspiração Filmes). 
 
Juntamente com o clipe no YouTube a marca lança um clipe interativo que permite que a audiência interaja com o conceito: “Redondo x Quadrado”, que faz parte da campanha de verão.
 
Segundo Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca, “Nosso objetivo era criar um conteúdo que as pessoas realmente quisessem assistir. Acho que conseguimos isso. A parceria com o KondZilla começou na busca de um novo talento, criando uma música inédita e original que conversasse com o conceito de Skol”.
 
No clipe interativo, o público escolhe, frame a frame, sob qual ponto de vista deseja assistir o clipe. Apertando a tecla (R), ele assiste a versão Redonda, com pessoas curtindo o verão juntas. Mas apertando a tecla (Q), assiste a versão Quadrada, negativa, da mesma situação.
 
As teclas R e Q também são responsáveis pela mixagem no som do clipe interativo. Quando apertamos o R, o som é da JESS cantando “É”. E quando apertamos o Q ouvimos ela cantando “Não”.

Para criar versões próprias do clipe, basta acessar http://www.skol.com.br/quadrado-redondo/

Captura de pantalla 2017-11-09 a la(s) 13.10.21

Acontece, no Hotel Hilton de Buenos Aires, a 20ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica. Com participação de nomes importantes da indústria criativa, como Ciro Sarmiento, Per Pedersen e Saneel Radia, o evento reúne o que de melhor circula no mundo da propaganda. O festival celebra 20 anos de atividades El Ojo de Iberoamérica, nasceu em 1998 na cidade de Buenos Aires como uma reunião que reconheceu os melhores profissionais, na indústria de publicidade da região ibero-americana, e ao longo do tempo se tornou um dos maiores festivais da indústria criativa do mundo. Feita por um equipe apaixonada por comunicação o festival de característica por proporcionar a união de toda américa latina.

Nesta quarta-feira (8) o Brasil fechou o período com 60 prêmios, destaque para dois Grand Prix. Durante a cerimônia foram anunciados os vencedores nas categorias Design, Sustentável, PR, Media, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e El Ojo Local, que reconhece o melhor da criatividade de cada país no festival. Na área de Design com a campanha “Um novo banco connected by design”, da R/GA São Paulo para Next do Banco Bradesco e no prêmio El Ojo Sustentável, em ação da Africa para a ESPN Brasil no Dia Internacional da Mulher. A competição em que o Brasil ganhou mais troféus na quarta-feira foi Produção Audiovisual: 21, sendo 6 de Ouro, 8 de Prata e 7 de Bronze.

Além dos citados acima, outro dos prêmios mais importantes do primeiro dia ficou para a DAVID Miami na campanha “Google home of the Whopper” para o Burger King, na área de mídia.O festival segue acontecendo nos dias 9 e 10, com mais premiações e conferências com nomes como Chuck Porter, Susan Credle, Guillermo Giménez y Brotons, Martín Mercado e Sebastián Wilhelm.

Ajinomoto e Netza lançam websérie inédita “Aromas da Terra”

Em tempos em que o boom da gastronomia tem invadido as listas de conteúdos mais consumidos em todo o mundo, a Ajinomoto® Food Service e a agência Netza desenvolveram uma estratégia inédita para se aproximar do público, utilizando conteúdo baseado na diretriz da marca, que é ser parceira dos profissionais da gastronomia levando serviço e informação.

Na noite desta terça-feira (7), foi anunciada a websérie “Aromas da Terra”, uma boa notícia para profissionais de cozinha, estudantes de cursos de gastronomia e amantes da culinária em geral. O projeto, com conteúdo criativo e relevante, vai além do ato de cozinhar, destacando a importância dos ingredientes e colocando o pequeno produtor como protagonista nos bastidores de produção que compõem cardápios de grandes nomes da gastronomia brasileira. A novidade foi revelada no Balaio, restaurante recém-inaugurado em São Paulo pelo chef Rodrigo Oliveira, que participará de dois episódios da série.

Apresentada pelo chef Marcelo Malta e com direção e roteiro de Joaquim Lino, a nova série será exibida semanalmente no canal Aromas da Terra, no YouTube, e terá 20 episódios em sua primeira temporada. A ideia do canal foi pensada pela agência a partir das oportunidades que o branded content traz para as marcas no ambiente digital. A plataforma ganhou força e ampliou o alcance do projeto em outras frentes, com ativações offline, nos pontos de venda e com os públicos da Ajinomoto® Food Service.

