APOIO
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Soko cria ação com clássico de Raul Seixas para Skol

Ser uma “metamorfose ambulante” é não ter uma velha opinião formada sobre tudo. Em 1973, a expressão ganhou o Brasil na voz de Raul Seixas. Agora, quase 45 anos depois, a mensagem deste clássico do rock nacional segue tão viva que mereceu a devida homenagem de SKOL, a cerveja mais democrática do Brasil.

Convidada pela SKOL, a filha do cantor, Vivi Seixas, reuniu fãs de Raul no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para formar um coro coletivo de Metamorfose Ambulante com centenas de pessoas. Sósias e músicos levaram seus instrumentos para participar da homenagem e dar apoio às vozes das centenas de admiradores do cantor que se revezaram entre os microfones ao redor de Vivi. O filme traduz o ano da cerveja e faz um convite às pessoas para se unirem por uma vida sem preconceitos. No último ano, SKOL mostrou que prefere ser uma metamorfose ambulante a ter as mesmas ideias quadradas do passado. A marca revolucionou o mercado da categoria em 2017 intensificando em todas as suas as ações a necessidade de romper com preconceitos e viver uma vida mais redonda, sem julgamentos de estereótipos, quebrando padrões e o senso comum. O convite para Vivi ser a maestrina do evento tem tudo a ver com este momento da cerveja. Ela também precisou superar o estranhamento dos fãs do seu pai quando se tornou DJ e não seguiu a “veia roqueira” de Raul.

“Sou DJ de música eletrônica há 13 anos e quando eu escolhi isso para a minha vida eu fui muito criticada. Rolou um preconceito muito grande por eu não tocar guitarra, não cantar, não cantar rock e eu sofri muito, muito. Nesta época, eu me agarrei muito à música do meu pai”, conta.

A experiência de cantar uma música do pai que continua tão atual foi marcante para Vivi. “Eu acho que não só Metamorfose Ambulante, mas a maioria das músicas do meu pai são muito atemporais. Ele era uma pessoa realmente muito a frente do seu tempo. E quando eu fui convidada pela Skol para participar deste projeto eu não pensei duas vezes, porque eu me identifiquei muito”, comentou.

Entre as pessoas que foram ao Ibirapuera a convite de SKOL estavam Eloá e Heriberto, casados há cinco anos. Ela é fisioterapeuta e ele ex-jogador da seleção brasileira de basquete em cadeiras de rodas. Por ele ser cadeirante, os dois já enfrentaram situações cotidianas de preconceito. Hoje enfrentam com brio os comentários quadrados sobre eles e tentam transmitir a mensagem de que é melhor viver sem prejulgamentos.

“Temos uma vida normal. Vida agitada, saímos, nos divertimos. Mas quando alguém questiona com aquele olhar, falo bem direto ‘esse é um preconceito seu, trabalhe isso com você mesmo’. Nós estamos muito bem”, comentou Eloá.

“SKOL viveu uma metamorfose nos últimos anos, evoluindo conceitos, arredondando conversas. E a melhor forma de começar 2018 é renovando nossa proposta com esta homenagem a um cantor e uma música que carregam uma mensagem que representa muito bem tudo o que acreditamos”, disse Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Captura de pantalla 2017-12-11 a la(s) 18.38.59

A Ampfy anuncia a chegada de Alexandre “Nego Lee” Popoviski para assumir o cargo de Diretor Executivo de Criação. Com 23 anos de profissão, “Nego Lee” foi Diretor de Criação da África e Talent Marcel, e Redator de agências como Lew’Lara/TBWA, JWT, Lowe, Loducca e Heads/Y&R. Criativo premiado, já conquistou dezenas de prêmios em festivais nacionais e internacionais como Cannes Lions, CCSP e Profissionais do Ano, entre outros.

Nego Lee passa a integrar o time de comando criativo da agência ao lado de Fred Siqueira, sócio e CCO da Ampfy, dos ACDs Alessandra Muccillo, Fabiano Feijó, Rodrigo Marangoni, Will Ferrari, e do Content Manager, Paulo Bellé , que atualmente lideram uma equipe de 45 profissionais na criação.

“Ser ECD na Ampfy, para mim, representa uma nova cadeira e uma novíssima perspectiva de trabalho, que vai combinar a minha história de décadas na publicidade com o ambicioso projeto de futuro da agência”, diz Nego Lee.