“O projeto possui uma proposta moderna e revela curiosidades sobre a origem de diversos ingredientes típicos do Brasil, reforçando sua autenticidade e importância para a gastronomia mundial”, afirma Eduardo Bonelli, gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service. “Nossa principal missão é de contribuir com iniciativas que promovam o empreendedorismo, a qualidade de vida e o constante crescimento da economia. A websérie Aromas da Terra está diretamente ligada a esses objetivos e ainda estimula a troca de conhecimento entre profissionais do ramo”.

A agência aposta em sua nova área, o Netza Content Lab, que tem investido cada vez mais no tráfego dedicado ao consumo de vídeos online, que chegará a 80% em 2019, segundo a pesquisa da Cisco. Além disso, 42 % da população brasileira tem o hábito de ver vídeos na internet, sendo que 82 milhões o fazem no YouTube. Esse percentual já supera a audiência da TV por assinatura, que é de 37%. Websérie é o formato de conteúdo com maior facilidade de consumo, isso faz com que o os temas possam ser consumidos em diversas situações do dia a dia, proporcionando mais reconhecimento de marca e lealdade de seu público.

“Montamos um time experiente para a produção desse conteúdo, unindo a expertise que a Netza já possui em ativações de marca on e offline. E nasceu um projeto grandioso, com conteúdo original, autêntico e apaixonante. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados e felizes com a confiança da Ajinomoto em nosso trabalho 360 graus”, explica Fernando Ribeiro dos Santos, sócio-diretor da agência.

Tito_ photo_Melanie Roger

Foto: Melanie Roger
Tiago Ribeiro, também conhecido como Tito, acaba de chegar a Montevidéu para assumir o departamento de social media da agência Wild Fi.
Wild Fi é uma agência independente da América Latina, com escritórios em países como Porto Rico, Panamá, Chile, Paraguai e Argentina e representações nos Estados Unidos, China e Europa. A agência pertencente ao grupo The Electric Factory, que tem no portfólio clientes como Tommy Hilfiger, Anheuser-Busch InBev, L’Oréal Paris, Buquebus e Sura.
Com mais de 14 anos de experiência em marketing digital, o publicitário possui uma vasta experiência no planejamento estratégico e no processo criativo. Em 2010, criou a Agency Brasil, uma startup orientada para a convergência digital e as novas mídias, e foi convidado a se tornar consultor da ZOOPPA (EUA), uma das maiores companhias publicitárias de crowdsourcing do mundo, trabalhando com grandes projetos globais para Diesel, Axe e Coca-Cola Company.
Fora do Brasil, Tito tem em seu histórico profissional passagem por grandes companhias como J. Walter Thompson e Y&R no Peru. Além de desenvolver projetos de pesquisa globais ligados ao comportamento digital, estudo de Big Data e Inteligência Artificial na Europa, Tito também acumula passagem por escolas como Miami Ad School onde ministrou aulas de planejamento digital e social media.
“Me sinto bastante maduro para esse desafio, comecei a trabalhar muito jovem com publicidade e presenciei vários momentos da indústria, em diferentes mercados. Percebi que o envelhecimento traz sobriedade e uma sabedoria impar que pode agora me ajudar a construir projetos sólidos em toda America Latina e região”, comenta Tito Ribeiro.
Antes de deixar o Brasil, Tiago Ribeiro  passou por agências como Pong Dynasty (Flag. The Creative Disruption Network), Ag2 Publicis Modem e SapintNitro. No final de 2014, atuou como CCO – Chief Culture Officer, na lampada.ag, agência focada no Life Marketing trabalhando com empresas como Hogarth Worldwide Company (WPP), Facebook Brasil, LG e Peugeot.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Captura de pantalla 2017-11-01 a la(s) 07.53.22

A rede de fast food americana Taco Bell entra no clima de diversão do Halloween e realiza uma promoção especial para comemorar a data de hoje. Os clientes que forem numa das 18 unidades da loja, encontrarão o Cheesy Beef Burrito mais barato.

Para divulgar a promoção, a We – agência que atende a marca- criou campanha digital para as redes sociais com 5 filmes que divulgam o “Buuuuuuurrito”, além de uma série de vídeos para o Instagram Stories.