Melissa e Vivienne Westwood lançam filme em nova collab

Uma das mais icônicas parcerias da marca brasileira, a collab entre Melissa e Vivienne Westwood traz, a cada temporada, peças que expressam com irreverência e praticidade o estilo singular da dama do punk. Para o Outono/Inverno 2018, parte da colaboração entre os dois nomes foi apresentada em primeira mão durante o desfile da estilista britânica na Paris Fashion Week e, agora, ganha também um vídeo-campanha assinado por Marie Schuller.

Cineasta, fotógrafa e queridinha do mundo fashion, Marie já idealizou campanhas para marcas como Dior, Givenchy e Stella McCartney. Para o filme de Melissa + Vivienne Westwood, a londrina traz uma narrativa focada na excentricidade e peculiaridades das mulheres, confrontando a figura elegante e etérea tão comum no universo da moda.

A história apresenta uma versão abstrata de uma corrida de mármore que serpenteia através de uma grande mansão, com duas personagens seguindo os mármores do início ao fim. “A idéia era retratar uma versão mais multi-facetada de uma mulher”, explica a cineasta.

O filme entra nos canais Melissa – site, Facebook, Instagram, Youtube – durante o mês de novembro. Já os produtos da parceria – que nessa temporada incluem um tênis vazado supercool – chegam ao e-commerce da marca, Galeria Melissa São Paulo e Clubes Melissa de todo Brasil em fevereiro.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
IDTBWA e Lew’LaraTBWA cria campanha para IAB

O IAB (Interactive Advertising Bureau) lança hoje, 06 de dezembro, uma campanha institucional para reforçar seu posicionamento como rede global de disseminação de conhecimento e estimular a participação das pessoas do mercado em prol da publicidade online no Brasil. “Queremos ser vistos como uma referência digital não apenas em conteúdo, mas também por promover uma rede colaborativa de desenvolvimento do setor”, explica Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.

Desenvolvida pelas agências ID\TBWA e Lew’Lara\TBWA, a campanha envolve a ativação de uma série de ações, como vídeos e posts em mídias sociais, ações de RP e anúncios online, que contam com apoio de veiculação da Tail, UOL, Globo.com, Facebook, LinkedIn, Estadão, AdNews, Portal da Propaganda e OATH. “O valor de uma rede está nas pessoas que a formam. Quanto mais indivíduos relevantes, mais conexões relevantes serão formadas. Trata-se de um ciclo virtuoso, que queremos estimular com esta campanha”, destaca a diretora.

Para a Cris Camargo, é parte fundamental do DNA da publicidade digital acompanhar a evolução constante da relação entre as marcas e a audiência. Tal movimento exige das agências, anunciantes, veículos, plataformas e provedores de serviços um nível de especialização e atualização constante. “É por isso que o IAB Brasil ultrapassa a barreira dos cursos e eventos que realiza. Ao promovermos conteúdos de diversas formas, por meio de pesquisas, e-book, artigos e webinars, nos aproximamos e nos unimos a pessoas do mercado, para formar um hub eficiente para a disseminação de conhecimento”.
“Entendemos que as agências também têm um papel fundamental no desenvolvimento do mercado digital e de seus profissionais. Criar essa campanha é um marco importante que consolida diversas outras iniciativas do IAB Brasil em que a ID\TBWA está envolvida, como os eventos, comitês de trabalho e toda produção de conteúdo voltada à educação”, pontua Camila Costa, CEO da ID\TBWA.
“Ao estimularmos o debate e boas práticas, a entidade atua para ajudar o mercado a se qualificar e estar preparado para essa contínua evolução”, finaliza Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil.
O vídeo da campanha está disponível no canal do IAB Brasil no YouTube: http://bit.ly/VemProIAB

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Sobre Agência ID\TBWA: Criada em 2007, a ID integra a rede TBWA\, do grupo Omnicom. Liderada por Camila Costa, sócia e CEO; a agência é focada em consultoria de negócios digitais, soluções criativas, estratégia e operação de performance com base em inteligência de dados.

Africa cria nova campanha para  Natal Sem Fome

Com mais de 60 artistas, a campanha Natal Sem Fome inicia sua segunda fase. Chico Buarque, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Thiago Lacerda, Sabrina Sato, Marina Lima, Maitê Proença, Alinne Moraes, Marcelo Serrado, Wagner Moura, Fiorella Mattheis, Leandra Leal, Felipe Andreoli, Palmirinha, Carlinhos de Jesus, Nelson Sargento, Paulinho Moska, Debora Bloch, Mariana Saad, Sergio Marone, Mart’nália, Elisa Lucinda e Nathalia Dill são alguns dos nomes que se engajaram com a campanha. Uma das peças trata-se de um filme que conta com música de Wilson Simoninha, interpretada por Carlinhos Brown.
A Campanha Natal Sem Fome é uma iniciativa da ONG Ação da Cidadania – fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) – e convida a população a se engajar na causa para tornar mais feliz o natal de milhares de famílias brasileiras. A campanha conta também com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Todas as peças publicitárias são de criação da agência Africa.

Captura de pantalla 2017-12-07 a la(s) 12.01.26

A marca francesa Grey Goose volta a investir no mercado brasileiro – a última vez que a marca investiu em uma Campanha no Brasil foi há cinco anos – com uma nova campanha que tem como mote, ressaltar o sofisticado verão da Riviera Francesa.

O plano de comunicação inclui investimento nas principais redes sociais da marca, assim como uma série de ativações em diferentes pontos de contato com o consumidor. “O mercado de destilados sofreu nos últimos anos com a situação econômica do país, mas, para driblar esse contexto que atinge empresas de diversas categorias, a Bacardi Brasil está focando seus esforços no portfólio premium, e Grey Goose com certeza tem um papel muito importante dentro da nossa estratégia” Federico Pires – Diretor de Customer Marketing da Bacardi Brasil.

Para aproximar ainda mais a marca dessa região da França, que protagoniza a campanha, Grey Goose está trazendo para o mercado brasileiro a Riviera Bottle, uma edição limitada que estará presente em alguns eventos, bares selecionados e flagships da marca durante o verão. Além das redes sociais a marca preparou uma serie de eventos evento exclusivo: como uma festa que acontecerá no sábado dia 09 de dezembro em uma mansão nos Jardins em São Paulo, e uma série de ações em Trancoso. A nova campanha também serviu de inspiração para a parceria com o e-commerce de refeições Les Gourmands Club, que criou um menu Riviera Francesa harmonizado com o Le Grand Fizz para o consumidor preparar em casa um jantar francês, refinado e surpreendente.

Para o varejo, a marca criou um pack promocional contendo uma garrafa de Grey Goose e uma taça de Le Grand Fizz de vidro que pode ser encontrado nas grandes redes varejistas de São Paulo e Rio de Janeiro durante o período de verão. O pack promocional traz a receita e o modo de preparo para que o consumidor possa replicar o drink em casa.

“Mais do que reforçar um posicionamento, Grey Goose quer estar presente nos momentos memoráveis de seu consumidor, entregando à eles experiências extraordinárias com uma vodca de qualidade e drinks pensados para um período tão importante na vida do brasileiro” Veridiana Carvalho – Gerente de Marketing na Bacardi Brasil.

Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho em filme para Globo

Desde sempre as escolhas pessoais refletem o que as pessoas vão ser e o que vão viver. E é a escolha desse tema que norteia a campanha de lançamento da próxima novela das sete, ´Deus Salve o Rei´. O filme teve estreia no domingo (3/12) no intervalo do ´Fantástico´ e mostra a influência das decisões na vida de uma pessoa ao longo da passagem do tempo, mesmo dilema vivenciado pelos personagens da nova trama, como o protagonista, vivido pelo ator Romulo Estrela, que também faz parte da campanha publicitária.

Para isso, nada melhor do que uma escolha profissional para exemplificar o impacto de uma decisão na vida de alguém. Mais ainda quando essa escolha está diretamente ligada a uma grande paixão. “Procuramos criar uma campanha em que o tema também levasse para o território das escolhas, trazendo a questão da atemporalidade, ainda que seja uma novela de época, e de como sempre estamos tomando decisões que interferem no que queremos e fazemos”, conta Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. O filme remete um pouco ao que está por vir na novela, instigando o público sobre a força e as consequências dessas escolhas pessoais.

O filme literalmente gira em torno das mudanças, usando imagens em 360o que pontuam a passagem do tempo. A partir de um e-mail com uma proposta profissional e de uma recusa para não abrir mão de um grande amor, a vida de um homem segue levando-o em uma viagem no tempo até o período medieval, quando se passa a novela. Do computador à máquina de escrever, tudo vai em direção ao passado, gerando uma reflexão sobre essa escolha.

De década em década, roupas, móveis e objetos vão registrando as transformações do tempo e ele continua a escrever, continua a tomar decisões até chegar a época da trama, quando se revela quem é o personagem e o motivo das suas escolhas. Tudo isso ainda mais destacado pela locução: “Desde sempre uma escolha diz o que você vai ser e o que vai viver. Uma escolha diz o que você terá e o que não terá. Uma escolha diz o que virá para o seu destino e para o seu reino. Desde sempre… você faz as suas escolhas e suas escolhas fazem você”, encerrando com a chamada para a novela: ´Vem aí, Deus Salve o Rei´.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Agência Multisolution cria novo filme para Wizard

Neste último fim de semana, várias cidades do Brasil foram surpreendidas com “estátuas vivas”, posicionadas em locais estratégicos de grande movimento. Essa ação fez parte da nova campanha da Wizard by Pearson, criada pela Multisolution, que está sendo lançada nesta primeira semana de dezembro. A “aparição” teve o objetivo de mostrar figurativamente o que acontece com várias pessoas, que “travam” quando precisam se expressar em outro idioma e não conseguem. Para isso, franqueados da rede em diversos estados se mobilizaram para providenciar a presença dos personagens petrificados em seus municípios, como um grande teaser para o filme que estreou na TV na tarde de sábado (dia 2).

Intitulada “Pedras”, a campanha tem, além do filme para TV, filme para internet, peças on-line e para redes sociais e enxoval decorativo para as escolas da rede, e foi baseada em pesquisa realizada com os públicos-alvo. “Trabalhamos com um insight criativo de estátuas para representar o momento em que as pessoas literalmente travam quando se veem em uma situação em que o domínio do inglês é necessário”, diz Paulo Voltolino, VP de Estratégia Criativa e Inovação da Multisolution.

“Com apoio de pesquisas e numa análise do comportamento do target, conseguimos de forma simples e objetiva trabalhar os motivos que ‘afastam’ as pessoas do aprendizado do inglês e transformamos em uma mensagem que estimula e que motiva a uma nova decisão a favor do curso. Praticamente uma história real, com fatos reais e representada pelo momento que em as pessoas ‘travam’ na hora de falar inglês, numa entrevista de trabalho, em uma conferência em vídeo, em uma reunião ou até em momentos com amigos”.

Além da força visual da mensagem, a Multisolution criou um texto forte e objetivo que toca nos principais pontos de reflexão para o target e uma mensagem que, segundo Voltolino, estimula uma quebra de paradigma e uma reação no sentido da conquista, da superação, colocando a Wizard como o meio para chegar lá. A comunicação como um todo posiciona a marca como uma escola que compreende as dificuldades do aprendizado de inglês e, por isso mesmo, oferece todo o suporte para que seus alunos superem as dificuldades.

“É muito frequente o fato de que as pessoas acabam desistindo depois de algum tempo tentando aprender inglês. Isso se dá pelas dificuldades ou por falta de tempo e disciplina. O que acontece é que, mesmo depois disso, continuam passando por situações onde o idioma faz falta”, diz Piero Franceschi, head de Marketing e Corporate Affairs da Pearson Brasil, empresa dona da Wizard by Pearson. “A mensagem que queremos passar é a de que, mesmo que você tenha desistido algumas vezes de aprender, a Wizard by Pearson não desistiu de você. É sempre tempo de aprender e nós estamos preparados para identificar as barreiras de cada aluno e levá-lo a superá-las”.

Além das metas de crescimento relacionadas à marca, a Multisolution tem como premissa em todas as campanhas da Wizard by Pearson a busca pela construção de uma Nação Bilíngue (#nacaobilingue), num movimento iniciado pela rede em 2014. “Neste contexto, nossos desafios são: ampliar a parcela da população que fala a língua, “pegar na mão’ dos públicos-alvo demonstrando o compromisso com os alunos e a confiança que eles podem ter na marca Wizard e desmistificar a percepção do que as pessoas não conseguem aprender inglês, por meio da consistência e credibilidade que a Wizard tem. A mensagem central traduz o sentimento que queremos passar para nossos públicos: você vai conseguir”, explica Paulo Voltolino.

A Wizard by Pearson é líder de mercado no Brasil e maior rede de ensino de idiomas do mundo, com 1270 escolas distribuídas em todo o território nacional e mais quatro países.

social-vr-featured-chris-700x420

O Pixel Show 2017 contará com a participação da O2 Filmes durante a programação. O diretor de cena Antonio Torriani e a diretora do núcleo Outras Telas, Janaina Augustin, serão palestrantes. O maior festival de criatividade da América Latina e o terceiro maior do mundo, acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro no Pro Magno, em São Paulo, e deve reunir os principais nomes do mercado criativo em palestras nacionais e internacionais, além de workshops, exposições, sessões de live paintings, bandas, intervenções e o Sharp Talks (mini palestras gratuitas).

Torriani vai falar com o público no domingo, 3, às 10h50, sobre inovação e VR no Brasil. O diretor de cena da O2 Filmes é o responsável por campanhas de marcas como Absolut, Nike e Aramis. Formado em design e arquitetura, fez direção de arte para campanhas da Coca-Cola, Adidas e Samsung.

Janaina participará do Sharp Talk sobre inovação e desafios para a produção audiovisual. A conversa, que tem entrada gratuita por ordem de chegada, também acontece no domingo. Começa às 13 horas na Sala Tendências. A diretora do Outras Telas hoje é responsável por projetos em formatos e mídias inovadoras como realidade virtual, conteúdo interativo e imersivo para exposições e museus, branded content, crossmedia e conteúdo para social media.

O Pixel Show é organizado pela revista Zupi e recebe visitantes de diversos países como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Portugal.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Tribal cria nova campanha para PepsiCo

“Como essa criança espichou!” Mães, pais, tios, avós, a maioria dos que têm crianças em fase de crescimento por perto já pronunciaram essa frase. De um dia para o outro, elas ganham altura e, com a mesma rapidez que perdem roupas, se desenvolvem e aprendem coisas novas. TODDYNHO®, que está ao lado dos pais há mais de 35 anos acompanhando o desenvolvimento dos seus filhos, quer estreitar ainda mais essa parceria e, por isso, está de cara e fórmula novas. A bebida láctea líder no mercado nacional passa a ter 40% mais cálcio do que os produtos similares disponíveis no mercado e incluiu vitamina D, importante para a absorção do cálcio pelo organismo, além das demais vitaminas que também são essenciais para as crianças em fase de crescimento.

Para comunicar as novidades, além de embalagem com nova ilustração do personagem, a marca lança a campanha “Espichou, Doou” para incentivar a doação de roupas infantis em parceria com a Cruz Vermelha do Brasil. E, a fim de fazer sua parte, TODDYNHO® também vai destinar 1% do lucro obtido com a venda do produto durante o mês de novembro de 2017 a instituição parceira na ação. “Com a campanha “Espichou, Doou”, reforçamos nosso propósito de marca: o papel de TODDYNHO® como parceiro dos adultos no desenvolvimento das crianças e a incentivar a prática da cidadania de pai para filho”, diz Carla Araújo, Gerente de Marketing de TODDYNHO®.

De acordo com a Cruz Vermelha do Brasil, apenas 10% das roupas recebidas em doações são infantis. “Por pouco tempo de uso ou por remeter a momentos especiais dos filhos para os pais, as famílias muitas vezes optam por doar para amigos, parentes e conhecidos, e as crianças em condição de vulnerabilidade social que precisam dessas roupas acabam não recebendo a quantidade ideal de doações”, destaca Carla.

“TODDYNHO® é uma daquelas marcas que são xodós nostálgicos que conseguem unir gerações. É um orgulho conectar, através da campanha Espichou Doou, a marca a uma causa tão incrível. Precisamos aproveitar o lado bom de espichar: passar adiante as roupas que ficaram pequenas” destaca James Scavone, vice-presidente de Criação da SalveTribal Worldwide, agência responsável pela criação da campanha.